Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Coluna Gente Fronteiriça - O Cavaleiro da Flor

Por Jorge Passos

De Camões a Fernando Pessoa, nós somos resultado dessa peregrinação longínqua de combates e de glórias, de afirmação do bem contra o mal.”. E mesmo na era cibernética, No mundo digital, no holograma, ali está São Jorge, triunfante, lá na frente de todos nós! É a pipoca da pororoca da imaginação!”  

Estes versos fazem parte da música Líder dos Templários dos quatro Jorges, Vercilo, Mautner, Aragão, Benjor. 

Como definir melhor esta figura do Santo Protetor, Oxóssi da mata na mitologia de matriz africana, presente na vida do povo brasileiro, acima das religiões, imerso em seu imaginário? “E todo imaginário tem valor, e pode transformar este cenário, a mente criadora é um dom maior, daqueles que são revolucionários.”

Mesmo aqueles mais críticos hão de concordar que o cenário de nossa cidade foi transformado nos últimos dez anos. Em fevereiro, fui convidado por uma amiga, formanda em Letras da Unipampa, para cerimônia de colação de Grau que ocorreu no Ginásio da Integração. Também recebiam o tão sonhado diploma alunos dos cursos de História, Pedagogia e Turismo. No recinto completamente lotado, formandos de toda a parte do estado e alguns de fora do RS com seus familiares e amigos. Quem imaginaria isso em Jaguarão? O Projeto de Expansão e Interiorização do Ensino Superior implantado por Lula, continuado e fortalecido pela presidenta Dilma ampliou o acesso à Universidade. Podemos considerar que Jaguarão se transformou num Polo Educacional, com a Unipampa e a implantação do Ensino Técnico Federal por meio do IFSul. 
 
Num estudo, recentemente publicado pelo Senado Federal, “A despesa federal em educação: 2004-2014” mostra que os recursos aplicados na área aumentaram 285% nos últimos dez anos e esta é a despesa que mais cresceu no país. Claro que ainda falta maior investimento, principalmente, na valorização salarial dos professores. Situação que deve ser melhorada com os recursos advindos do Pré-Sal. 
 
A Unipampa também nos permite desfrutar da presença de professores renomados em nosso meio. No sábado assisti à magnífica palestra do especialista em Arte, professor Clóvis da Rolt, sobre o Nu na História da Arte. Foram quase três horas que passaram sem monotonia. A atividade fazia parte da programação da II Semana da Diversidade Sexual de Jaguarão, a qual teve um momento marcante, no domingo, quando do encontro da Parada LGBTTT e o desfile de Tradicionalistas na Avenida 27 de Janeiro. Dividindo o mesmo espaço num ambiente de tolerância, respeito e diversidade, palavras estas, que devemos cultuar sempre mais, se quisermos uma sociedade rumo a uma civilização mais evoluída. 
 
Escrevo na manhã ensolarada de um outono travestido de verão, neste feriado em memória a Joaquim da Silva Xavier, um brasileiro guerreiro que fez história, herói da Inconfidência Mineira, o Tiradentes. Sacrificado por defender o país da exploração colonial. A sua luta pela independência e autonomia do Brasil continua. Apesar dos “Silvérios dos Reis” entreguistas, avançamos em conjunto com a América Latina, cada vez mais soberanos frente ao Império do Norte.

Até aonde irá esta seca? Dois fenômenos me intrigam. Nunca vi tanto aguapé no rio Jaguarão e proliferação de grilos. Notaram? Salve Jorge!


