Um espaço aberto para o leitor

sábado, 18 de abril de 2015

Espaço do Saci - Grupo fechado com Aguirre

Por Marcos Sagrera

Começa a se decidir na quinta-feira o futuro do internacional na libertadores da América. O colorado vai a Santiago enfrentar os chilenos da LaU pela penúltima rodada da fase de classificação. O time do chile ainda tem remotas chances de classificação e vai jogar a vida contra a equipe gaúcha. O empate pode ser um bom resultado, vai depender do outro jogo. Mas vale lembrar que time que joga pra empatar na maioria das vezes acaba perdendo.

O técnico Diego Aguirre já tem o time definido, segundo ele mesmo disse logo após o jogo de domingo contra o Brasil de Pelotas pelo ruralito ( Copa do Mundo para o lado azul). O treinador teve praticamente um mês para trabalhar a equipe, testar formações táticas e usar quase todo o grupo de jogadores. Infelizmente nesse meio tempo, tiveram lesões como as de Nilmar e Aránguiz, outros jogadores como Anderson e Réver ainda não estão na sua melhor forma física e aquele que parece ser o nosso melhor lateral direito, não está inscrito na competição.

Um jogador importante para o grupo demonstrou ter evoluído física e tecnicamente no último jogo. Nilton pareceu mais solto e mais veloz , marcou bem e teve boa chegada na frente. Rodrigo Dourado, apesar de não ter ido bem no jogo contra o cruzeirinho, deveria ser titular no Chile.

Infelizmente o treinador colorado não testou Alex na esquerda. Apesar de não ter o mesmo físico de antes, compensa na qualidade e no posicionamento, sendo bem protegido, poderia jogar tranquilamente por ali. Jorge Henrique que caiu nas graças do treinador, deverá começar o jogo ao lado de Dalessandro no meio campo. Nilmar e Sasha devem compor o ataque. A grande dúvida é Aranguiz que voltou a treinar com o grupo apenas na segunda feira. O camisa 20 do internacional e da seleção chilena tem um edema na região do púbis, o que vem comprometendo seu rendimento. Claro, isso não foi dito na grande imprensa azul que prefere falar mal do jogador sem apurar as causas da queda de seu rendimento dentro de campo.

Vocês também não lerão nos jornais e não verão na tv o que dizem os jogadores sobre o treinador. Portanto, como sou bem informado, lhes digo que o grupo está fechado com o técnico e aprovando seus métodos de treinamento e principalmente o fato de o treinador estar dando oportunidade a todos mostrarem seu futebol. Quem se dedica nos treinos, joga, por isso talvez tenham estranhado a ausência de Vitinho nos jogos.

Todos os treinadores têm seus defeitos, seus jogadores preferidos e suas teimosias, mas, se o jogadores, que são os que realmente fazem a diferença, estão aprovando seu trabalho e os resultados estão aparecendo, me parece questão de tempo para o time se acertar e começar a jogar futebol, o que até agora não o fez.


Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208






Espaço do Mosqueteiro - Boa Vantagem contra o Juventude

Por Santiago Passos
O time do Grêmio já está com um pé nas finais do Campeonato Gaúcho. Após uma partida emocionante nas quartas de final contra o time do Novo Hamburgo, onde dominamos o jogo inteiro, tivemos maior posse de bola e em uma lance de bola parada tomamos um gol em uma belíssima cobrança de falta do zagueiro do anilado hamburguense, o time do Grêmio correu atrás do resultado o jogo inteiro, só foi empatar a partida em uma cobrança de escanteio e com uma testada certeira do zagueiro Pedro Geromel.

 No tempo regulamentar o tricolor poderia ainda ter virado a partida e liquidado a conta quando Douglas desperdiçou uma penalidade sofrida pelo Yuri Mamute. Não merecia perder este gol, pois foi incansável organizando o meio campo, dando passes precisos e quando sem a bola, ajudando na marcação. Melhorou muito nosso D10, tenho até medo de elogiar e estragar o homem. Nosso drama começou quando encerrou o tempo normal da partida em empate no placar e a disputa foi ser decidida nas penalidades, uma injustiça com o time que joga melhor, mas ter jogadores que não tremem em momentos decisivos como estes, também é mérito para a vitória. E torcedores gremistas, nós temos os dois requisitos, um time melhor em campo, bem organizado e jogando um bom futebol e jogadores decisivos. As penalidades começaram a serem batidas demostrando que ambas as equipes haviam treinado as cobranças.

Todos os jogadores acertavam, até que o jovem jogador gremista Éverton bate mal, à meia altura, facilitando para o goleiro. O guri estava apavorado. Grêmio atrás do placar nas cobranças. Último pênalti, se o jogador do Novo Hamburgo converte, nosso time está desclassificado e mais um ano sem título do Gauchão. Aí é que entra o nosso jogador diferenciado, que decide o jogo, Marcelo Grohe, justificando sua grife de jogador de seleção, defende a última penalidade com um reflexo incrível, deixando tudo igual e dando mais uma chance de ganhar o jogo. Novas cobranças e mais uma vez Grohe defende e garante a vaga gremista nas semifinais do Campeonato Gaúcho.

A primeira partida das semifinais entre Grêmio e Juventude foi jogada na altitude da Serra Gaúcha em Caxias do Sul, mas a equipe estava climatizada e não sentiu o efeito de jogar muito acima do nível do mar. Conseguiu sair de lá com uma boa vantagem para decidir o jogo de volta na Arena neste sábado. Apesar de não jogar um bom futebol, respeitando demais a equipe do Juventude, Giuliano soube aproveitar a oportunidade que surgiu como um jogador diferenciado e acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro adversário. Braian Rodriguez poderia ter liquidado a fatura depois de passe perfeito do Douglas, mas cabeceou para fora sozinho dentro da área. Com certeza está guardando os gols para a final contra o Brasil-Pel.

Agora o time do Grêmio muda de foco pois tem o jogo de volta contra o Campinense-PB pela Copa do Brasil nesta quarta-feira. A equipe tricolor joga por um empate, podendo até perder por um a zero, 2x1 para o Campinense leva a partida para os pênaltis. O esperado é que o time gremista se classifique sem grandes surpresas, pois a diferença técnica entre os dois times é muito grande, mas é sempre muito difícil jogar contra times brazileiros, porque a arbitragem é muito mais tendenciosa a favor destes.

Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208





Senzala - Oferta de Imóveis em Jaguarão