Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 23 de março de 2015

MOCHILADA SEM FRONTEIRAS - Buscando os PROPS


Por Guilherme Larrosa

Caso “Central telefônica antiga” resolvido. Depois de muitas indicações, eis que surge a esperança no topo da montanha, na cidade de Salvador do Sul, existe uma central dessas. Dito e feito, peguei o carro e fui checar com a prefeitura local. Além do ótimo estado das mesas, as pessoas foram muito educadas e prestativas.

Esta semana estamos focando em testes de materiais, temos comprado retalhos de tecidos para escolher as peças para compor os cenários e também na caça de objetos em feiras e lojas de doações. Como todo filme, existem alguns “mundos” de personagens que tem uma estética definida, assim fica mais fácil o direcionamento para idealizar esses universos. Nesse filme teremos 2 realidades, duas cidades que dialogam através de uma viagem, porém são cidades bem diferentes, marcadas pela arquitetura, cores e vivência.

Temos como tarefa também, buscar os PROPS, ou seja, objetos de cena, que são especificados no roteiro, por exemplo, o telefone que o fulano fala na cena, ou o maço de cigarros que o ator pega, enfim, tudo que é usado vira PROP. E esses objetos precisam ser bem escolhidos, pois eles tem a carga que o personagem vai carregar durante o filme.

Estamos a quase um mês do início das gravações e ainda falta muita coisa, já encontramos muita coisa interessante, agora é hora de negociar com os fornecedores e recolher o material. Todos os objetos muito bem embalados e etiquetados com diferentes cores, para saber de qual fornecedor veio – porque né? Imagina a zona...


Ontem fui fazer produção em Porto Alegre e consegui comprar um jogo de sofá por uma pechincha no Mensageiros da Caridade, esse tipo de negociação funciona muito bem, pois depois do filme, geralmente esse material comprado é doado para instituições ou comunidades – ou então, quando tem cenas com jantares, almoço ou comida de cena em geral, ou vira um almoço pra equipe ou também é doado para os que não tem nada. No fim, todo mundo se ajuda.

Edição de 18/03/2015  Ano IV nº 204