Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 2 de março de 2015

IFSUL consolida Jaguarão como polo educacional da região

Sede do IFSul será no Bairro Bela Vista
Jaguarão já vem mudando de “cara” após a implementação da Universidade Federal do Pampa, que proporciona aos jaguarenses uma oportunidade impar de cursar o ensino superior, além de através de programas do Governo Federal como o SISU, proporcionar a troca de cultura e saberes com estudantes oriundos de outros estados brasileiros.

Recentemente, outra conquista do município, consolidou a cidade como um polo educacional da região. É o Instituto Técnico Federal do Sul, o IFSUL. A cidade foi contemplada com um Campus que atuará de forma Binacional. A sede do Instituto será no bairro Bela Vista, privilegiando uma zona afastada do centro da cidade, pois junto ao prédio que já está sendo construído desde outubro do ano passado, o bairro receberá infraestrutura de acesso ao local.

Diretor Fabian Debenedetti
O Diretor do Instituto em Jaguarão, Fabian E. Debenedetti acredita que a instalação do IFSUL na cidade atende um segmento historicamente postergado que é o Ensino Técnico. “Com a oferta do Ensino Médio Técnico (Integrado), já estamos atendendo outra demanda da comunidade que emergiu nas audiências públicas, no sentido de criar novas alternativas para os jovens e adolescentes que, às vezes, não se sentem contemplados em suas expectativas com o Ensino Médio já ofertado na cidade. Além destes cursos já ofertados, esperamos poder atender jovens e adultos com a criação de um Proeja em 2016 e com a oferta de cursos em outras áreas, como a de gastronomia”, conta o Diretor.

Ele também ressalta a importância do investimento do Governo Federal no que diz respeito aos espaços físicos do IFSUL. “Esperamos que os espaços no Corredor das Tropas e na Rua Vinte de Setembro, venham colaborar na transformação do entorno, chamando à comunidade para dentro da escola e também levando a escola para dentro das comunidades através de projetos de extensão e pesquisa, feiras, escola aberta e outras atividades vinculantes”.

Alguns cursos já vêm sendo ofertados pela instituição, que segundo Debenedetti tem tido uma boa aceitação na comunidade. “No que se refere ao curso subsequente (noite) temos tido uma excelente procura, ficando a densidade no vestibular por volta de dez candidatos por vaga dos alunos brasileiros (levando em conta que este é um curso binacional). No caso do integrado (Ensino Médio Técnico), tendo em vista que só confirmamos essa oferta no fim do ano, foi insuficiente a divulgação entre o público alvo, adolescentes concluintes do Ensino Básico. Sendo o Integrado uma modalidade diferente de Ensino Médio, ao longo de 2015 faremos um trabalho mais consistente de divulgação para que o público compreenda que tem a possibilidade de concluir um curso de este nível que o habilita já para o mundo do trabalho com o título de Técnico em Edificações. Ainda nesta semana abriremos a oferta de dez vagas para alunos brasileiros participarem no curso de Técnico em Agricultura binacional ministrado pela UTU, Escola Técnica de Rio Branco. Sugerimos que os interessados neste curso nos procurem na sala 310 da Unipampa”.

Concurso para docentes IFSul
Neste domingo (22) aconteceu o concurso para docentes do IFSUL, com vagas nas áreas de História, Sociologia Geografia, Filosofia, Matemática e Ed. Física. Em cada área, os dez melhor classificados na prova teórica passarão para a seguinte fase da seleção. Foram 629 candidatos que participaram da primeira etapa do concurso docente para seis vagas oferecidas pela Campus Avançado Jaguarão do IFSul. As provas aconteceram na Unipampa, que tem servido de sede para a Instituição. 


“Pela densidade de candidatos para todas as áreas, seguramente, em pouco tempo, teremos excelentes colegas de trabalho”, afirmou o Diretor.

Curso Técnico em Agricultura Binacional

O IFSUL está ofertando o Curso Técnico em Agricultura Binacional que será ministrado pela UTU (Rio Branco) em parceria com o Instituto . As inscrições para a seleção de dez alunos brasileiros para este curso iniciou na quarta-feira (25)e irá até sexta-feira (27) no horário comercial na sala 310 da Unipampa. No fim das inscrições no caso da haver mais inscritos que vagas será realizado sorteio público.

O curso Técnico em Agricultura é ministrado pela UTU Rio Branco, no seu prédio, com o nome de Tecnicatura em Arroz y Patsuras, tem duração de dois anos, acontece no turno noturno com um dia de práticas em turno integral diurno. Os participantes do mesmo receberão a titulação por parte do IFSul de Técnico em Agricultura.

Obras do Campus já foram iniciadas

Edição de 26/02/2015 Ano IV nº201