Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Música e Arte na Matriz do Divino nesta terça-feira


Espaço do Saci - Inter busca melhor formação

Por Marcos Sagrera

O Internacional segue o período de pré-temporada neste janeiro quente em Porto Alegre. Deixou a serra gaúcha depois de dez dias de treinamento em Bento Gonçalves e depois foi até Caxias onde enfrentou o Juventude no primeiro amistoso do ano. Venceu por 3 a 1 e depois seguiu para o Ct do parque gigante para dar continuidade aos trabalhos.

Na última sexta-feira realizou o segundo e último amistoso da preparação. O jogo contra o time ucraniano do Shaktar Donetsk foi um excelente teste para o time de Diego Aguirre. Esse time que disputará as oitavas de final da Champions League contra o Bayern de Munique, é uma grande equipe. Só para se ter uma ideia, o ataque reserva é formado por Bernard e Wellington Nem. Jogando com quatro zagueiros na defesa, o treinador deixa livre os outros jogadores para jogar futebol. E eles não só jogam em alta velocidade e habilidade, mas também marcam, todos eles.

Com um meio campo com Fernando, Fred, Douglas Costa e Alex Teixeira, praticamente o erro de passe não existe. Com Taison jogando um pouco mais a frente e Luis Adriano de centroavante, o time joga um futebol moderno, de movimentação, de ocupação de espaços, onde todos jogam com uma intensidade impressionante e com o fator principal que é o entrosamento desta equipe que joga junto há muitos anos.

Digo isso tudo porque apesar de não ter ido bem nos outros amistosos, esta equipe veio ao beira-rio disposta a vencer e começar de verdade a preparação para enfrentar os alemães. E foi muito bom o colorado ter enfrentado uma equipe desse nível. Não enfrentará um time desses aqui no Brasil e muito menos na libertadores, existe um oceano de diferença entre o futebol que se joga aqui e o futebol jogado por esse time, que é um time médio da Europa.

O técnico Diego Aguirre iniciou o jogo com Nilton e Willians de volantes e Aranguiz mais a frente junto com Dalessandro. O meio campo não se encontrou, creio que muito mais pela falta de ritmo de jogo e pela condição física dos jogadores do que pela formação. Dale não jogou nada e perdeu lances que não está acostumado a perder. Os volantes de marcação não encontraram o melhor posicionamento e deixaram espaços na defesa. O melhor do time colorado foi o chileno, que ainda assim, perdeu uma bola boba e deu origem a um dos gols. No ataque o melhor foi Nilmar, que parece ter achado seu lugar jogando como centroavante. Mostrou rapidez nas jogadas individuais, fez tabelas em velocidade e teve boas conclusões. O lateral direito Leo parece ser bom jogador, mas eu iniciaria a temporada com Winck de titular. Não tem nada definitivo e o técnico Diego Aguirre continuará buscando a melhor formação. No próximo domingo, Réver e Vitinho já estarão a disposição e aí começará a se ter uma noção de concepção de time.

Edição de 21/01/2015 - Ano IV nº 198



Espaço do Mosqueteiro - Testes Finais do Elenco Tricolor

Por Santiago Passos


Acabaram-se os testes para o time do Grêmio. Após um jogo-treino contra o Gramadense (vitória de 2x0), e dois jogos amistosos (empates em 2x2 contra o Novo Hamburgo e 1x1 contra o Cascavel) Felipão deu mostras de que ainda não se decidiu pelo time que será titular neste sábado na estréia do Gauchão no jogo contra o União Frederiquense.

No geral, o time não jogou bem nestes amistosos, podia-se perceber que os jogadores gremistas estavam jogando em ritmo de treino, enquanto os times adversários jogavam como se fosse final de copa do mundo. Mas estes jogos foram proveitosos para que o técnico gremista pudesse observar várias opções para o time. Infelizmente, o esquema com dois centroavantes, Barcos e Moreno, não deu certo, o time ficou muito pesado, com pouca mobilidade e abusando dos cruzamentos para a área. A boa notícia é o volante Araújo, possuidor de bom passe e boa saída de bola, que deverá começar como titular já que dois jogadores importantes nessa posição desfalcam o time, Ramiro com uma torção no joelho e Wallace na seleção Sub-20.

Outro time que jogou amistosos em ritmo de treino foi o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, que veio passar duas semanas para fazer turismo no Brasil e fugir da guerra civil que está destruindo o seu país, e neste tempo, aproveitou para fazer jogos disputadíssimos com grandes times como Bahia, Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, não conseguindo ganhar de nenhum destes, e aproveitou também para passear em Porto Alegre, dando um banho no time do colorado, que não viu a cor da bola.

