Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Deputado Federal Henrique Fontana estará em Jaguarão neste sábado

Foto: Leonardo Prado/ Agência Câmara
O prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz e representantes do governo municipal receberão neste sábado (04) o deputado Federal Henrique Fontana (PT-RS), que estará realizando visita ao Município.

Conforme agenda do deputado no final da manhã ele participará do ato de entrega de uma escavadeira hidráulica, na comunidade da Perdiz, oportunidade em que estarão presentes representantes de diversos setores da sociedade. 

Após o almoço, o deputado visitará a Feira de Economia Popular e Solidária na Praça Dr. Alcides Marques e algumas obras que estão em andamento no Município, entre elas, o Ginásio Dario de Almeida Neves (Ferrujão), o Mercado Público e o Teatro Esperança. Encerrando a agenda está prevista uma reunião com lideranças locais.

Além de Jaguarão o deputado cumprirá, neste final de semana, agendas em outros quatro municípios da zona sul.




Jogos de Futsal irão marcar este final de semana em Jaguarão


Neste sábado (04) e domingo (05) o Ginásio da Integração será palco de três importantes jogos de futsal, já que equipes sub-11 e adulta do DC Navegantes Jaguarão entrarão em quadra pelos seus respectivos campeonatos estaduais.

No sábado (04) às 17h a garotada do sub-11 joga sua primeira partida em casa pelo Estadual da categoria, tendo como adversário o Paulista (Pelotas). Logo mais às 20h é a vez do time principal do DC Navegantes/Jaguarão entrar em quadra pela Série Prata 2015, enfrentando o União Futsal (Nova Petrópolis).

No domingo (05), às 17h, o sub-11 volta a quadra, desta vez para enfrentar o Brilhante (Pelotas).

As 20 h o DC Navegantes enfrenta o União de Nova Petrópolis

Feira de Economia Popular e Solidária acontece neste sábado


Neste sábado (04) acontece mais uma edição da Feira de Economia Popular e Solidária a partir das 08h, na Praça Alcides Marques. São cerca de 25 expositores, com artesanato, doces caseiros, plantas, pães entre outros produtos. A feira teve início ano passado, com o objetivo de estimular, divulgar e ampliar a renda dos trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária na cidade. 

Da Feira nasce o Fórum permanente de Economia Solidária

Após o início da Feira de Economia Popular e Solidária, realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o grande número de inscritos e interessados despertou a atenção do poder público para outra demanda: ampliar os espaços de diálogo e partir para a organização em rede, a fim de potencializar a feira e consolidar este e outros espaços de comercialização.

“Em uma reunião do grupo com o Vice-Prefeito Lisandro Lenz e gestores de algumas secretarias do Município, no começo de 2015, surgiu a ideia da formação do Fórum”, conta a secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima. 

O primeiro encontro ampliado para discutir sua organização aconteceu no mês de abril e contou com gestores públicos, representantes de entidades educativas, como o IFSul, estudantes, agricultores, pescadores e muitos trabalhadores de associações e cooperativas, como a Cooadesps, a APRIJ e Associação dos Artesãos.

O Fórum tem por objetivo consolidar-se como espaço permanente de discussão, deliberação, construção e implementação de ações e projetos voltados ao fortalecimento da economia solidária na cidade, e é composto trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária, alguns já organizados em empreendimentos, como cooperativas e associações, e outros que, até então, não participavam de espaços de organização em rede, como é o caso de muitas artesãs. Também participam gestores públicos, representantes de movimentos sociais e algumas entidades de apoio e assessoria. 

Além da Feira o Fórum pretende representar o movimento da economia solidária junto à sociedade e aos poderes públicos e, assim, promover diversas atividades de formação, bem como estimular a criação de novos espaços e empreendimentos e potencializar os já existentes para a geração de renda e a comercialização solidária. Visa, também, promover estratégias de desenvolvimento sustentável, através de planos, leis, projetos e ações voltadas para a criação e fortalecimento da economia solidária na cidade.

