Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Espaço do Saci - Agora é jogo a jogo

Por Marcos Sagrera

. A rodada do domingo passado deu início ao segundo turno do campeonato brasileiro. O colorado venceu o Atlético Paranaense no Beira-rio e chegou aos vinte e oito pontos no certame nacional. Ocupa a décima posição e está a cinco pontos do G-4.

. Mais importante do que a vitória foi à maneira como que ela veio. O time escalado pelo técnico Argel passou por cima do furacão praticamente os noventa minutos da partida. Ganhou quase todas as dívidas, deu pouquíssimos espaços ao bom time do Paraná e amassou o adversário em seu campo de defesa. O resultado não poderia ser outro, vitória tranquila e justa e que poderia ter tido um placar mais elástico se não fosse às inúmeras oportunidades perdidas incluindo um pênalti perdido por Dalessandro.

. É inegável que o técnico Argel deu uma nova cara ao time. As alterações táticas promovidas pelo treinador mudaram o comportamento e a forma de jogar dos jogadores. As entradas de Nilton no meio de campo, jogando a frente de Rodrigo Dourado deu um enorme poder de marcação ao meio de campo colorado. O guri colorado, melhor jogador disparado na temporada, não mais está sozinho na marcação. Nilton marca, morde no meio campo, não perde uma dividida e ainda sai jogando bem quando tem a bola. Nossos volantes têm características semelhantes, os dois são uns monstros marcando. Tem tranquilidade com a bola nos pés, boa técnica e o principal, a personalidade. São machos dentro de campo e não se abalam com qualquer errinho. Nilton vai dar ainda mais experiência a Dourado.

. Argel recuou Sasha e adiantou um pouco Dalessandro. Esta foi à segunda alteração tática importante. Sasha não é um jogador cerebral, pelo contrário, têm características de atacante. É limitado tecnicamente e meio burro até, joga de cabeça baixa, mas é um leão em campo, cumpre o que o treinador lhe pede e joga pro time. Briga o tempo inteiro. Marca no meio de campo, marca a saída de bola, volta na defesa. E o principal, libera Dalessandro para jogar solto sem se preocupar com a marcação. Mais um acerto do treinador, pois o nosso capitão, não tem mais perna pra isso. Quando a bola cair no pé dele, tem que estar descansado para fazer o que sabe.

. Outro acerto do técnico que vem dando certo foi colocar dois atacantes rápidos e movediços na frente. Valdívia e Vitinho vêm jogando bem e com vontade, ambos se movimentam por todos os lados do ataque e quando roubamos uma bola, temos duas opções de velocidade e qualidade na frente. Espero que o treinador consiga fazer com que se mantenham mobilizados e motivados, pois futebol, sabemos que sabem jogar.

. Um dos problemas que vejo ainda é a mecânica de jogo, mas creio que com o passar dos treinos e jogos, isso tende a melhorar. Outro problema e esse sim não tende a melhorar é Paulão como titular e Rafael Moura virando opção na frente de Lizandro Lopes, além de Geferson que ainda não foi vendido o que vem causando aflição na torcida. Pelo menos um alento, já que Argel pretende manter Paulão, ao menos vai um alento à torcida. O treinador mandou este cabeça de bagre recuperar a bola e entregar para o companheiro mais próximo, ele está proibido de fazer lançamentos.

. Quinta feira temos que seguir ganhando confiança, jogando bem e passar de fase na Copa do Brasil. Nosso campeonato daqui pra frente é jogo a jogo.

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227
 
 
 
 

Espaço do Mosqueteiro - A Glória pode estar na Maratona

Por Santiago Passos

A corda está esticando demais. As últimas atuações do tricolor tem demonstrado que a maratona de jogos está cobrando seu preço. O time do Grêmio não tem conseguido manter a intensidade das suas melhores partidas.

Pela Copa do Brasil, no primeiro jogo das oitavas de final, contra o Coritiba, o time visivelmente jogou administrando a partida, e não fosse o golaço marcado pelo Marcelo Oliveira o empate seria o resultado mais justo. Levamos a vantagem para a Arena, mas não podemos achar que a partida está ganha, pois o Coritiba vem de uma crescente boa e pode complicar nossa vida, é uma final e o time do Grêmio tem que entrar ligado.

Pelo Brasileirão, conseguimos um ponto importante jogando fora de casa. Apesar de enfrentarmos um time mediano como a Ponte Preta, a atuação tricolor foi pífia, uma das piores desde a chegada do Roger no comando técnico da equipe. Falo que o ponto foi importante porque nos manteve na terceira colocação do campeonato e seis pontos à frente do quarto colocado, nos consolidando na parte de cima da tabela. O horário do jogo também não ajudou, uma partida disputada as 11 horas, no calor paulistano, os jogadores já vinham desgastados do jogo no meio da semana, diferente da Ponte Preta que só havia atuado no final de semana. Mas isso não é desculpa, a equipe jogou abaixo do esperado, com muitas lambanças do sistema defensivo, que era um dos destaques da equipe. Ainda bem que a sorte está do nosso lado, duas vezes o poste nos salvou de tomar o gol da derrota, e quando não tínhamos a sorte, pode-se contar com o goleiro de seleção Muralha Grohe. No final da partida Braian Cone Rodriguez desperdiçou uma chance clara de gol, batendo fraco na bola e facilitando a defesa do goleiro Marcelo Lomba. Mesmo assim o resultado foi bom, os deuses do futebol foram justos neste domingo.

Para os próximos jogos teremos o desfalque do nosso capitão Maicon, sentiu uma lesão muscular e deverá ficar no departamento médico por duas semanas.

Veremos como a comissão técnica vai conseguir enfrentar os desfalques que ainda virão pela sequência desgastante de jogos, já que o Roger falou que não aplicará o rodízio de jogadores no time e priorizará as duas competições. 

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227