Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Greve de Fiscais Agropecuários congestiona Porto Seco de Jaguarão


Uma grande fila de caminhões se formava nesta tarde de 30 de setembro no acostamento da BR 116, enfrente ao portão de entrada no Porto Seco de Jaguarão. Conforme informações dos usuários o fato se deve à lotação da capacidade do terminal em alojar os veículos devido ao acúmulo de cargas sem liberação devido à Greve dos Servidores do Ministério da Agropecuária e Abastecimento (MAPA). 

De acordo com o Sindicado Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), as perdas salariais decorrentes da inflação, além da falta de concurso públicos para área, são responsáveis pela paralisação. O salário médio de um fiscal agropecuário federal com dez anos de carreira, conforme o portal de transparência do servidor público, está atualmente na casa dos 17 mil reais.

A situação preocupa bastante as empresas envolvidas no Comércio Internacional além dos transtornos para os usuários diretos dos serviços da Elog, concessionária do Porto,   como caminhoneiros, despachantes aduaneiros, empresas transportadoras.  

Além disso causa preocupação também a segurança no trânsito da rodovia no trecho em que há a aglomeração dos caminhões no acostamento. 

Em breve , a reportagem do Jornal Meridional colherá maiores informações sobre a situação.  






 

Prefeito de Jaguarão Cláudio Martins é absolvido em processo de promoção pessoal

foto Fernanda Barbier

Processo envolveu a distribuição de um material informativo de governo em 2011

Por dois votos a um os desembargadores integrantes da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado julgaram improcedente o processo movido pelo Ministério Público contra o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins. Com a decisão do dia 17 de setembro de 2015 o prefeito foi absolvido do processo que o acusava de ter gasto verba púbica para promoção pessoal. A decisão do Tribunal afirma que ao contrário da denúncia, denota-se o caráter pedagógico, de transparência e de prestação de contas no material.

A denúncia contra o prefeito envolveu a distribuição de um informativo de sua primeira gestão no governo municipal, no ano de 2011. A acusação era de que os R$ 5,7 mil investidos para a confecção de 15 mil exemplares, teriam sido utilizados em proveito próprio. Na época da denúncia Martins afirmou que o Executivo solicitou orientação jurídica a órgãos de consultoria que possuem credibilidade e atendem vários municípios do Estado do Rio Grande do Sul e que as informações divulgadas no material informativo foram uma compilação de notícias de jornais locais, regionais e estaduais.

Ainda conforme o prefeito o objetivo foi produzir um material de caráter informativo, onde foi feita uma prestação de contas, em um material informativo pedagógico, para que a população tivesse conhecimento sobre os investimentos que estavam sendo aplicados no município e também sobre o que estava sendo projetado.

No último dia 17 de setembro a decisão do Tribunal foi de que não existe nenhuma fraude na conduta do prefeito Cláudio. Ainda conforme o acórdão “as testemunhas de acusação inquiridas no feito, formada por vereadores da oposição, sequer foram uníssonas em afirmar os elementos de sucessão no cargo eletivo, e não indicaram o envolvimento direto do prefeito e sua verdadeira pretensão na veiculação das matérias jornalísticas”.

Outro ponto destacado na decisão foi que o período do ocorrido também fragiliza o argumento do proveito pessoal político direto, ou até indireto, já que não se tratava de ano eleitoral. Em relação à avaliação das imagens contidas no material foi colocado na decisão que ao se identificar cinco imagens que poderiam ser questionadas em um universo de 100, percebe-se que há uma preocupação maior de informe publicitário do que promoção pessoal.

Ao receber a notícia o prefeito Cláudio afirmou que sempre esteve tranquilo em relação ao fato e mais uma vez afirmou que o objetivo foi de prestar contas à comunidade. “Nosso objetivo sempre foi o de informar a comunidade, o que é um direito da população, que deve ter o conhecimento dos investimentos que estão sendo aplicados e do que está sendo projetado. Toda a produção teve acompanhamento de uma jornalista e de um designer gráfico que integravam a equipe do governo, diminuindo significativamente os custos, já que em diversos municípios esta produção é terceirizada”, observou Martins destacando ainda que a confecção de boletins informativos é uma prática utilizada em diversos órgãos em todo o país.

Considerando que a sentença não transitou em julgado ainda cabe recurso contra a decisão.


Espaço do Saci - A esperança é a bola aérea

Por Marcos Sagrera

. Faltando dez rodadas para o final do campeonato brasileiro, o internacional ocupa a sétima colocação no certame com 41 pontos. O time está a quatro pontos do G-4, mas não parece ter como reunir forças para alcançar a vaga a libertadores. Com um futebol pífio que vem apresentando não dá pra se esperar muito além de ficar no meio da tabela.

