Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Espaço do Mosqueteiro - Testes Finais do Elenco Tricolor

Por Santiago Passos


Acabaram-se os testes para o time do Grêmio. Após um jogo-treino contra o Gramadense (vitória de 2x0), e dois jogos amistosos (empates em 2x2 contra o Novo Hamburgo e 1x1 contra o Cascavel) Felipão deu mostras de que ainda não se decidiu pelo time que será titular neste sábado na estréia do Gauchão no jogo contra o União Frederiquense.

No geral, o time não jogou bem nestes amistosos, podia-se perceber que os jogadores gremistas estavam jogando em ritmo de treino, enquanto os times adversários jogavam como se fosse final de copa do mundo. Mas estes jogos foram proveitosos para que o técnico gremista pudesse observar várias opções para o time. Infelizmente, o esquema com dois centroavantes, Barcos e Moreno, não deu certo, o time ficou muito pesado, com pouca mobilidade e abusando dos cruzamentos para a área. A boa notícia é o volante Araújo, possuidor de bom passe e boa saída de bola, que deverá começar como titular já que dois jogadores importantes nessa posição desfalcam o time, Ramiro com uma torção no joelho e Wallace na seleção Sub-20.

Outro time que jogou amistosos em ritmo de treino foi o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, que veio passar duas semanas para fazer turismo no Brasil e fugir da guerra civil que está destruindo o seu país, e neste tempo, aproveitou para fazer jogos disputadíssimos com grandes times como Bahia, Flamengo, Atlético Mineiro e Cruzeiro, não conseguindo ganhar de nenhum destes, e aproveitou também para passear em Porto Alegre, dando um banho no time do colorado, que não viu a cor da bola.

O jogador Douglas Costa, ex-gremista e hoje atuando no Shakhtar, foi um dos destaques do time ucraniano e após o passeio no Beira-rio postou uma foto numa rede social na internet com a camiseta do seu time de coração, o Grêmio, e recebeu muitos insultos preconceituosos de torcedores do time colorado. Pode-se verificar que nada mudou após a exclusão do time do Grêmio da Copa do Brasil no ano passado, onde alguns torcedores proferiram xingamentos de cunho racial contra o goleiro do Santos. Aliás, torcedores santistas também se utilizaram de uma rede social para fazer injúrias raciais contra o goleiro Aranha do seu próprio time. Como se esperava após a punição do time gremista, o racismo no Brasil não acabou e é de se esperar que as autoridades competentes identifiquem e dêem uma punição exemplar, como deram para o time tricolor, para essas pessoas que se dizem torcedores e para que episódios assim não se repitam, pois não podem mais ser tolerados no meio de uma sociedade dita civilizada.



Edição de 21/01/2015 - Ano IV nº 198




Nenhum comentário:

Postar um comentário