Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Receita Federal simplifica abertura e baixa de CNPJ

Convênio permitirá que as mudanças sejam concluídas diretamente pelos cartórios

Foi assinado convênio entre a Receita Federal e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDP) com foco na integração cadastral e desburocratização.

A partir de agora as solicitações de inscrição, alteração e baixa, no âmbito do CNPJ, poderão ser analisadas e deferidas diretamente pelos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, sem que o contribuinte necessite deslocar-se para o atendimento da Receita Federal. Desta forma, o CNPJ poderá ser emitido, alterado e baixado concomitantemente com o registro do respectivo ato no cartório, assim como já ocorre com os atos sujeitos a registro nas Juntas Comerciais.

Para isso, foram implantadas diversas melhorias no CNPJ, sendo a principal delas a possibilidade de que os Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas sejam integrados ao processo de análise e deferimento de atos cadastrais do CNPJ, por meio Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresários e Pessoas Jurídicas – REDESIM.

Para viabilizar essa integração, cada Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do Brasil poderá aderir ao convênio já firmado entre a Receita Federal e o Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil (IRTDPJ), mediante assinatura de Termo de Adesão.

Importante destacar que a Receita Federal, por meio da REDESIM, já está preparada para direcionar o deferimento da solicitação CNPJ para Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas de qualquer parte do Brasil, sempre que um novo cartório aderir ao processo integrado de registro, alteração e baixa do CNPJ.

A expectativa é que a partir do próximo mês diversos cartórios em vários Estados já estarão prontos para se conectarem por meio da REDESIM e prestarem esse serviço às diversas pessoas jurídicas no país.

 Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222




Notícias do 12º RC Mec - Competição Motorista Boina Preta


O 12o RC Mec realizou no dia 17 de julho, no Pátio de Formaturas Maj Hélio de Castro, a formatura de entrega da premiação da Competição Motorista Boina Preta. Os melhores motoristas foram: Cb Pettersom (marruá), Cb Vieira (5 Ton) e Cb Julio (Vtr Bld).

A seletiva premiou, ainda, a Subunidade que alcançou o melhor desempenho global na competição. Sagrou-se campeão o 3º Esqd C Mec, atingindo 19 pontos.

Como recompensa aos vencedores, o Rgt disponibilizará cursos de especialização e de atualização nos Batalhões Logísticos da região.

Estágio dos Cadetes da AMAN



O 12º RC Mec realiza, no período de 20 a 31 de Julho, o Estágio para Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada na cidade fluminense de Resende – RJ. No ano de 2015 encontram-se participando do Estágio 2 (dois) Cadetes do 4º Ano do Curso de Cavalaria: Cad Espíndola e Varela, respectivamente naturais de Porto Alegre e General Câmara.  

 Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222




Acidente no Bairro Carvalho

Por volta das 16h30 de domingo (19) uma mulher perdeu o controle do automóvel e colidiu contra uma área coberta na Rua João Pinto da Silva, no bairro Carvalho. Uma menina de 12 anos que estava em baixo da área que desmoronou teve ferimentos leves. A polícia foi acionada, a motorista fugiu do local.

 Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222




A cultura do Happy Hour - por vicentepimentero


Desde que me conheço por gente o termo happy hour, que notoriamente se refere à hora mais feliz do dia, criou-se para exaltar o fim de tarde, o momento de afrouxar a gravata e relaxar na dose de uma boa bebida, petisco e companhia.


Aqui no sul e principalmente nas cidades do interior, o happy hour é um evento, não se entende como momento informal de fim de tarde, onde as pessoas confraternizam numa passada rápida pós-expediente para um bate papo e logo um desprender dos compromissos diários, um momento único para atravessar o portal do descanso e do relaxamento.

Nestas culturas provincianas, ainda as reuniões sociais soam como saraus à moda antiga, eventos genuinamente formais, onde existe o olho exigente da mesma sociedade que julga a postura ou os bons costumes morais, aquele dogma antiquado das velhas épocas. Igualzinho.

É necessário aplicar o happy hour com a índole que marcou a cultura dos navios europeus, que desafogavam seus marinheiros com horas livres para a prática de esportes ou o ócio ao ar livre. Hoje as empresas apostam em proporcionar ambientes holísticos para melhor desenvoltura dos seus funcionários. Para uns a meditação é o mais apropriado, para outros o velho e bom happy hour dos bares sugere um conforto físico e mental, ainda há os que primam pelo condicionamento físico e é nas academias que liberam todas essas energias acumuladas e canalizadas no decorrer do dia.

A essência do happy hour é no pulo rápido a um bar próximo da oficina ou do local de trabalho. É a conversa fora jogada com o vizinho de plantão, o comentar do cotidiano durante a hora do rush, enquanto as pessoas voltam para casa depois de uma jornada árdua de trabalho e dedicação.

O happy hour fica entre o caminho do trabalho e o de casa, jamais o contrário. Existe um intervalo entre as obrigações laborais e domésticas. Esse é o intervalo do Happy Hour, um convite à ociosidade da mente, da alma. Onde por instantes, mesmo em meio à voracidade urbana, damos uma pausa no elementar do nosso físico, nosso bio ritmo, onde deixamos que a apneia da nossa linha cronológica fique um tanto espacial, num trecho inimaginável do nosso tempo, o tempo para o relaxamento, uma lacuna, e, principalmente na maneira de ver, praticar, pensar e viver as coisas. A todos um excelente happy hour!!

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222


Vereadora Miriam Coelho (PT) propõe campanha natalina “Brilha Jaguarão”

Visando incentivar e integrar a população jaguarense com a temática de Natal e buscando atrair a atenção dos visitantes e turistas, ampliando o volume de atrativos em cada ponto comercial e das residências, que a Vereadora Miriam Coelho (PT), contou com a aprovação do Projeto de Resolução Plenária 04, que autoriza o Legislativo a realizar concurso para premiar as melhores decorações de Natal pela campanha natalina “Brilha Jaguarão”.

Conforme os diversos requisitos do Projeto que determina critérios, formas de avaliação e data do concurso, o mesmo será feito em duas categorias: decoração de vitrine de comércio e decoração em residência na área urbana. O julgamento da campanha será feito por uma Comissão formada por representantes do Legislativo, CDL, Secretaria de Cultura e Turismo e imprensa falada ou escrita, seguindo vários critérios para avaliação, entre eles a utilização de materiais ecologicamente corretos que tenham baixo impacto.


De acordo com a Vereadora proponente, o concurso natalino também tem objetivos a longo prazo, estimulando o espírito Natalino, a criatividade da comunidade, além de tornar a cidade atrativa neste período festivo voltado ao turismo.

 Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222