. Mesmo com os desfalques de Dale e Sasha, peças fundamentais para o encaixe e equilíbrio do time, o treinador poderia fazer o time render mais se fizesse as substituições corretas. Não é o que se vê a cada jogo. O técnico Argel ainda não se deu conta que não está mais treinando o figueirense. Segue com uma postura covarde em todos os jogos, acumulando volantes e deixando Vitinho e Valdívia morrerem de fome no ataque.

.Para o jogo decisivo na Copa do Brasil, ele poderia escalar Anderson e Alex juntos no meio de campo, pois nenhum deles tem condições de ser o armador sozinho. Nem Dale teria como exercer essa função sem ter ninguém ao seu lado um companheiro para dividir as ações.

. Dourado, Nilton, Alex e Anderson seria a formação ideal. Valdívia e Lisandro na frente, mas duvido que faça isso, o treinador provavelmente entrará com Wellinton Martins, posicionando o time todo atrás e atacando apenas com dois jogadores, o que torna a vida de qualquer defesa adversária uma barbada, pois o meio de campo colorado com esses três volantes, tornasse estático e ninguém aparece de surpresa para chegar a frente e auxiliar os atacantes.

. Marcar o time do Palmeiras com três,quatro ou cinco volantes não adianta de nada, pois é um time ofensivo que presa pela posse de bola e posicionando-se atrás, os paulistas jogarão a vontade emesmo quando recuperemos a bola, não teremos para quem tocar, pois todo o time estará recuado, será um jogo de ataque contra defesa. Se não for para colocar esse meio campo que citei acima, então que coloque Bertotto no lugar de Wellinton, pois de qualquer forma, jogaremos por uma bola e este guri é bom na bola aérea e marca mais que Wellintom.

. Só espero que ele não entre com Rafael Moura de centroavante e sacrifique mais uma vez Lizandro Lopes, colocando este longe do gol e tendo que marcar o lateral. Quando estão em campo, Vitinho e Valdívia recebem todas as bolas na fogueira, de costas para o gol e tendo que se livrar na individualidade dos volantes e zagueiros adversários, com pouca ajuda do meio de campo que não se movimenta, pois não é das características desses jogadores.


. Jogaremos por uma bola e está será em lances de faltas contra o gol adversário. É uma triste realidade para a grandeza do nosso colorado. Mas em futebol, tudo pode acontecer, e talvez com raça e brio e jogando como homens quem sabe poderemos sair de São Paulo classificados.

Edição de 30/09/2015 Ano VI nº 232



Espaço do Mosqueteiro - É essencial muita concentração

Por Santiago Passos

Garantimos mais três pontos jogando em casa contra o Avaí, uma vitória importantíssima para continuar na briga pelo título do campeonato brasileiro e não deixar os líderes se distanciarem. O time do Grêmio foi prático, matando o jogo no começo com uma ótima atuação do Giuliano e de Pedro Rocha, que merece ser titular neste time do Grêmio.

Faltam dez rodadas para o final do campeonato e trinta pontos para serem disputados. De acordo com projeção feita pela comissão técnica com mais doze pontos o time garante vaga direta para a copa Libertadores do ano que vem. A disputa da competição continental é muito importante para a arrecadação e os planos da próxima temporada, pois a compra da gestão da Arena deve se concretizar ainda neste ano e o dinheiro que entrará com a bilheteria dos jogos do campeonato mais importante da América do Sul deverá gerar um alívio financeiro ao time e oportunidades maiores de investimentos para fortalecer a equipe.

Por esse motivo, Roger sempre escala o que há de melhor disponível entre o grupo de jogadores.

Na quarta-feira acontece contra o Fluminense o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil na Arena do Grêmio. Após um empate sem gols no maracanã, o time do Grêmio precisa de uma vitória normal contra o Fluminense, que acabou de rescindir com Ronaldinho, a maior contratação do time no ano, após apenas três meses de contrato e pouquíssimas partidas disputadas. Mais um vexame envolvendo a família Assis dando mostras de que R10 virou ex-jogador.


A partida desta quarta-feira tem que ser jogada sem falhas e com muita concentração pelo grupo de jogadores gremistas, pois um gol tomado em casa pode ser fatal, pois apesar da má fase do time carioca, eles contam com bons jogadores e com um novo técnico que sempre é motivação para quem está em campo. A Copa do Brasil é a maior chance de conquistarmos um título este ano e coroar o bom trabalho feito pela comissão técnica e pela diretoria gremista no segundo semestre da temporada de 2015 pois apesar de haver chances matemáticas de título pelo brasileirão a realidade é bem diferente já que o Corinthians corre a passos largos na frente dos outros times com a ajuda que consegue da CBF e da Globo.

 Edição de 30/09/2015 Ano VI nº 232