Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Espaço do Saci - Agora é focar no Brasileirão

Por Marcos Sagrera

Depois de um jogo emocionante na quarta feira passada, o colorado gaúcho conseguiu a classificação para a semifinal da taça libertadores da América. Foi um jogo de acabar com os nervos e com as unhas de qualquer torcedor colorado e também uma partida que no final, acabou matando todos os secadores da aldeia.

O time do técnico Diego Aguirre começou o jogo pressionando e antes dos três minutos já ganhava por 1 a 0 em gol de Juan na cobrança de escanteio e Dalesandro. Sasha cabeceou pra baixo a bola picou e o zagueiro colorado,  que foi o melhor em campo, pulou para fazer o gol que igualava o placar do primeiro jogo. O colorado teria todo o jogo pela frente para conseguir fazer o resultado sem levar para os pênaltis.

 A partir daí o que se viu em campo foi o que ninguém esperava. Até o final do primeiro tempo, os colombianos dominaram o jogo, mantendo a posse de bola no campo de defesa colorado e não deixando o time brasileiro jogar. Sasha foi substituído após levar uma dura pancada no tornozelo. Entrou Valdívia. No primeiro tempo, o meio de campo e o ataque colorado não conseguiam dar sequência as jogadas, fazendo com que a bola voltasse aos pés dos jogadores do Santa Fé. Apesar disso, o time de Bogotá não levou perigo algum ao gol do goleiro Alisson, e assim foi até o final do primeiro tempo


No segundo tempo, o técnico uruguaio acalmou os jogadores e o jogo mudou. O time colocou a bola no chão, Aránguiz e Dourado tomaram conta do meio de campo, Dalesandro passou a jogar aberto pela direita, Valdívia aberto pela esquerda e Lisandro Lopes centralizado. A dinâmica de jogo passou a fluir e as individualidades começaram a aparecer. Foi quando o adversário desistiu de jogar e começou a fazer uma falta violenta atrás da outra. Dois defensores foram expulsos por faltas violentas em Nilmar e Valdívia. Em uma dessas faltas, Nilmar foi substituído por Alex e após a segunda expulsão, o lateral Geferson deu lugar a Rafael Moura. Daí por diante, o colorado se atirou pra cima e o que se viu foi uma pressão avassaladora. No décimo quinto escanteio do colorado no jogo, Rafael Moura se antecipo a zaga e mesmo não tendo tocado na bola, atrapalhou o zagueiro que colocou para o próprio gol, isso aos 43 minutos do segundo tempo. Lisandro Lopes ainda perderia uma chance incrível para fazer o 3 a 0 e matar o jogo de vez. Estamos na semifinal do campeonato mais importante do continente, mesmo não apresentando um futebol de luxo, o time lutou muito, teve muita raça e contou com o apoio de mais de 44 mil torcedores que deram um espetáculo a parte antes, durante e depois da partida. O show de luzes dos celulares combinado com a iluminação da cobertura ganharam os noticiários do mundo. 

Agora temos um pouco mais de um mês antes de enfrentar os mexicanos do Tigres. Até lá é recuperar os lesionados e focar no brasileirão.

Edição de 03/06/2015 Ano VI nº 215