Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Final de Semana de Festas na LP Eventos



Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208

Fusion - Sexta Chique com Toni Konrath e Banda



Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208

Jaguarão. Ontem, Hoje - Rua das Fontes (Rua Mal. Deodoro) 1845

Esta é a rua que teve o nome mais vezes mudado de acordo com a história. – O primeiro nome, Rua das Fontes, indica a existência de tais fontes nas imediações do cruzamento com a Rua Carlos Barbosa. Esta é uma suposição dos historiadores. Mas podemos atentar para o fato que um grande declive no terreno (como existe atualmente) fazia com que as águas corressem neste trecho e até mesmo dificultando a passagem entre uma rua e outra. É fato que mais de uma vez foram levantados paredões pelos moradores para conter essas águas que por ali corriam e transformavam o local em atoleiros.

Diz a história que a Câmara Municipal autorizou a compra de baldes e correntes, provavelmente para explorar e retirar água das cacimbas existentes nas imediações.

O segundo nome desta rua, ( Rua das Flores –nome este colocado em Abril de 1845) nos remete a existência de flores. Sim por ser uma área com abundância de água, indica uma área ideal para a proliferação destas. Lembro que em várias casas, principalmente, antigas, nos quintais era fácil de encontrar aquela flor chamada “copo de leite” ou “cartucho”. Lembro que eram muito usadas nas datas de “finados”. E era esta flor que predominava nesta área.

É bom lembrar que naqueles tempos, as ruas não se estendiam por mais de cinco ou seis quadras, contadas da margem do rio e que a configuração do terreno era bem diferente da atual. Em alguns lugares as lombadas desapareceram e com a terra retirada, nivelaram depressões existentes em outras ruas. Isso observa-se na altura das janelas de muitas casas que em determinados trechos estão a um metro do solo e em outros a mais de três metros.
Houve então, trabalhos de nivelamento, compensando as diferenças existentes em diversos pontos.

O terceiro nome foi posto em homenagem a D. Pedro II ( Rua do Imperador,- denominação data a partir de Abril de 1868 ), e mais tarde deu lugar ao nome atual: - Rua Mal. Deodoro.

Você sabia? No dia 16 de Janeiro de 1873, o então Presidente da Câmara de Vereadores, “Comendador Azevedo”, comunicou o desaparecimento dos livros de Atas das sessões da própria Câmara. Isso ocorreu durante o período da Revolução Farroupilha. Desta forma, mais de 13 anos de dados sobre a vida de Jaguarão nesta época, foram perdidos.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.
Fontes: Imprensa local. 1971. Bibl. Públ. Mun.

Edição de 08/04/2015  Ano IV nº 207





Coluna Social - Ana Cecília





Edição de 08/04/2015  Ano IV nº 207