Andréa lembra que o grupo está trabalhando de forma conjunta na construção do regimento que deverá regular a participação dos interessados no Fórum. “Em breve haverá um novo evento, para promover este debate de forma ampliada com a comunidade”, conta.

Já os interessados em participar da Feira, devem procurar a Secretaria de Cultura e Turismo à Rua XV de Novembro, as inscrições são gratuitas. “Temos um regulamento que deve ser observado, pois os interessados devem estar de acordo com as diretrizes da economia solidária, que compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, entre outros, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário”, finaliza.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219
 
 
 



Mulheres de Fronteira visitam Secretaria de Saúde e Santa Casa

Na ocasião as mulheres ressaltaram o alto índice de cesarianas no município e a necessidade de trabalhar a humanização no parto

Na quarta-feira (24) as organizações que compõem o grupo Mulheres de Fronteira estiveram na Secretaria de Saúde e Santa Casa de Jaguarão a fim de buscar articular a ampliação das políticas e atenção para a saúde das mulheres. 

O grupo foi recebido pelo secretário adjunto Paulinho Vieira, pelo Gestor Presidente da Santa Casa João Cláudio Pedroza e a adjunta Dolores Gaidarji, para conversar a respeito da humanização do parto. Jaguarão possui altos índices de cesáreas, cerca de 60% dos nascimentos, contrariando o que defende a Organização Mundial de Saúde onde a taxa ideal de cesáreas é de até 15%. 

Esse número excessivo de cesarianas expõe desnecessariamente as mulheres e os bebês aos riscos de efeitos adversos no parto e nascimento. "Através desses dados percebemos o quanto o debate sobre a humanização do parto precisa estar presente entre a sociedade e os órgãos públicos", ressalta Andréa Lima. 

O Renascimento do Parto

O Grupo Mulheres de Fronteira está organizando o I Encontro de Maternidade e Parto Humanizado que ocorrerá no sábado, 04 de julho, às 16h no Centro de Economia Solidária (Pindorama). A entrada é gratuita e livre para qualquer interessado.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219
 
 

Prefeito Cláudio Martins recebe o Grupo Mulheres de Fronteira


Nesta sexta-feira (03) o prefeito Cláudio Martins recebeu em seu Gabinete o grupo Mulheres de Fronteira, movimento social que reúne representantes de Jaguarão e Rio Branco e que trabalha pautas relacionadas ao combate a violência contra a mulher, à violência obstétrica entre outros temas ligados ao mundo feminino.

Na ocasião as ativistas questionaram sobre a implantação do Centro de Referência Binacional da Mulher, uma conquista da cidade de Jaguarão em 2013. “Conseguimos com uma grande articulação municipal conquistar este centro para a cidade. Em função da extinção da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, esta ação ficou comprometida. O município já doou a área para a construção do Centro e estamos em permanente contato com o Governo Federal para alcançar a sua concretização”, contou o prefeito.

Outras pautas também foram debatidas, como a humanização do parto, sendo que o Grupo Mulheres de Fronteira irá organizar uma atividade amanhã (04) para debater o tema, no Centro Público de Economia Solidária. “Já visitamos a Secretaria de Saúde e Santa Casa a fim de chamar a atenção para este tema, já que os índices de cesárea são ainda muito altos em nosso município”, afirmou a secretária adjunta de Cultura e Turismo e integrante do grupo Mulheres de Fronteira, Andréa Lima.

Cláudio reiterou apoio ao Grupo e se colocou a disposição para articular ações políticas em parceria com o país vizinho e o consulado, a fim de avançar na construção de ações que beneficiem as mulheres da fronteira.

Participaram da reunião o vice-prefeito Lisandro Lenz, o secretário de Desenvolvimento Social Marcelo Victória, o secretário de Saúde Celso Caetano e a coordenadora da Saúde da Mulher, Bruna Lopes.

Fotografia: Fernanda Barbier

Coluna Gente Fronteiriça - Como dizia Gregório de Matos...

