Um espaço aberto para o leitor

domingo, 1 de março de 2015

E depois do Carnaval, fazendo as pazes com nossa saúde

por vicentepimentero

Não precisa chegar quarta- feira de cinzas para sentirmos uma diferença enorme em nosso bio ritmo e por sinal no funcionamento do nosso corpo, interna e externamente falando. São dias e dias de folias, de caminhada, churrascos, frituras, comidas de rua, e é claro, de abundante álcool e substâncias suspeitas, como as inúmeras marcas de energéticos de procedências desconhecidas. Sendo assim cabe a nós desativar essa bomba relógio de desconforto, desidratação e malemolência que os dias e noites anteriores nos trouxeram, e mergulhar numa bateria de boa alimentação e desintoxicação. Sugiro aqui, algumas dicas infalíveis para um reencontro consigo mesmo, no aspecto físico e mental, logo de equilíbrio. 

Comece a corrida visitando a tabela de sazonalidade das frutas, ali, tudo o que for da estação já dará um colorido na cesta central da mesa de sua cozinha e principalmente na pele e no seu organismo. As frutas ficam deliciosas nuas, cruas, puras. Também se inserem em sucos, sanduíches, saladas e comidinhas mais exóticas e agridoces, quase em tudo. Além de regular a pressão arterial, as frutas evitam despertar inúmeras doenças, além de promover uma faxina completa no estômago e intestino. Paralelamente faça um caldeirão com água fervente e abuse dos vegetais, hortaliças e legumes, embriagados em especiarias e insumos de chá, e tempere a gosto a poção de sua vida. Um sopão destes levanta qualquer defunto da quarta da primeira linha. Lá em casa, a sopa revitalizante, por anos manteve viva a gurizada de inúmeros carnavais desgastantes. 

Aposte nos cereais, ficam deliciosos numa cumbuca da manhã com iogurte natural, açaí e mel, sua purificação e harmonia com o corpo começam a ganhar vida e nova direção ao sistema digestivo. Massas à moda simples, apenas com ervas, oliva e queijo, ajudarão à reconstituição da flora intestinal e darão por sua vez a energia deixada na avenida. Faça bater com ritmo seu coração e fluir o desfile do sangue com maestria de bon vivant da saúde. Sua vodca com energético agora passaram a se chamar água e limão, e sua caminhada agora é para o trabalho ou sua atividade principal, seus reflexos devem ter a mesma destreza que seus passos carnavalescos, sua genialidade para aguentar horas de folia agora voltam a denominar-se rotina, e nessa rotina, cabe um esporte para substituir a academia do samba, na qual você frequentou com pontualidade e dedicação durante mais de quatro noites. É uma corrida contra o tempo, logo mais já está o carnaval de volta. Que o enterro dos ossos, seja apenas um ritual de autoconhecimento, respire fundo, durma, viva.

Edição de 26/02/2015 Ano IV nº201



Espaço do Saci - 10 dias decisivos para o Internacional

Por Marcos Sagrera

Os próximos dez dias serão decisivos para o ano do internacional. Essa afirmação pode ser precipitada, mas se não vencer os dois jogos em casa pela libertadores e não conseguir um resultado positivo no grenal, a pressão, que já está grande sobre o técnico Diego Aguirre, pode se tornar insustentável.
O trabalho ainda está no início como afirmou o presidente Píffero, mas todos sabemos que aqui no Brasil, treinadores são demitidos após três ou quatro resultados negativos. Diego Aguirre já sabia disso quando veio pra cá e já está na hora de definir um esquema e time que comece a jogar para pegar entrosamento.

Na semana que passou, estreou um dos últimos jogadores a chegar ao elenco colorado. Nico Freitas, volante nato, o número cinco de ofício, aquele que guarda posição e protege a zaga. É um jogador discreto, que não aparece no jogo, mas está sempre ali dando suporte aos laterais e aos meias que sobem. É um volante que recupera a bola e entrega aos que melhor sabem o que fazer com ela. A amostragem inicial que tivemos foi contra o fraco time do São Paulo, mas a sua característica, não foge muito do que se viu. Não é um jogador de inventar moda com a bola no pé, faz o simples.

Outra boa notícia é a evolução do meia Anderson que aos poucos começa a ganhar ritmo e a mostrar o seu futebol. Com mais desenvoltura, já mostrou evolução no último jogo e comandou o meio de campo colorado.

