Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Remoção do presídio da área central é tema de reunião


A necessidade de remoção do Presídio Estadual de Jaguarão do centro da cidade foi pauta de reunião na tarde de quarta-feira (16) entre a Prefeitura, Susepe e Poder Judiciário. Solicitada pelo prefeito Cláudio Martins a agenda, realizada no Fórum, contou com a presença do juiz da 1ª Vara, Dr. João Garcez de Moraes Neto, do procurador do Município, Dr. Rodrigo Moraes, do administrador substituto do Presídio, Jaques Machado e do vereador e agente penitenciário, Ariom Moreno.

De acordo com o prefeito Cláudio Martins a ideia de retomar este pleito dialoga com o restauro da Ponte Mauá, que deve ter início no primeiro semestre de 2016. Ele destaca que este tema já esteve em pauta em outros momentos, porém acredita que o cenário atual possa contribuir para que haja avanços no pleito. “O fato desta obra estar sendo licitada e o fato de Jaguarão estar incluído no PAC Cidades Históricas nos dá elementos mais fortes para que possamos debater a remoção do presídio, e a médio prazo pensar no restauro deste prédio, dando um novo uso que dialogue com o espaço em que ele está inserido”, observa.

Ainda conforme Martins além de estar em um local inadequado é preciso levar em conta a questão da segurança, já que o presídio está ao lado da Ponte e do rio, na divisa da fronteira. Ele salienta que o espaço físico ainda tem limitações que dizem respeito a qualidade de trabalho dos servidores e aos próprios apenados, e também faz referências à questão estética. “A Ponte Mauá, é o primeiro bem binacional tombado pelo IPHAN e é reconhecida como primeiro Patrimônio Cultural do Mercosul. Não podemos ter um presídio ao lado. Basta subir na ponte e observar para os dois lados e ver que o visual fica comprometido e isso é prejudicial para uma cidade turística que é, inclusive, Patrimônio Nacional”, destacou.

Em relação à construção de um novo presídio o prefeito afirmou que o Município se compromete em fazer a doação de uma área e também compreende que isso poderá trazer outras mudanças, como por exemplo, o aumento de vagas para presos.

Como encaminhamento da reunião o prefeito Cláudio comprometeu-se em agendar reunião junto a Secretaria de Segurança do Estado para avançar no tema. A direção local do presídio e o juiz, que também compreendem a necessidade desta remoção, se colocaram a disposição para serem parceiros nesta demanda. Além do apoio do Estado a ideia é buscar recursos junto ao Governo Federal, através dos programas de segurança voltados às fronteiras.

Atualmente o Presídio Estadual de Jaguarão conta com um total de 109 detentos, sendo 102 homens e sete mulheres. No prédio principal que tem capacidade para 66 presos estão 80, e no albergue que tem capacidade para 44 pessoas, estão 29. O prédio, que é tombado, é propriedade do Município.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 





Espaço do Saci - Palmeiras será adversário perigoso

Por Marcos Sagrera

. Falei aqui na última coluna que o internacional precisaria fazer no mínimo quatro pontos para seguir brigando pelo G-4 no campeonato brasileiro. Pois foi exatamente o que aconteceu. Venceu o líder Corinthians em uma grande partida na qual o elenco colorado fez uma grande apresentação. Jogando com raça, conseguiu se impor e mesmo jogando contra a arbitragem consegui a vitória. O time suou sangue em campo e mesmo com os desfalques de Dalessandro e Sasha, conseguiu os três pontos.

. Já no jogo contra o figueirense, o que se viu foi o contrário. Além dos desfalques mencionados acima, Nilton não jogou por suspensão e Valdívia com uma lesão no tornozelo, jogou apenas a parte final do segundo tempo. Resultado, o time foi irreconhecível e não jogou nada. Não conseguiu se impor em nenhum momento do jogo, foi apático e entrou em campo achando que venceria naturalmente.

. Quando todos achavam que o figueira seria uma presa fácil jogando no Beira-Rio, o que se viu foi justamente o contrário. Inclusive o empate ficou barato para a equipe do técnico Argel. É normal a torcida e a imprensa acharem fácil um jogo desses, o que não pode acontecer é de os jogadores entrarem nessa onda e complicarem o jogo pela simples falta de atitude e imposição em campo.