Por Lau Siqueira*

Esta semana ouvi o locutor de uma rádio, espantado, anunciar o cachê do Padre Fábio de Melo no Maior São João do Mundo. Também fiquei surpreso: 180 mil reais. No meu tempo Padre só recebia o dízimo. Mas, o valor do cachê não me espantou tanto. Isso é fruto de uma relação fria de mercado, onde a fé “costuma faiá”. O preço é este porque tem quem pague. Me espantou muito mais o miolo da conversa. O assunto era o “redimensionamento” da programação oficial, já anunciada, de onde excluíram artistas como Lucy Alves e Zé Ramalho. Paraibanos da gema e plenamente identificados com a tradição junina. Ora, o cachê do Padre pagava Zé e Lucy com sobras. Se era para economizar, o que justificou a escolha? O fato é que a programação do Maior São João do Mundo vem pisando na bola faz tempo. Atrações que não possuem qualquer identidade com a tradição junina estão “anabolizando” o evento. Mas, isso não é tudo.

Estamos mesmo vivendo tempos bem estranhos para a arte e para a cultura no Brasil. Temos avanços consideráveis, mas as derrotas são abismais. Até o Ministério Público, com sua espada brilhante, pouco dialoga e muito degola. Mas, na margem da política de grandes eventos que domina o nosso país acontecem coisas inaceitáveis. Há uma crescente criminalização e uma cruzada para o extermínio da arte e da genuína cultura brasileira. Seja tradicional ou contemporânea. Uma tragédia anunciada que avança a cada dia sobre os nossos silêncios. Outro exemplo? Há uns quatro anos, a poeta Telma Scherer foi parar numa delegacia por estar fazendo uma performance literária na tradicional Feira do Livro de Porto Alegre. A alegação dos denunciantes é que a mesma estava “atrapalhando o fluxo”. Mais uma vez, portanto, o delírio financeiro apunhalando a arte.

Em Pernambuco, este ano, chegou-se às raias do absurdo. Um deputado apresentou um projeto de lei limitando e até excluindo a ação dos artistas de rua – esses guerreiros que espalham alegria em cenários muitas vezes tão macambúzios. O mais grave é que a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou esta ameba legislativa e o governador sancionou. Ou seja: estamos vivendo tempos cada vez mais difíceis para artistas e brincantes. Aqui e ali estão excluindo e marginalizando a arte e a cultura. Aniquilando nossa identidade. Tudo em nome das multidões formadas pela milionária indústria do entretenimento. Se temos alguma coisa a ver com isso? Claro que sim. Afinal, estamos debaixo da mesma lona. Ou organizamos nossa alegria, ou seremos arrastados pela tristeza desta silenciosa inquisição. O poeta Gregório de Mattos, sempre atual, já dizia: “Neste mundo é mais rico, o que mais rapa: (...) Quem dinheiro tiver, pode ser papa.”

* Lau Siqueira, poeta e escritor jaguarense radicado em Joaõ Pessoa. Atualmente exerce o cargo de Secretário de Cultura do Estado da Paraíba.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218
 
 
 

CANAL DE COMUNICAÇÃO - Mãe Natureza

Por Arnoni Lenz

Nesta semana que passou, por duas vezes contatei com assuntos relativos à Mãe Natureza. O primeiro foi ao ler a encíclica Papal que trata dos cuidados e das mudanças que devemos ter em nossas atitudes, nossos atos, relativo ao planeta Terra e chamando a atenção para os graves e enormes problemas que o “bicho homem”, está criando pelo seu estilo de vida, suas produções e seus costumes. A principal causa é a desenfreada busca de maior riqueza material, onde não existe limite e quem muito tem cada vez mais quer. 

