Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Escola de Samba Palestina homenageia a cultura e paisagens da Amazônia


Amazônia, um passeio pela região norte” é o tema enredo que embalará a Escola de Samba Palestina, no Carnaval 2015. De acordo com a carnavalesca da escola, Suelen Cunha Dias, será dado um destaque para os estados como Acre e Pará. “Vamos levar para a Avenida do Samba o colorido da mata, os povos indígenas, os animais específicos e as lendas folclóricas da Amazônia. Tudo num lindo colorido”, conta.

Serão 240 integrantes divididos em seis alas e quatro carros alegóricos. A bateria terá como madrinha a famosa bailarina Bom Bom (Roseli Silveira) que virá representando a Onça Pintada. Também terá representação os rituais indígenas, o carimbo, o garimpo e uma homenagem a Chico Mendes, o protetor da Floresta.

A Escola que fica situado no coração do bairro Carvalho, nasceu do encontro de amigos que se reuniam para jogar futebol. Hoje é uma das tradicionais entidades carnavalescas de Jaguarão. Quem quiser acompanhar os ensaios da Palestina é só comparecer à Rua João Pinto da Silva no antigo Clube da Carvalho, as segundas, quartas e sextas a partir das 21h30. 
 
Conheça a Diretoria da Escola de Samba Palestina
Presidente : Kike
Vice-presidente: Eduardo Dias
Diretor de Alas: Tiago Figueiredo
Tesoureiro: João Oliveira
Diretor de Eventos: Nairton Alves

Edição do dia 04/02/2015 - Ano IV- nº 199





Espaço do Saci - Chance para todos

Por Marcos Sagrera
 
O internacional fez oficialmente a sua estreia na temporada 2015 contra a equipe do lajeadense. Ainda em fase de testes, como era de se esperar, o técnico Diego Aguirre entrou com uma escalação diferente da que iniciou o último jogo. Desta vez iniciou o jogo com Aránguiz de segundo volante e Alex e Dale no meio de campo. Nilmar com dores musculares foi poupado do jogo e já deve estar à disposição para o jogo de quarta feira.

A dupla de ataque foi formada por Sasha e Rafael Moura. Entendo o treinador por valorizar o grupo e dar chances a todos os jogadores. Todos sabem que Rafael Moura será reserva durante a temporada, tanto é verdade que o clube ainda vai contratar um centroavante para ter mais opções no elenco, portanto, Rafael Moura, se ficar, deverá ser a terceira opção de centroavante.

Ainda segue o problema de lentidão do meio de campo colorado. Problema este, que deve ser solucionado com a entrada de Anderson no lugar de Alex. Se repetir as atuações do início da carreira, este jogador será um diferencial na formatação da equipe. Jogará de meia esquerda. Chega com muita facilidade na frente e ainda colabora bastante na marcação. Meio campo seria formado por Nilton, Aranguiz, Anderson e Dale. Ainda restaria uma vaga em aberto no ataque. Os que aparecem em vantagem são Sasha e Vitinho para jogar ao lado de Nilmar. Mas isso quem define é o dia a dia. Terão que ter mais oportunidades os atacantes Valdívia, Luque e também o meia Alisson Farias.

Na defesa, assim que Réver estiver regularizado e em condições físicas, será titular, na minha opinião, jogaria ao lado de Ernando. Na esquerda Fabrício não tem concorrente, mas na lateral direita, nada está definido, Cláudio Winck será titular no próximo jogo e terá a chance de mostrar todo o seu potencial.

Pra terminar, o volante Willians deixou o inter. Foi vendido para o cruzeiro por cinco milhões de reais, o colorado receberá três milhões e o restante será abatido da compra do volante Nilton. O presidente colorado ainda disse que o ciclo de contratações não está encerrado, pretende contratar outro volante para grupo e o tal centroavante citado acima. Fontes da capital falam no atacante Pablo Daniel Osvaldo que jogava na Roma. É argentino naturalizado italiano e joga na Europa faz muito anos. Vamos aguardar se as especulações se confirmam.

Edição do dia 04/02/2015 - Ano IV- nº 199
 
 
 

Espaço do Mosqueteiro- Primeira partida foi promissora

Por Santiago Passos

O Grêmio fez sua estréia no Gauchão neste sábado com uma vitória tranqüila sobre o bom time da União Frederiquense. Pode-se observar o dedo do técnico Felipão na maneira da equipe jogar, bem posicionada em campo, tocando bem a bola e com o controle da partida. Aos vinte minutos do primeiro tempo já estava 2 x 0 para o time do Grêmio, os dois gols do centroavante Barcos que fez uma ótima partida, a última com a camiseta tricolor. Foi uma despedida de luxo, pois ainda deu passe para Everton fazer o terceiro gol gremista no segundo tempo. Outro destaque foi o garoto Lincon que com apenas 16 anos mostrou personalidade e boa movimentação no meio campo tricolor chamando a responsabilidade e dando bons passes para os atacantes gremistas, tem futuro o guri. No geral o time do Grêmio foi bem e se não fosse por um problema que vem desde a temporada passada, a dificuldade em fazer gols, o placar seria ainda mais elástico, isso é um ponto que o Felipão deverá trabalhar muito nos treinamentos. O time da União Frederiquense assustou pouco a meta gremista, e quando eles chegaram pararam nas defesas do excelente goleiro Marcelo Grohe, em uma delas tirando a bola de cima da linha em uma cabeçada à queima-roupa do centroavante do time adversário, mostrando que tem futebol para vestir a camiseta número 1 da seleção brasileira.