. O que aconteceu no sábado não é nenhuma novidade no Beira-Rio. Faz anos que o time que joga, não importando os jogadores que estejam no momento, fazem um gol e se acomodam em campo. É uma cultura implantada no clube que não muda com o passar dos anos. Não tem nenhum diretor de futebol ou técnico que chegue que se disponha a mudar essa prática. É extremamente constrangedor, ver um time do tamanho do inter, fazer um gol e ficar esperando o jogo terminar como se o adversário fosse se conformar com o resultado e não correr atrás do empate e da vitória.

. Outro fato inaceitável e que vem se repetindo é a escalação de Rafael Moura. A sua permanência no clube é justificada por ser um jogador de grupo, bom de vestiário e etc. Meus amigos, nada contra a pessoa do He- man, mas este jogador não poderia jamais fardar a camisa do internacional, não nas condições que se encontra desde que foi contratado. Ele não consegue dominar uma bola, não consegue fazer uma tabela, não consegue correr, não se projeta no espaço vazio para ser lançado pois está sempre escondido atrás do zagueiro. Resumindo: é um a menos em campo e todos os treinadores que passaram desde que ele chegou são apaixonados por ele. É inadmissível e ninguém é capaz de se atrever a rescindir o seu contrato. E a imensa maioria burra da torcida, acaba vaiando o Lisandro Lopes, que joga no sacrifício, fora de posição, para o treinador poder acomodar o Rafael Moura.

. Quarta- feira, contra o Palmeiras pela Copa do Brasil, Sasha e Dale não estarão novamente. Alex, de atuação lamentável no último jogo, deverá substituir o nosso capitão com uma contratura na lombar. Espero que Lisandro seja o substituto de Sasha e que Valdívia seja recuado. E que o técnico se dê conta que 1 a 0 além de ser um resultado perigoso nos 90 minutos, não bastará para o jogo de volta.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 
 



Espaço do Mosqueteiro - É hora de encarar o Flu

Por Santiago Passos

Após uma vitória importante contra o time do Atlético Paranaense em Curitiba, o time do Grêmio perdeu para o Palmeiras jogando no Pacaembu. Com vários desfalques no setor defensivo fomos superados pelo time com o melhor ataque do campeonato brasileiro. O primeiro gol surgiu de uma falha do goleiro Tiago, que já virou rotina, está faltando confiança para o goleiro que em dois jogos falhou da mesma maneira, ficou no meio do caminho, não saiu nem ficou no gol. Sem o Geromel nossa defesa está fazendo água, Erazo vira um zagueiro comum ao lado de Bressan que se torna um zagueiro abaixo da média.

Mesmo com a derrota ficamos na terceira colocação, mas não podemos mais perder pontos importantes, caso contrário a vaga na copa libertadores do ano que vem pode estar comprometida. A briga pelo título não é impossível, mas está se tornando cada vez mais difícil.

Nesta quarta-feira iremos encarar o time do Ronaldinho Carioca em pleno Maracanã no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

É importante sairmos com um bom resultado para decidirmos o jogo de volta na Arena, Fluminense não vem numa fase boa, mas nossa defesa não está inspirando confiança.

Teremos o retorno de Maicon, Galhardo, Giuliano e talvez o Marcelo Grohe para esta partida, reforços importantes para darmos mais um passo para conquistar o penta campeonato e conseguir consagrar o trabalho do Roger na temporada.

No balanço final creio que não estamos tão mal. Solidificado no G4 e com boas chances na Copa do Brasil.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231



12º RC Mec - Utilidade Pública


O Comandante do 12º RC Mec informa à população jaguarense que estão sendo desenvolvidos Exercícios de Adestramento que tem por finalidade preparar os militares do Esquadrão de Fuzileiros Mecanizados do BRABAT 23 (Batalhão do 23° Contingente Brasileiro) na Missão de Paz da ONU no Haiti. Com isso o Regimento informa que há uma grande movimentação de viaturas e militares armados pelas ruas da cidade. Quaisquer esclarecimentos poderão ser retirados junto ao comando do regimento na avenida Duque de Caxias, S/N°.

Visita de Apoio Técnico
No dia 15 de setembro, o Regimento recebeu militares do 3º Batalhão Logístico, sediado em Bagé, para realizar atividades de Apoio Técnico cumprindo o Plano de Inspeção e Manutenção (PIM) da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. Na manhã seguinte o Cmt do 3º B Log, TC Maia Filho, percorreu as instalações da Unidade com o Cmt - TC Alves da Costa, para verificar os trabalhos desenvolvidos.