Onde a situação do ter se tornou muito mais importante que o fato de ser. Onde o homem é catalogado tanto mais importante por ter mais e onde o ser mais ou até melhor, fica em segundo plano. Essa inversão de valores não pode nem deve continuar. A encíclica é clara e impositiva. Não existe meio termo, o que existe é meio ambiente e esse deve ser preservado a todo e qualquer custo, sob pena de nós ou no mínimo nossos filhos e netos, sucumbirmos junto com ele. Realmente o papa Francisco é o cara. Podem os católicos crer que com seus posicionamentos e suas decisões, muitos cordeiros desgarrados voltarão ao rebanho sob os cuidados do mesmo pastor. O segundo foi quando no nosso jornal Meridional, na edição passada, (quarta feira, 17-06, pagina 06)li o assunto intitulado Monólogo da Árvore, escrito por Wenceslau Gonçalves, a quem conheci por intermédio do Pedro Bartolomeu Ribeiro, o Tutuca, quando o Wenceslau fundou em Porto ,Alegre, uma espécie de Colônia Jaguarense. Amigos da Cidade Heróica que se reuniam na capital às vezes, com a intenção de matar as saudades e se reconhecerem. Não sei se a entidade ainda existe, mas se não, é de se lamentar. O Monólogo da Árvore é um relato do que esse vegetal diria se pudesse falar e seus lamentos são dirigidos às autoridades responsáveis pelas suas mutilações, se não diretamente, pelo menos por não tomarem posições proibitivas para com esses fatos. O Poder Legislativo aí está e não só pode, mas deve legislar nesse sentido, com multas caras e fortes para com os infratores. O povo quase que sempre só aprende, só se educa, se “doer” no bolso. Anos se passaram e em outras épocas tratei desse mesmo assunto com bastante intensidade. Mandei imprimir uma poesia com o título de Súplica da Árvore e a distribuí em escolas, clubes e em todas as oportunidades que me eram oferecidas até a declamava. Fiz várias palestras para crianças nas escolas e tenho certeza que motivei algumas pessoas. É uma causa nobre que precisa ser encampada pelas autoridades. Penso até que deveria fazer parte do currículo escolar das escolas municipais, assim como noções sobre o trânsito, preservação do patrimônio público e muitas outras. Possivelmente não veríamos nossas praças danificadas, nossos bancos das praças quebrados ou virados de pernas para o ar. Paredes públicas ou não, pichadas ou com dizeres ofensivos. Tudo é caso de educação que precisa ser iniciada em casa, na família, e complementada nos bancos escolares. 

Mas nesse momento o mais importante é a busca da conscientização do adulto e da criança para com a responsabilidade com o meio ambiente. É nele que vivemos e ele será tanto melhor quanto melhores formos para com ele. A natureza é muito forte, basta nos lembrarmos dos estragos que ela produz quando se enfurece. Não existe força criada pelo homem que contenha seus ataques, sejam eles pela terra, pelas águas ou pelo ar. Por isso a importância dos assuntos que vem à tona e que não vão se esgotar nesse artigo. Na próxima semana trarei a Súplica da Árvore com intenção de reforçar ou despertar o interesse pelo problema. E é bom não nos esquecermos que: A NATUREZA NÃO É VINGATIVA ELA SÓ DEVOLVE COM MUITO MAIOR INTENSIDADE TUDO QUE O HOMEM LHE FAZ..

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218
 
 

COOADESPS elege nova diretoria

Na sexta-feira (19) aconteceu a Assembleia Geral Ordinária que reuniu os associados da COOADESPS no Circulo Operário de Jaguarão, na ocasião foi apresentada a Prestação de Contas do ano de 2014 da Cooperativa com a assessoria da empresa Terra Serviços Contábeis, também houve a manifestação do Conselho Fiscal e a manifestação da Assembleia no qual aprovaram as contas referentes ao ano de 2014. Outro momento importante foi a eleição por aclamação da nova diretoria da Cooperativa. A nova gestão exercerá sua função no biênio 2016/2017.

O presidente eleito João Luis Brandão, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo então presidente André Mattos desde a fundação da cooperativa e reconheceu as diversas conquistas ocorridas tanto para os trabalhadores da limpeza urbana como para os da coleta seletiva. “Firmo agora o compromisso de manter a participação efetiva dos associados na Cooadesps, com a difusão dos princípios cooperativistas de igualdade e fraternidade e de um trabalho firme de austeridade nas contas da cooperativa, para enfrentar os momentos difíceis que a economia está passando”, concluiu.

