Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Jaguarão - Andamento obras pavimentação 44 quadras


A reportagem do Jornal Meridional conferiu nesta terça -feira (23) o andamento das obras de pavimentação - 44 quadras - realizadas pela Bripav

Após a finalização da pavimentação da Rua Carlos Alberto Ribas entre Uruguai e Mauriti, a qual ainda irá receber as obras de acessibilidade, está sendo realizada a colocação de meio fio na Rua Venâncio Aires entre João Azevedo e Mauriti.

A Rua João Azevedo entre Menna Barreto e Cel. de Deus Dias já está recebendo pavimentação. Nesta mesma rua, entre Cel de Deus Dias e Odilo as obras são de drenagem.

A drenagem também está sendo realizada na Rua Barbosa Neto entre Uruguai e Mauriti.

Obra de calçamento em Jaguarão é referência para empresários peruanos


A agilidade das obras de calçamento em Jaguarão, a partir do uso da máquina pavimentadora, chamou atenção de empresários peruanos que pretendem implantar, no Peru, o uso da tecnologia de origem alemã. Os representantes da empresa cimenteira Pascamayo, que produz blocos e pretende ampliar o trabalho para a área de pavimentação, estiveram em Jaguarão na última semana e acompanharam o trabalho realizado na Rua Carlos Alberto Ribas, o qual já foi finalizado.
De acordo com Oscar Schimitt, representante da empresa Saur, a qual comercializa com exclusividade a máquina no mercado brasileiro, no Peru o trabalho de assentamento dos blocos é todo manual e o objetivo da visita do grupo foi conhecer de perto o funcionamento da máquina e o quanto ela traz benefícios para as obras.
Ainda conforme Schimitt o uso deste maquinário no Brasil é recente, com apenas quatro anos. A empresa BRIPAV, que está executando as obras de pavimentação em Jaguarão, faz uso da máquina há dois anos. No momento além da cidade de fronteira, a empresa está executando, na região sul, obras em Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Canguçu e Rio Grande.

Os representantes da empresa peruana Ely Hirahoka, Mario Grados e Tito Inope foram recepcionados também pelos engenheiros da Prefeitura e fiscais da obra, André Timm e Andressa Afonso, pelo secretário adjunto de Serviços Urbanos, Paulo Khader, pelo diretor técnico da empresa BRIPAV, Sandro Paim e demais integrantes da equipe de pavimentação.
Saiba mais:
Andamento das Obras: De acordo com a empresa BRIPAV, após a finalização da pavimentação da Rua Carlos Alberto Ribas, que ainda irá receber as obras de acessibilidade, será realizada a colocação de meio fio na Rua Venâncio Aires.
Segundo o cronograma a previsão é de que o trabalho que envolve as obras de pavimentação tenha continuidade nas Ruas Barbosa Neto, Coronel de Deus Dias e Mauriti.
Geração de trabalho e renda: Conforme as informações da empresa que está executando as obras de pavimentação apenas 3 trabalhadores são da cidade de Ijuí, sede da empresa. Após um período de treinamento, a empresa já conta com 22 trabalhadores da cidade de Jaguarão, o que significa que além dos benefícios de infraestrutura, as obras de pavimentação também contribuem com a geração de trabalho e renda para diversas famílias jaguarenses.
Departamento de Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

Ações de prevenção ao Aedes Aegypiti contarão com mutirões de limpeza nos bairros de Jaguarão


A partir deste sábado (27) a Prefeitura de Jaguarão juntamente com a COOADESPS dará início aos mutirões de limpeza nos bairros. De acordo com o secretário de Saúde, Celso Caetano, o trabalho integra as ações de prevenção ao Aedes aegypiti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Conforme o cronograma definido os primeiros locais que irão receber esta ação serão o bairro Vencato e parte da Fundação Carlos Barbosa (quadrante das Ruas Uruguai, Humaitá, Claudino Echevenguá, Silveira Martins e Rosalino Lopes de Moura). “A partir das 8h estaremos circulando nestes bairros e recolhendo diversos materiais recicláveis, que podem se transformar em criadouros do mosquito, como por exemplo, garrafas pet, latas de tinta, vasilhas, copos, entre outros”, conta Celso Caetano.
Sobre este trabalho de recolhimento o secretário explica que as pessoas podem deixar estes materiais, na rua, em frente às residências, que a equipe de limpeza estará fazendo a coleta. “Não vamos entrar nos pátios para retirar objetos, por isso pedimos a colaboração da população neste processo. Claro, que há exceções e em alguns locais, que tenham sido alvo de denúncia, nossa equipe vai realizar esta vistoria”, diz Celso garantindo ainda que os mutirões de limpeza terão continuidade durante a semana em outros bairros da cidade. “Vamos estar divulgando, pela manhã nos meios de comunicação, a data e o horário em que estaremos em cada bairro. Já temos o roteiro de bairros definido, porém as datas dependem da demanda e do ritmo de cada local”, complementa.
Ainda em relação ao trabalho contra o Aedes aegypiti, Caetano ressalta que até o mês de maio os agentes comunitários de saúde seguem realizando as visitas nos bairros, oportunidade em que estão sendo feitas diversas orientações sobre o tema à população.
Saiba mais:
Roteiro dos próximos locais que receberão os mutirões ( sem datas definidas):
1.      Bela Vista e Martins
2.      Vila Branca, Patacão, Lucas, Prenda e Boa Esperança.
3.      Cerro da Pólvora
4.      Cerro das Irmandades
5.      Pindorama
6.      Sagrada Família e Vila Dias
7.      Kennedy e Indianópolis
8.      Germano
9.      Carvalho
10.  Centro
O que será recolhido
Garrafas Pet, Latas, vasilhas, copos, embalagens plásticas, latas de tinta, baldes, bacias, pedaços de lona, embalagens longa vida, pneus, eletrodomésticos (computadores, televisor, ventilador, geladeiras, etc.).
O que não será recolhido
Folhas e Galhos, entulhos de construção, telhas, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e móveis velhos (colchões, sofás, guarda-roupa, armários, etc.).
Coleta Seletiva: É importante destacar que a COOADESPS irá participar do mutirão de limpeza nos bairros, na parte da tarde e pela manhã segue realizando a coleta seletiva normalmente, conforme o seu cronograma.