Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

As coisas que a gente aprende

Por Vicente Pimentero 
Na vida somos instruídos desde bebês sobre as coisas boas da vida, ou nem tão boas, mas sobre aquelas coisas que a gente aprende, por bem ou por mal, e que naturalmente formam nosso caráter. Eu, por exemplo, aprendi a cumprimentar as pessoas desde criança. Lembro que era uma chatice ter que chegar num aniversário ou reunião familiar e ter que cumprimentar um por um, numa volta olímpica de beijos e apertos de mãos e bochechas. Uma ante-sala para sair correndo. Aprendi também que dar bom dia, boa tarde ou boa noite, era uma obrigação moral de boas vindas. Aprendi a me despedir, ao menos do anfitrião, de mandar à merda. Sabe que às vezes nem a isso nos mandam. Deve ser falta de educação. Ou de aprendizado. 

Aprendi a pedir por favor, a agradecer, a respeitar o próximo. Aprendi também a ter paciência, a pedir licença e a dar lugar aos mais velhos, a não atropelar o atropelamento. Mas assim como a gente aprende, desaprende também, pois quando a música da vida não tem harmonia, você conta até 10, respira fundo, e não vira um primata por causa da falta de educação e respeito dos demais. Dizia Sartre "o inferno são os outros". Os outros são aqueles que não compatibilizam com tuas normas de comportamento e convívio social. 

Se há uma coisa que me deixa puto da cara é chegar a um estabelecimento, dizer bom dia, e as pessoas te ignorarem como se o errado fosses tu. Juntar o meu próprio lixo durante quadras até achar um lugar apropriado e ver um incapacitado social jogar qualquer papel no chão. Tem coisas que se aprendem e coisas que querem se aprender. Neste mar morto de inúteis e incapacitados a lei da vida, basta educar os nossos, passar adiante aquilo que nos é importante. Educação deixa o ar mais leve e as silhuetas da convivência dançam uma valsa de compreensão e respeito. As coisas que a gente aprende, beber muita água, pôr limão em tudo, praticar caminhadas, fazer muito sexo, e principalmente, colaborar para que as mazelas do corpo liberem teus Chacras para que fluam as boas vontades do teu corpo, da tua mente, da tua alma, tudo dicas que aprendi no decorrer da vida para uma boa saúde. Menos televisão, mais leitura, mais imaginação. As coisas que a gente aprende podem ser horríveis, vá saber quem as ensina, ou se as ensina. Basta viver, observar, dialogar, escutar, contemplar. Morreremos sem saber tudo, mas enquanto vivamos façamos daquele ditado a maior verdade da nossa existência, "vivendo e aprendendo". A todos uma bela semana de aprendizados.

Edição de 21/01/2015 - Ano IV nº 198



Escola de Samba Aguenta Se Puder traz o mundo encantado das crianças para a avenida


“Abre o Baú da memória\ pega um brinquedo e imagina\ príncipes princesas soldadinhos bailarinas\ no mundo de fantasia ser criança é sonhar ... “O trecho do samba enredo da Escola de Samba Aguenta Se Puder já dá uma mostra do que a entidade está preparando para o Carnaval 2015. Com o tema O Mundo Encantado do Aguenta, Uma Criança de Sonhos, Brincadeiras e Travessuras, idealizado pela carnavalesca Nicole Vougan, a Escola promete ir atrás do tão almejado título de campeã.

A Escola completa 49 anos de existência e já se prepara para comemorar os cinquenta em 2016. “Revendo atas e livros de anotações que estão em posse de membros antigos, resgatamos uma ata que registrou o a primeira diretoria e o primeiro desfile do Cordão Aguenta se Puder, no qual define que em 2016, a escola de samba encravada em meio aos cerros da Pólvora e Irmandades fará seus 50 anos na avenida do samba” conta o presidente Luciano Terra.

A entidade adentra na Avenida em 2015 com 250 componentes, divididos em oito alas, a princípio, pois segundo o presidente há possibilidade da criação de mais uma ala. “Ainda temos tempo para fazer algumas alterações”. Também são quatro carros alegóricos e uma alegoria.

À frente da bateria, a madrinha Sulaine Ribeiro comandará o espetáculo. Ela que foi a Rainha do Carnaval ano passado, possui muita beleza e samba no pé, o que irá abrilhantar ainda mais o espetáculo da Azul e Branco.

A nova diretoria assumiu a escola no dia 23 de dezembro do ano passado. Luciano ressalta que os desafios são muitos, mas que o prazer em trabalhar pela escola do coração é maior. “Não está faltando empenho e dedicação para colocarmos na avenida uma Aguenta se Puder a altura dos anos anteriores e como consequência da técnica do carnaval, ganharmos o titulo muito almejado por nossa comunidade Azul e Branca, mas o desafio principal da Aguenta se Puder será resgatar a cultura do samba de raiz que é um dos pilares e berço de carnavalescos e sambistas, manter a escola de samba viva o ano inteiro, com a participação ativa da comunidade, simpatizantes e principalmente, de sambistas quem tem na alma um compromisso de paixão com o samba e com o carnaval. Pois o maior capital de uma escola de samba não é seu patrimônio material, mas sim, suas pessoas, que fazem milhares de corações carnavalescos pulsarem, como a marcação de um surdo”.

Quem quiser fazer parte do desfile deve procurar a Mari (Diretora de Carnaval) ou a Nicole Vougan (Carnavalesca) nos ensaios e fazer o cadastro. Luciano salienta que restam poucas vagas para as alas e que os interessados devem se apressar. Os ensaios da Aguenta Se Puder acontecem de quarta a sexta a partir das 21h45 na tradicional quadra de ensaios no Bar da Dadá.

Edição de 21/01/2015 - Ano IV nº 198