Confira os integrantes da gestão 2016\2017 da COOADESPS

Conselho de Administração
Diretor Presidente: João Luis Brandão
Diretor Administrativo: Haphael Dorneles Lima Cardoso
Diretor Financeiro: Paulo Roberto Romeiro Souza

Conselho Fiscal
Cristiano Neves Echevenguá
Eder Franco de Oliveira
Edivaldo Pereira Costa

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218
 
 
 

Vice-prefeito fala sobre conjuntura e situação de Jaguarão em encontro da Cadeia Binacional do PET

O vice-prefeito Lisandro Lenz participou neste sábado (20) de encontro da Cadeia Binacional do PET ocorrido em Porto Alegre. Na ocasião, Lenz analisou a conjuntura do processo de criação e implementação da Cadeia do PET no estado, tanto no que diz respeito aos municípios quanto das organizações dos catadores. “Ainda não temos nenhuma indústria operando no estado e a COOPIMA, no Uruguai está aguardando algumas decisões governamentais para dar início aos trabalhos, porém, mesmo com a extinção da Secretaria de Economia Solidária no estado, as Cooperativas e municípios estão empenhados na conclusão e implementação desta ação”, conta.

Galpão do PET em Jaguarão

Em Jaguarão as obras do Galpão do PET, espaço onde acontecerá a transformação do material em flocos, já tiveram sua primeira etapa concluída com recursos próprios do município. A ação aguardava um repasse da CGTEE que acabou não ocorrendo. “ Estamos licitando dentro de alguns meses a conclusão do Galpão e seguiremos com articulação junto ao Ministério do Trabalho para que se faça cumprir o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) imposto a CGTEE que visa repassar valores para serem investidos nesta obra, mas não vamos esperar por isso para dar continuidade, licitaremos com orçamento próprio do município”, confirma o vice-prefeito.

Lisandro lembra que apesar do Galpão ainda não estar em funcionamento, Jaguarão é o município com o debate mais aprofundado na questão da reciclagem e em projetos para o trabalho com resíduos sólidos, além do desenvolvimento de políticas públicas na área de Economia Solidária. “Com a conclusão do Galpão do PET e inicio dos trabalhos teremos um grande empreendimento que impulsionará como um todo o trabalho dos catadores, do manejo com os resíduos sólidos e da Economia Solidária em Jaguarão”, finalizou.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218
 
 

12º RC Mec promoveu a Campanha do Agasalho 2015.


EXÉRCITO BRASILEIRO, Braço Forte, Mão Amiga”

Visando o bem-estar da população e honrando a tradição em estender a Mão Amiga à comunidade, o 12º RC Mec promoveu a Campanha do Agasalho 2015.
A primeira fase dessa atividade foi desenvolvida desde o início do mês de maio, onde foram arrecadadas e classificadas 6.619 peças de vestuário. A segunda fase transcorreu ao longo do mês de junho com a complementação da arrecadação e a classificação das peças de vestuário, realizada por militares e esposas de militares do Rgt.
Parte do material foi entregue às entidades religiosas de Jaguarão (Igrejas Católica, Evangélica e Espírita) que mensalmente realizam cultos na OM. No último sábado, dia 20, foi feita a entrega do restante do material à comunidade. Essa distribuição foi feita por diversas equipes nos seguintes locais: Vila Branca, Bairros Bela Vista, Patacão, Cerro da Pólvora, Vila Kennedy, Mutirão I e Mutirão II.
O Cmt do 12º RC Mec, TC Alves da Costa, agradece à sociedade jaguarense as doações realizadas e o empenho de todos os integrantes do Rgt na realização deste belo gesto humanitário.
EXÉRCITO BRASILEIRO, IMPRESCINDÍVEL PARA A DEFESA DO BRASIL E A SEGURANÇA DA NAÇÃO.
FABIO ALVES DA COSTA – Tenente-Coronel
Cmt 12º RC Mec


Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218


Jaguarão. Ontem, Hoje - Tempos Passados (1986)

Por Cleomar Ferreira

ALGUNS FATOS QUE MARCARAM ESTE ANO EM NOSSA CIDADE.