Edição de 22/04/2015 Ano VI nº 209

 

Coluna Gente Fronteiriça - Breve História da SIC

Por Carlos José Maninho

Seu nascimento dá-se em 16 de fevereiro de 1987, alimentada pelo desejo de alguns ativistas culturais em acordar a cidade para a sua riqueza cultural, incluindo seu patrimônio tanto material e imaterial. Destaco aqui o trabalho do Maestro Jarbas Taurino, que na época lançara um manifesto de chamada a todos que comungassem da ideia de revitalização cultural. E de inicio, com a criação do Coral Independente, Jarbas Taurino fica em Jaguarão até 1989, militando firme na construção desta entidade, juntamente com a Professora Eloisa Timm, outra entusiasta pela Cultura e Educação além de outros abnegados ativistas, que não citarei aqui para não deixar de fora nenhum nome. Taurino, hoje, reside e trabalha em São Paulo como Professor Universitário e Maestro. Eloisa faleceu em 2010, mas nos deixou um legado muito importante, além de filhos que nos brindam constantemente com sua arte maravilhosa de compor, tocar e cantar.

Numa conjuntura em que a cidade ainda respirava os ventos de tempos ditatoriais, que aos poucos vai se dissipando, porém, do ponto de vista governamental, ainda precisou andar alguns anos para que este setor absorvesse a ideia de ajudar a acordar culturalmente esta cidade que estava adormecida. A SIC já havia nascido com este propósito, influenciada também pelos ventos do Projeto Jaguar que agitou a cidade no comecinho dos anos 80. Em 1985 tivemos, na cidade, a primeira eleição direta do Executivo, depois da ditadura (Jaguarão era considerada Zona de Segurança Nacional, e não havia eleição de gestores). Surgiu o primeiro Coral Municipal sob a regência do Maestro Jarbas Taurino, afastado de suas funções por pressão de cunho político em função de suas ideias. Não por acaso, dois anos depois surge a SIC e seu Coral Independente.

Desta data em diante a entidade vem se fazendo ouvir através dos mais variados eventos culturais. Recebeu, na época, o título de Utilidade Pública Estadual e Municipal pelas seus objetivos culturais. Também foi a primeira entidade na cidade a estar cadastrada na primeira Lei de Incentivo à Cultura (em 1988). Promotora de Projetos como Jaguararte (92-93; 2005, 2006, 2007 e 2009), aguardando a reinauguração do Teatro Esperança, possivelmente no próximo mês de junho, para seguir adiante. O Coral Independente (se manteve até 90), o grupo Cênico Contranestesia (onde a peça “Nuestra América” ficou entre os cinco melhores trabalhos do teatro amador do RS em 95); os tradicionais Seminários Sócio-Culturais e outros internacionais, vale dizer num período quando não existia a Unipampa em Jaguarão. Destaca-se ainda a Mostra “Canto do Jaguar”, já com três edições, no qual foi lançado um CD do 2º Canto (1º CD de um evento de Jaguarão). Além destes, promovemos exposições, colóquios, Lançamentos de livros e CD's e estivemos presentes em vários eventos realizados por outras entidades privadas ou públicas.

A SIC tem se destacado por envolver em alguns de seus eventos artistas e escritores do Brasil, Uruguai e Argentina. Tem sido parceira em vários eventos que envolvam artistas e escritores de Jaguarão. Nesta última gestão, estivemos à frente do Lançamento do CD Singular, na Biblioteca Pública (2013), do livro “Sobre amores e outras utopias” de Martin Cesar, e ainda em 2013 protagonizamos o 1º FALA (Feira Alternativa de Literatura e Artes). Em 2014 lançamos o Show Solamente Yo, de Jarbas Tauryno, e promovemos os Shows de Pedro Munhóz e de Paulo Renato. Participamos do evento de Descomemoração do Golpe de 64, além de participar como coorganizador do 7º e 8º Sarais Poéticos, bem como da Feira Binacional do Livro.

Hoje a SIC esta situada no Prédio histórico do Círculo Operário de Jaguarão. Todo sócio é um incentivador cultural, por isso, para que esta entidade continue atuando firme neste caminho, sua colaboração é muito importante. Com apenas uma anuidade, hoje de R$20,00 o sócio vem ajudando a cultura em nosso município.

Fica o convite para todos os amantes da cultura participarem da Assembleia Geral a ser realizada no Auditório do Círculo Operário, às 19 horas, do próximo dia 30.

Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208






Coluna Social com Vânia Baucke - Aniversário de 29 anos da APAE Jaguarão






Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208