O técnico Diego Aguirre parece mesmo que não vai utilizar o esquema sugerido por mim na última coluna, até porque ainda não conseguimos nos encontrar pessoalmente para debater sobre futebol. Já que ele pretende jogar mesmo com laterais, o lateral esquerdo deveria ser Alex. Pode não ter mais o mesmo preparo físico, mas compensa na inteligência e na qualidade técnica, sabe se posicionar e não deixaria a lateral esquerda ser a avenida que é.

O colorado tem excelentes opções no elenco e se tivesse tempo, poderia ser treinada diferentes formas de jogar, infelizmente, não há esse tempo, vários jogadores chegaram no meio e até no final da pré-temporada e um time ajustado não se forma do dia pra noite, apesar da exigência da imprensa e da grande maioria burra de torcedores que se deixam levar por ela. Outra novidade boa foi a estreia de Juan, sempre bem posicionado e inteligente na marcação. A última contratação do primeiro semestre chega essa semana, é o centroavante argentino Lizandro Lopes, com excelente passagem na Europa por porto e Lyon, falarei dele na próxima semana.

Pergunta da semana: Felipão já voltou ao reservado gremista para trabalhar e receber o salário milionário que recebe ou continua procurando explicações para a maior vergonha que já passou segundo ele próprio? Parece que se esqueceu que a seis meses atrás proporcionou a maior vergonha do futebol brasileiro na história.

Edição de 26/02/2015 Ano IV nº201


 

Espaço do Mosqueteiro- Paciência é o Nosso Mantra

Por Santiago Passos

Paciência. Esse é o novo mantra do torcedor gremista. Paciência. Felipão ainda não conseguiu formar um time titular, pois falta qualidade ao elenco tricolor e a cada jogo vemos um jovem da base diferente, tendo alguma chance entre os titulares. A lateral direita é uma avenida por onde os atacantes adversários passeiam com tranqüilidade, pois o Rafael Galhardo não tem disposição nenhuma para a marcação. Nos últimos quatro jogos disputados, duas derrotas em casa, para os times do Brasil-Pel e Veranópolis, jogando de uma maneira apática, sem mostrar força alguma de reação e com o técnico abandonando o campo por vergonha do time. Uma vitória contra o time do Passo Fundo, utilizando um esquema com três volantes, com forte marcação e entrega em campo, parecendo que iria haver uma mudança de atitude nos jogadores, pois quando não se ganha na técnica se ganha na raça. Novo tropeço jogando em casa, com um empate diante do Juventude, um time que tinha a missão de não tomar gol, missão muito fácil essa quando se enfrenta o time do Grêmio. Mais uma vez o plantel gremista mostrou falta de indignação e qualidade para conseguir furar a retranca adversária.

Nas entrevistas do presidente gremista e da direção só o que se escuta é o novo mantra, paciência. Apesar dos pedidos do técnico de que o elenco deve ser reforçado com pelo menos três jogadores de qualidade a direção diz que irá buscar estes jogadores, porém sem cometer nenhuma loucura financeira. Pelo que está se desenhando neste começo de temporada, o único título que iremos comemorar nesta temporada é o pagamento dos títulos bancários em dia. 
 
No próximo domingo teremos o primeiro GRE-nal do ano, contra um time do Inter reforçado com grandes estrelas da noite Portoalegrense e totalmente focado no Gauchão, pois que eu saiba ainda não estreou na Libertadores, e que com certeza terá um pênalti a seu favor, como todos os seus jogos até agora na temporada. Um desafio que só poderá ser superado na raça e na vontade de ganhar da equipe tricolor, já que a diferença técnica entre os dois times é muito grande. Outra vantagem do Grêmio para a partida é de que o jogo será disputado no estádio da Beira-lago, pois apesar do apoio que a torcida gremista vem dando para o time, houve apenas uma vitória em quatro partidas disputadas na Arena do Grêmio.

Mas também temos boas notícias. A primeira é que o Giuliano voltou a jogar após se recuperar de cirurgia e pode ser considerado um grande reforço para a próxima partida. A segunda é que não houve mais venda de jogadores, notícia que estávamos acostumados a dar todas as semanas.
Paciência, paciência.

Edição de 26/02/2015 Ano IV nº201