Em Janeiro, o Dr. Fernando Corrêa Ribas e o Dr. Fernando Gonçalves Barreiros assumiam a Prefeitura, vindo a ser, depois de 22 anos de intervenção, os primeiros governantes eleitos pelo voto popular e inserindo novamente nossa cidade no cenário democrático nacional.

O atleta Paulo Eduardo Leite, do 8º Esquadrão C.Mec, adquire notoriedade nacional na sua especialidade: “Cross Coutry”

Começava a recuperação do antigo prédio da Estação Férrea que passaria abrigar a Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Cultura.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Dr. Neuverley de Carvalho Tamer, enviava telegrama ao Ministro da Agricultura, Pedro Simon, repudiando o tratamento que aquele ministério prestava ao Estado.

O carnaval que teve o patrocínio da Prefeitura, e que foi aberto com o Baile Municipal, aconteceu de forma bastante “desencontrada”, não agradando a maioria dos foliões de rua.

Em Março, a instalação do “Plano Cruzado” gera nota de apoio assinada pelo presidente do CDL, Hermenegildo Ortiz, do presidente em exercício do Sindicato do Comércio Varejista, Neuverley Tamer e da presidente da Associação Comercial, Maria Mendes Lipollis.

A “CINTEA”, órgão do estado, assina convênio com a Prefeitura para cuidar a estrada da Costa, zona da Armada e posteriormente a estrada do Cerrito.

O Governador, Jair Soares, liberava 500 mil cruzados, para serem aplicados em obras de pavimentação.
A Faculdade de Arquitetura, Ritter dos Reis, através da sua disciplina de urbanismo, passa a integrar o “Projeto Jaguar” e entre seus primeiros trabalhos esta o seminário sobre a “revitalização da área central da cidade”.

Começa a ser agilizado por interferência do prefeito Fernando Ribas, o projeto de eletrificação rural da Perdiz que beneficiará 46 pequenos proprietários.

A “crítica estadual literária”, através do jornal Gazeta Mercantil, Caderno Sul, de responsabilidade do jornalista Antonio Hohlfeldt, aponta o romance policial do escritor jaguarense, Cléo dos Santos Severino, “O caso da Estância Quero Quero” como um dos melhores da safra gaúcha.

Faleceu em Porto Alegre, aos 65 anos de idade, Heber Dutra Bretanha. Por muitos anos exerceu a vereança como líder do antigo PTB e depois pelo MDB. Foi presidente de diversas entidades sociais e filantrópicas aqui sediadas. Participou das diretorias das três cooperativas existentes na época em nossa cidade, e também foi sócio da empresa Rádio Luz.

O prefeito Fernando Ribas inaugurou no mês de julho, 7 km de estradas vicinais, unindo o Cerrito, com a estrada Joaquim Caetano. Esta solicitação para a construção do corredor, partiu do vereador Álvaro Felix Lopes, atendendo a inúmeros pedidos dos moradores daquela região.

Depois de 33 anos dedicados ao magistério público estadual, a professora Verdina Raffo de Souza Soares, se aposentava em agosto desde ano, recebendo seus colegas, alunos e ex-alunos do Colégio Espírito Santo em um jantar em sua homenagem no CTG Rincão da Fronteira.

Jaguarão recebe a visita da Caravana da Saudade, composta por ex-integrantes do 13º R.C.I. pertencentes ao 4º Esqd. , incorporados em 1942 como reforço para lutar na 2ª Guerra Mundial.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Fonte: Imprensa local, bibl. Públ, Mun. ( jan/1987)

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218


As prisões diminuem a violência?

Por Andréa Lima

Já ocupei o espaço desta coluna, em outro momento, para escrever sobre a redução da maioridade penal, mas alguns acontecimentos me levaram a voltar ao tema esta semana.

É tanta desinformação circulando na grande mídia e nos principais veículos de comunicação, que precisamos promover o debate em todos os espaços alternativos e possíveis.

