Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Situação do Presídio em Jaguarão - Prefeitura e Susepe realizam novo encontro

Foto Fernanda Cassel

A situação do atual prédio do Presídio de Jaguarão e as possibilidades de construção de um novo estabelecimento prisional no município estiveram em pauta em mais uma reunião entre Prefeitura e Susepe. O encontro aconteceu na manhã da última terça-feira (27) com a presença do prefeito Cláudio Martins, do superintendente adjunto e diretor de Engenharia Prisional da Susepe, Alexandre Micol, do secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano, da arquiteta Letícia Fernandes e do administrador substituto do Presídio de Jaguarão, Jaques Machado.
Conforme discutido na reunião foi levantada a possibilidade de construção de um novo presídio para regime semiaberto, em área cedida pelo município e com capacidade para abrigar entre 76 e 120 presos. “As discussões sobre o assunto estão avançando e nós seguiremos trabalhando neste tema, pois não podemos continuar com um presídio no centro histórico de nossa cidade. Além de estar em um espaço inadequado, o prédio tem limitações de segurança e o espaço físico não é adequado tanto para os apenados como para os servidores”, observou o prefeito.
Durante a reunião o superintendente adjunto da Susepe falou ainda sobre o encontro que acontecerá no dia 17 de novembro em Brasília, oportunidade em que diretores técnicos de todo o Brasil estarão discutindo junto ao governo federal projetos de cadeias públicas que atendam diferentes regiões do país. Também deverão ser tratadas questões relacionadas às possibilidades de financiamento para os projetos.
Na avaliação do prefeito esta foi mais uma reunião produtiva com avanços no tema. Ele destacou que tão logo sejam definidas as possibilidades de financiamento o Executivo estará chamando a comunidade para discutir o assunto em uma audiência pública.
 PATRIMÔNIO:  Considerando a questão do patrimônio, durante a reunião, o prefeito Cláudio Martins fez a entrega de uma notificação do IPHAN, ao superintendente adjunto da Susepe Alexandre Micol, em relação às providências que serão tomadas no sentido de salvaguarda e manutenção do prédio que tem uma grande importância histórica e arquitetônica.

Justiça Eleitoral realiza recadastramento biométrico em Jaguarão

A Justiça Eleitoral informa que o Cartório da 25ª Zona já está fazendo atendimento biométrico no município. O prazo para conclusão do recadastramento continua em aberto até o momento.

Posteriormente, será fixado pelo TRE/RS uma data limite. Por hora, essa atividade continuará até fins de abril do ano de 2016, quando do fechamento do cadastro para as Eleições vindouras.

Os documentos necessário para o recadastramento são:
Documento de identidade;
Comprovante de residência atualizado em nome do eleitor ou em nome dos pais, caso resida com eles;
Título de Eleitor, caso o tenha.



Para novos eleitores, do sexo masculino com maiores de 18 anos, faz-se necessário, também, a apresentação do Certificado de Alistamento Militar, dispensa da incorporação ou de reservista.

O horário de funcionamento do Cartório Eleitoral é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.
O telefone para contato é o 3261-3010.  

Exposição "Tempo de Celebrar" do Garden Club por Vânia Baucke


O Jaguarão Garden Club, no ano em que comemora os seus 15 anos, realizou a Exposição-"Tempo de Celebrar". Em uma compreensão exitosa de suas 26 sócias, neste tema que rememora a sua própria história. Em todos estes anos, o J. Garden Club interpreta e traduz todo o amor e dedicação às plantas/flores e à arte, em suas mostras. Quem visitou a XIII Exposição de Horticultura e Desenho Floral, que aconteceu nos dias 22, 23 e 24 de outubro no Sindicato Rural de Jaguarão, em parceria com o Sindicato Ruaral dentro da sua programação, pode apreciar toda a exuberância e beleza das plantas, flores e arranjos florais artísticos apresentados.

No dia 21, foi realizado o coquetel de premiação e confraternização com a presença das madrinhas Dóris Cesio e Sara Gaggero, juízas, sócias, familiares, representando o S. Rural, Marion Barreiros, representantes do NCCJ e familiares. Neusa D'Ávila recebeu o prêmio "Sara Gaggero"(Excelência Horticultural) e Isabel Cristina Radunz recebeu o Prêmio Excelência em Desenho,"Prêmio Dóris Cesio".Diretoras da Exposição Martha B. G. da Silva e Isabel Cristina Radunz estão de parabéns pelo sucesso alcançado. Este ano também foram convidados arquitetos , que criaram seus espaços e abrilhantaram ainda mais o evento. O serviço foi da Confeitaria São José. As visitas passaram de 1000 pessoas, marcando o sucesso desta XIII Exposição.