Visita de Orientação Técnica
O Regimento Marechal José Pessoa recebeu no dia 17 de Setembro, a comitiva de oficiais do Comando da 3ª Região Militar para a Visita de Orientação Técnica (VOT), que teve por objetivo orientar os inativos e pensionistas da Guarnição de Jaguarão sobre geração de direitos. A comitiva foi composta pelos seguintes oficiais Cel José Carlos Andrade de Maranhão, Chefe SSIP/3, Cel R/1 Wanderley Ribeiro da Silva, Cap QAO Paulo Roberto Dias da Costa e o 1° Ten QAO Antônio Rodriques Aperta. 

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 




Aluna da Escola Lauro Ribeiro ganha medalha de prata na Olimpíada de Matemática

Aluna Carla P. W. Gomes foi medalha de prata na OBMEP
A direção da Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro está em festa. A celebração é por conta da conquista da medalha de prata nas Olímpiadas de Matemática (OBMEP) pela aluna Carla Pereira Wenderroschs Gomes.

Em solenidade na cidade de Rio Grande no dia 03 de setembro Carla recebeu sua medalha juntamente com sua professora homenageada Maria do Carmo Sampaio Antunes Teixeira. Outro aluno da instituição, João Vitor Fronqueti Jaeger, recebeu menção honrosa.

A OBMEP é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo da Olimpíada, criada em 2005, é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar novos talentos. Os medalhistas são incentivados a dar continuidade ao estudo na área por meio de programas de acompanhamento e, após o ingresso em curso superior, por meio de concessão de bolsas de iniciação científica.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 
 




1º Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres acontece nesta quinta-feira



Acontece na quinta-feira (24) a 1º Conferência dos Direitos das Mulheres, no Clube 24 de Agosto. Com o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o evento é uma realização do Grupo Mulheres de Fronteira e da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231

Por que apoiar a regulamentação da cannabis no Brasil?

Por Andréa Lima

Se tem um debate que precisa ser levado adiante em nosso país e que requer avanços na legislação é o da regulamentação do uso da planta cannabis sativa, a famigerada maconha. 

Diversos países já assumiram o compromisso de chamar para o Estado o seu controle, inclusive nosso vizinho, o Uruguai, mas o Brasil, pautado pelas bancadas conservadoras, ainda anda a passos de tartaruga no tocante a este tema.

Embora a grande mídia manipule as informações e forme a opinião pública para se posicionar radicalmente contra, basta trazermos à tona alguns dados e questões, para logo compreendermos o quanto seria vantajoso legalizar o uso da planta, seja de forma recreativa ou medicinal, até a aplicação do cânhamo na esfera industrial.

Ao proibir, alimentamos, hoje, o narcotráfico, pois é fato que existe um mercado consumidor e, francamente, conseguir a droga parece ser mais fácil que pão. A maconha é a terceira substância psicoativa mais consumida do planeta, perdendo, apenas, para o ácool e o tabaco e, segundo a ONU, cerca de 5% da população mundial recorre ao mercado ilegal para consumir drogas.

Se, por aqui, ousarmos regulamentar, ao invés de deixarmos como está, nas mãos dos traficantes, teremos uma grande economia, a começar pela redução dos gastos com a guerra às drogas e a repressão. 

Atualmente, em torno de 27% dos presos no Brasil respondem pelo crime de tráfico e, entre estes, muitos foram pegos apenas pelo porte da droga para consumo próprio, sem antecedentes criminais.

Os gastos anuais apenas com esse tipo de detenção giram em torno de 1,3 bilhão de reais. Será que estes recursos não seriam melhor investidos em políticas de educação, saúde e prevenção?

Tratando, em específico, dos possíveis riscos da maconha para os usuários, podemos compará-la com o álcool e o fumo então, que são liberados e amplamente consumidos. 

Custos relacionados com a saúde dos consumidores de álcool são oito vezes maiores que os relacionados aos consumidores de maconha. São inúmeras as pesquisas que demonstram que o álcool representa muito mais – e mais graves – problemas de saúde do que a cannabis, que pode ser usada, ainda, com fins medicinais.
Remédios produzidos à base da planta são atualmente aplicados em pacientes que sofrem de doenças como esclerose, fibromialgia, HIV- Aids, glaucoma, epilepsia e uma série de distúrbios. Ela também é utilizada em pessoas com câncer, para que tenham uma tolerância maior a tratamentos como a quimioterapia, por exemplo.
Como ainda não temos a regulamentação de seu uso, porém, a maioria dos medicamentos derivados da erva precisam ser importados, como é o caso do canabidiol, apresentando um alto custo para os pacientes, que poderiam ter um tratamento muito mais acessível com a permissão das pesquisas científicas e a produção medicinal no próprio país.
Tratando, por fim, da produção industrial, muitos postos de trabalho poderiam ser gerados com a exploração da planta, que é facilmente empregada na produção de papel, tecidos, materiais de construção, combustível e suplementos. O Brasil tem condições climáticas e solo ideais para o cultivo do cânhamo industrial, sendo um dos mais fortes e versáteis produtos agrícolas, usado em mais de 2.500 produtos e subprodutos.
Registros históricos informam que até as caravelas utilizadas por Pedro Álvares Cabral tinham suas velas e cordames produzidos com fibras de cânhamo, imaginem se o produto não era bom!
Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 