Confesso que fiquei revoltada com as imagens que circularam na TV nos últimos dias, nas quais um grupo de deputados comemora, cantando pelos corredores da Câmara, em Brasília, a aprovação do relatório do deputado Laerte Bessa (ex-delegado de polícia, do PR-DF), que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves.
O texto original previa a redução para todos os casos, mas, após acordo entre os partidos, foi alterado para prever punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.
Eduardo Cunha, Presidente do Legislativo, já avisou que pretende votar o relatório no plenário principal no próximo dia 30. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a matéria precisará de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada. Se passar, terá ainda que ser votada em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado, mas, ainda assim, tem perspectivas de avançar.

Tempos difíceis se avizinham, pois a pauta conservadora, que se sustenta, principalmente, nos argumentos dos grupos religiosos de direita e na chamada “Bancada da Bala”, no Congresso, tem boas chances de ser aprovada, apesar de as estatísticas apontarem para um grande contra-senso.
Fico aqui pensando com os meus botões sobre a eficácia desta política se, do total de homicídios cometidos no Brasil nos últimos 20 anos, apenas 3% foram realizados por adolescentes? Alguns dados disponíveis apontam um número ainda menor em 2013, quando apenas 0,5% dos homicídios foram causados por menores. 
Por outro lado, são os jovens, de 15 a 29 anos, as maiores vítimas da violência no país. Em 2012, entre os 56 mil homicídios em solo brasileiro, 30 mil eram jovens, em sua maioria provenientes de uma população alijada das políticas sociais, que é a população negra e pobre.
Serão as prisões capazes de diminuir a violência? Ou, assim, seguiremos punindo apenas quem, há muito tempo, já vem sendo punido?
Ao não identificarmos e combatermos as causas que têm levado à juventude ao delito, com a ampliação de programas e investimentos em saúde, educação e cultura como políticas sociais sólidas para os jovens, seguiremos errando o alvo e andando na contramão.
Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218







7º Conferência Municipal de Saúde acontecerá no mês de julho


A Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal está organizando a 7º Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no dia 10 de julho, na Biblioteca. O debate será voltado para a questão da Saúde Pública com qualidade como um direito do povo brasileiro. A Conferência contará com a presença do Médico Sanitarista, Gestor Municipal e membro do COSEMS\ RS Arilsom Cardoso.

A atividade é aberta ao público e o credenciamento será feito no local.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218





Prefeitura realiza entrega de materiais esportivos para oito escolas e CAPS


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Desporto, realizou a entrega de um kit com materiais esportivos para oito escolas da rede municipal e para o CAPS Sítio Renascer. O ato de entrega aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Cláudio Martins, do vice-prefeito Lisandro Lenz, da secretária de Educação e Desporto, Roseli Calvetti, do secretário adjunto Vitor Hugo Almeida e equipe da SMED, além de diretores das escolas, professores de Educação Física e alunos.

Em sua fala a secretária Roseli destacou o trabalho da equipe do Núcleo de Esporte e Lazer, formada por Manoel Mallet, Rafael Caetano e Peter Suarez, bem como todas as ações que envolvem o fortalecimento do esporte em Jaguarão, especialmente as que são desenvolvidas nas escolas.

O vice-prefeito Lisandro Lenz falou sobre as recentes ações no esporte, como o convênio com o DC, que visa também o fortalecimento das categorias de base. Ele ainda comentou sobre os investimentos nos ginásios e as possibilidades de avançar em outras modalidades, como por exemplo, os esportes náuticos.

Já o prefeito Cláudio Martins explicou algumas questões relacionadas as obras do Ginásio Dario de Almeida Neves, o popular “Ferrujão” e também do Campo no Navegantes. Na oportunidade o prefeito fez questão também de destacar a importância da realização do concurso público para professores de educação física, o que oportunizou grandes benefícios para os estudantes da rede municipal.

Conforme as informações do Núcleo de Esporte e Lazer entre os materiais do kit estão, bolas de basquete, vôlei e futebol, bonés, bolas, caneleiras, bambolês para o CAPS e discos de atletismo masculino e feminino.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218