O jogador Douglas Costa, ex-gremista e hoje atuando no Shakhtar, foi um dos destaques do time ucraniano e após o passeio no Beira-rio postou uma foto numa rede social na internet com a camiseta do seu time de coração, o Grêmio, e recebeu muitos insultos preconceituosos de torcedores do time colorado. Pode-se verificar que nada mudou após a exclusão do time do Grêmio da Copa do Brasil no ano passado, onde alguns torcedores proferiram xingamentos de cunho racial contra o goleiro do Santos. Aliás, torcedores santistas também se utilizaram de uma rede social para fazer injúrias raciais contra o goleiro Aranha do seu próprio time. Como se esperava após a punição do time gremista, o racismo no Brasil não acabou e é de se esperar que as autoridades competentes identifiquem e dêem uma punição exemplar, como deram para o time tricolor, para essas pessoas que se dizem torcedores e para que episódios assim não se repitam, pois não podem mais ser tolerados no meio de uma sociedade dita civilizada.



Edição de 21/01/2015 - Ano IV nº 198




CANAL DE COMUNICAÇÃO - Não há como um dia depois do outro

Por Arnoni Lenz
Nem se passaram trinta dias e as desilusões estão aflorando até junto aos partidários ou os que formaram as bases de algumas eleições. Vamos começar com o governador Sartori. É muito pouco tempo para mudar posições, se arrepender de atos importantes que já havia tomado , inclusive naqueles em que prometia austeridade total e geral e depois sancionou os aumentos para a “gente importante” dos três poderes. Desistiu do dele e conseguiu que mais alguns o imitassem. Mas, realmente não sei o que faria numa situação igual. Nesse cambalacho interesseiro que é nossa política atual, se ele não sanciona pegaria todos os poderes contra ele e nem conseguiria governar. Penso que foi ingênuo e pensava que governar o Estado seria o mesmo que governar Caxias do Sul. Não conhecia a malícia do governo anterior e o que o esperava. Lembra-me o Fernando Ribas que ao se eleger prefeito de Jaguarão há mais ou menos vinte anos passados, afirmou que não iria precisar do Poder Legislativo. Iria mostrar como se governa sem vereadores. Resultado, ficou alguns meses sem ter um único projeto aprovado e se retratou dizendo que “ administrar o bem público não é o mesmo que administrar o particular”. E disse mais: acredito hoje que ninguém deve se candidatar à prefeito sem antes ter sido vereador.

Depois vem o Alkmim, reeleito no primeiro turno garantindo que não haveria racionamento em São Paulo e hoje está se retratando, se explicando e os paulistas não tem água nem para lavar as cuecas. E o que é pior, a solução não está na alçada dele e sim do Prefeito Maior lá de cima,ou no mínimo da Mãe Natureza.Depois vem nossa “presidenta” aliás vi alguém escrevendo “presidANTA”, coisa que não concordo, pois lá ela está pela soberana vontade do povo. Mas que ela mentiu antes, durante e agora terminada a campanha, isso é uma verdade. Até quando vão manter essa tentativa de dizer que tudo vai bem na Petrobrás. Que ainda é uma empresa forte e que não é verdade que a mesma continua sendo explorada, mesmo com a operação Lava Jato em andamento? E o líder maior deles, o super ministro José Dirceu agora também denunciado como um dos beneficiados da Petrobrás? Mas onde vamos parar? Isso não tem mais fim?

Mas o mais ridículo, espantoso e até mágico foi o caso das medalhas à família da deputada do PT, Marisa Formolo. Vinte e uma medalhas, votadas na assembléia, aprovadas pelos deputados para serem conferidas aos parentes da deputada. Só faltou a lavadeira e o cachorrinho. Isso é de chorar. Vou transcrever uma parte de uma enorme redação que fez o David Coimbra. Da Zero Hora, em 24 de janeiro, sábado. Com respeito às medalhas dos Formulos:” Ser do PT é legal porque você pode fazer o que quiser, mentir na campanha, montar caixa 2, tomar algum da Petrobrás,tudo, e continuará com a imagem do defensor dos oprimidos. Você poderá até ser preso, que entrará no presídio de punho cerrado, vitorioso, uma vítima dos poderosos. É lindo ser do PT”,. Depois vem aquela declaração da Marta Suplicy , governadora, prefeita e ministrado partido dos trabalhadores que diz: ou o PT muda, ou terminará fechando.

Para finalizar, aquela frase muito conhecida:PODEMOS ENGANAR POUCA GENTE POR POUCO TEMPO, MAS NINGUÉM ENGANA MUITOS , POR MUITO TEMPO.

Edição do dia 21/01/2015 - Ano IV nº 198



Festa em honra a Nossa Senhora dos Navegantes 2015


A igreja católica juntamente com os festeiros da água Rogério e Maria de Lourdes Machado, do barco Patriota e os festeiros da terra Gilson e Giane Martins e os padres Hamilton e Florêncio convidam para as festividades em honra a NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES 2015.

Fonte: jaguaraorenovacaocarismaticacatolica.blogspot.com.br