Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Orquestra Juvenil del Sodre de Montevidéu, celebra seu aniversário no Theatro Esperança



O Consulado do Uruguai em Jaguarão comunica que no marco dos festejos comemorativos do quinto aniversário e dos 20 anos do Sistema de Orquestas Juveniles Infantiles, a Orquestra Juvenil do SODRE, vem realizando uma grande gira Nacional oferecendo concertos durante o ano de 2016 nos distintos departamentos do país, assim como nas cidades limítrofes do Brasil.

De sua agenda, se destaca, para esta comunidade da fronteira, a apresentação que se levará a cabo no dia 13 de maio do corrente no “Theatro Esperança” de Jaguarão, as 20:00  horas. A entrada é gratuita e os convites limitados a 500, podem ser retirados na Secult e na sede do Consulado uruguaio em Jaguarão. 

Nsta oportunidade, sob a Direção artística do Maestro Ariel Britos, apresentar-se-á  un grupo conformado por talentosos jovens músicos uruguaios, cujas idades oscilan entre os 10 e 27 anos, os quais participam da gira denominada: “ La Juvenil en todo el país”.

Se destaca que no marco de um programa de intercambio, de atuações conjuntas e realização de oficinas, estarão irmanada a mencionada orquestra, com a Orquestra Jovem do Río Grande do Sul.

Esta integração de ambas orquestras se baseia numa importante premissa: a música é uma ferramenta que permite transitar num caminho que brinda oportunidades a crianças e jovens em situacões socioeconômicas precárias. Portanto, se depreende desta concepção que ambas orquestras perseguem essencialmente um objetivo social.

De fato, suas atuações permitem , em nivel individual, a vivencia de experiencias que melhoram suas qualidades técnicas, e a nivel do coletivo, aproximam a música clássica ao interior do país, transformando esta atividade em algo fermental. que vai mais além das fronteiras. Nesse sentido se pretende criar uma relação academica permanente a nivel do Mercosul, que estreite ainda mais os laços existentes.