I Fórum de Produção e Política Cultural inicia hoje

Com o tema “O Profissional da Cultura na era da economia criativa”, tem inicio hoje (23) o I Fórum de Produção e Política Cultural. O evento acontece no Hotel Sinuelo e no Auditório da Unipampa até amanhã (24). 

O I Fórum de Produção Cultural da Universidade Federal do Pampa busca refletir sobre o crescente setor da economia criativa que atua no sentido de apoiar a criação de produtos e serviços culturais que sejam capazes de gerar emprego e renda juntamente com o fomento à cultura. A iniciativa da realização do evento partiu dos acadêmicos do Curso de Produção e Política Cultural da Universidade Federal do pampa, Campus Jaguarão e contará com a presença de agentes do poder público e profissionais da área cultural que discutirão, entre si e com a comunidade jaguarense, as novas vertentes profissionais ligadas à cultura em um ambiente repleto de inovação e tecnologia. Como evento acadêmico o Fórum abrirá espaço para a apresentação de trabalhos por parte dos alunos da UNIPAMPA e de outras Instituições Superiores de Ensino e as atividades serão abertas a comunidade.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231
 
 
 
 

Editorial - Clima de eleições


O Jornal Fronteira Meridional desta semana traz em sua matéria principal a polêmica criada em torno do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). 

A discussão gerada não passa de um factoide político criado pelos vereadores de oposição, que já estão em clima de eleição. Como é conhecimento de todos, tanto o vereador do PSB quanto do PMDB são pré-candidatos a Prefeito da cidade. Prepare-se caro leitor, a corrida eleitoral já começou, portanto, agora qualquer chuvinha será “vendida” como temporal. 

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231



Audiência Pública debate Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)

Auditório da Biblioteca lotou com a presença maciça do funcionalismo público
A Biblioteca Pública lotou na tarde de terça-feira (22) para debater o funcionamento do Regime Próprio de Previdência (RPPS), conhecido como “fundão” pelo funcionalismo público.

O evento, proposto pela Câmara de Vereadores, se deu em função de um projeto de lei, enviado pelo executivo, solicitando crédito suplementar, do fundo para o próprio fundo e que acabou virando polêmica pelos vereadores da oposição.

Vice-Prefeito Lisandro Lenz contesta vereadores da oposição
O que acontece é que até setembro de 2014, em função do sistema utilizado pela Prefeitura, o servidor que fosse beneficiado com auxilio doença ou salário maternidade acabava por possuir duas matrículas, já que o RPPS e a Prefeitura possuem CNPJ’s diferentes. Isso acabava por confundir a “vida pública” do funcionário. Em função disso a Prefeitura alterou o sistema e passou a trabalhar como o INSS. “Quando um servidor solicita auxilio doença pelo INSS, a Prefeitura paga o seu salário e é ressarcida pelo INSS. Da mesma forma começamos a operar o fundo”, salienta o vice-prefeito. Ou seja, hoje o funcionário público municipal que solicita auxilio doença, tem seu salário pago pelo município, sendo o município ressarcido pelo fundo de previdência.

Só que de setembro de 2014 até o momento o Município não foi ressarcido pelo fundo, gerando uma dívida de cerca de R$ 500 mil, o que levou a Prefeitura a solicitar um crédito complementar de R$700 mil para a rubrica que visa o pagamento dos auxílios doença e salário maternidade, para poder quitar a dívida com o município e ainda ficar um restante para o próprio fundo operar até dezembro de 2015. “O que aconteceu é que um simples fato administrativo se tornou uma grande polêmica. O objetivo é claro: criar um fato político em cima de uma correção interna administrativa para criar pânico no funcionalismo e desestabilizar a relação do executivo com a base dos servidores públicos”, desabafou o vice-prefeito Lisandro Lenz.

Edição de 23/09/2015 Ano VI nº 231