Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 11 de abril de 2017

CARTA DE UM CIDADÃO JAGUARENSE À COMUNIDADE


A sujeira , o pasto e os buracos tomam conta das ruas

Olho o Facebook onde diz " No que você está pensando" e imediatamente me vem à cabeça os 100 dias da presente gestão do município, comandado pelo PMDB que governou por 12 longos anos antes de nosso governo iniciado em 2008.

Lembro à época, de cada ataque dos vereadores e partidos que hoje fazem parte da situação e, olhando o cenário atual da Cidade, não vejo um projeto ou ação que possa indicar o cumprimento das tantas promessas feitas ao povo de Jaguarão.

Então, que ações e projetos tínhamos nós há 8 anos, transcorridos os 100 primeiros dias?

Um Carnaval transformador, a conquista dos recursos para o restauro do Teatro Esperança, a organização do Setor da Economia Solidária, os primeiros passos para implantação de ESFs ( Estratégia de Saúde da Família) nos Postos de Saúde, que há anos era devido à população, reserva de recursos para cumprir com o pagamento dos 45 dias de férias aos professores, as articulações para incluir Jaguarão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) , compromisso  assumido na eleição e que garantiu muitos recursos para Jaguarão e muitos postos de trabalho na Cidade, as providências para comprar logo em seguida o prédio da escola Padre Pagliani, além de garantir a manutenção de todos os serviços de primeira necessidade como limpeza, coleta de lixo e patrolamento de ruas, ademais de providenciar imediatamente a licitação de obra de pavimentação com recursos deixados pela administração anterior e que por ironia, eu mesmo quando vereador, tinha indicado para o Município (calçamento da Menna Barreto). 

Na área da saúde,  ainda nos 100 primeiros dias,  providenciamos um novo local para a Secretaria, saindo de um espaço desorganizado e insuficiente que levava a um atendimento desqualificado para um ambiente amplo e acolhedor a todos os usuários. O mesmo fizemos na área da Assistência Social com o Lar de Passagem, trazendo as crianças e funcionários para um local que lhes desse condições de morar num local digno, no centro da cidade.    

O que vemos nestes 100 dias ao contrário,  é um governo que, infelizmente, só faz o mais óbvio necessário, aquilo da mais absoluta rotina, graças ao fato de termos deixado bons recursos nas contas da Prefeitura.

A sujeira , o pasto e os buracos tomam conta das ruas e o funcionalismo vive de cabeça baixa diante de um governo autoritário e desrespeitoso.

As poucas obras que andam, muito devagar, por sinal, são projetos e recursos conquistados em NOSSO governo.

Lamentavelmente, a estratégia da atual gestão tem sido a de atacar nosso governo e equipe, tentando desconstituir o que conquistamos para nossa Cidade e sem mostrar qual é afinal o "seu" projeto de governo..


José Cláudio Martins
Professor, ex Prefeito de Jaguarão