A próxima partida do time gremista será contra o Aimoré às 22 hrs do dia de hoje, quarta-feira, e deverá contar com as estréias do meio-campista Douglas e do zagueiro Erazo, que não jogaram sábado pois não estavam com a documentação regularizada na CBF. É de se esperar que o time mantenha a mesma postura do jogo passado para somar mais três pontos garantindo uma boa pontuação na fase classificatória do campeonato.

O desfalque para o time será o volante Araújo, que foi expulso na partida depois de levar dois cartões amarelos, apesar disso o volante foi muito bem na sua função, mostrando seriedade na maneira de jogar. O outro desfalque será o centroavante Barcos, que foi negociado após receber uma oferta milionária irrecusável e irá jogar no futebol chinês, esse negócio irá aliviar as finanças tricolores, pois o argentino recebia 700 mil reais por mês e não se enquadrava nos tempos de austeridade financeira em que o time do Grêmio vem passando.

Desta maneira, pode-se dizer que acabaram as dúvidas sobre o esquema tático gremista, Felipão deverá manter o Marcelo Moreno como centroavante e jogar com mais um atacante de velocidade pelo lado de campo. A primeira partida do Grêmio foi promissora, porém durante o decorrer do ano iremos ter certeza se as atitudes da direção gremista foram realmente acertadas.

Edição do dia 04/02/2015 - Ano IV- nº 199



Turistas motoqueiros falam sobre Jaguarão e a Motofest

Los Gorriones y Los Cuervos - motociclistas de Treinta y Tres 
Durante os quatro dias da 16° Motofest a cidade se transforma e passa a ser palco de um desfile de pessoas um tanto exóticas ao olhar do cidadão comum. São os motociclistas, integrantes de motoclubes que vem de várias partes do país e de países como Argentina e Uruguai.

A reportagem do Meridional esteve visitando no sábado o acampamento formado nas margens do rio Jaguarão a fim de escutar a impressão dos visitantes sobre a cidade e o evento. O espaço estava totalmente tomado pelos participantes da Motofest. Gente de todos os cantos do Rio Grande do Sul e Uruguai.

José Crossa, de Treinta y Tres, participa pela quarta vez da Motofest. Com os companheiros e companheiras do Grupo Gorriones saem a passeio e curtem sua paixão que é o motociclismo ( e a moto), conhecer diferentes lugares, compartilhar momentos com pessoas que não conhecem e fazer novas amizades. Para ele o principal dessa festa é o companheirismo. “Não se trata só de andar na estrada, nem das cilindradas. Pode-se ter uma moto menor e mesmo assim participar” conta.

José fala sobre a recepção que teve na cidade utilizando o adjetivo bem uruguaio e que revela o seu contentamento, “impecable”! Também da cidade de Treinta y Tres, Jenifer Rodrigues, do motogrupo Los Cuervos, participa sempre que pode deste encontro. Já viajou em sua moto por praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul e parte de Minas Gerais. Sobre o motociclismo diz que há muita gente que não entende o que isso significa. “ Compras uma moto e já te dizem que é melhor comprar um carro. Não entendem a adrenalina, as amizades que se faz sobre duas rodas”. Ele também elogiou a organização e a própria perseverança em manter o evento todos os anos, pois sabe que não é fácil.“ A única coisa que ainda precisa melhorar é a questão dos banheiros, que apesar de terem aumentado de número, ainda apresentam deficiências no que se refere à limpeza. E isto, talvez pelo próprio desleixo daqueles que utilizam o serviço”, completa.

Luciene, Sérgio e Jairo, do Grupo Olhos d’Água de Guaíba 
Sérgio Ávila participa pela primeira vez da Motofest. Esteve em Jaguarão há 30 anos disputando um torneio de futebol de botão, mas revela que não conheceu a cidade, pois só saía do hotel para a sala de jogos. “Não tive tempo”, diz ele. Estava impressionado com a beleza do rio, do centro histórico e do acervo de casas antigas. Assim como seus parceiros de viagem, do Moto Grupo Olhos d’Água, de Guaíba, Luciene Rocha e Jairo Ávila. “Em Guaíba se encontra alguns prédios históricos, porém não o conjunto que se observa em Jaguarão” comenta Luciene.

Quanto ao Jairo, participa do Encontro já pela quinta vez. Andou em quase todos os encontros pelo Rio Grande do Sul e sua viagem mais longa foi à Brasília. Já ouviu falar do carnaval em Jaguarão e tem vontade de conhecê-lo de perto. “Com tanta gente de fora aqui na cidade, só estranhamos que o comércio estivesse fechado no sábado à tarde. Precisávamos fazer umas compras, pois só trazemos praticamente a roupa do corpo e não encontramos nada aberto”, aponta Sérgio. Acontece o mesmo em Guaíba, admite ele. “Lá, implantaram a barca que faz a travessia do Rio e as pessoas que fazem o passeio se queixam que o comércio de Guaíba está todo fechado”

Os motociclistas do Olhos D’Água  sentiram falta também de um folder, ou um pequeno mapa da cidade com os pontos turísticos a visitar. No demais, elogiaram o evento e apontaram a melhoria de estrutura dos banheiros em relação aos anos anteriores. “Andar de moto, este é o espírito do motociclismo”, finaliza Jairo.  

Acampamento na Beira Rio - Foto Fernando Soares


Edição do dia 04/02/2015 - Ano IV- nº 199