Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Falta de Repasses do Governo do Estado Provoca Cortes na Prefeitura de Jaguarão

Serviços essenciais não serão afetados



Prefeito e vice reúnem secretários municipais e discutem a crise financeira 

Na manhã da quarta-feira (09) o prefeito Cláudio Martins e o vice-prefeito Lisandro Lenz reuniram-se com os secretários municipais e adjuntos a fim de discutir e avaliar as dificuldades financeiras que vem sendo enfrentadas pelo município.

Segundo o prefeito Cláudio Martins entre os principais fatores que resultaram para a atual situação estão à queda de arrecadação e a dívida brutal do estado com o município. “A falta de repasses para a saúde por parte do governo estadual tem gerado graves problemas nos municípios gaúchos, que estão usando a receita própria para cobrir o que deveria ser responsabilidade do estado. Lamentavelmente diante desta situação que se arrasta há meses, sem solução, nós iremos suspender diversos serviços, mantendo o que é essencial”, destacou Martins.

Conforme o vice-prefeito Lisandro Lenz a equipe de governo tem se dedicado muito nesta questão. “São muitas dificuldades para o fechamento deste ano e a folha de pagamento é uma preocupação muito grande que temos. No momento estamos fechando a questão do 13º e também o pagamento do final do mês, o que vem sendo um grande desafio”, observou o vice-prefeito que ressalta ainda que foram feitos muitos esforços desde o primeiro decreto de contingenciamento lançado no mês de agosto. “Fizemos esforços especialmente no que diz respeito à redução de despesas com cargos em comissão que até agora estão sem auxílio alimentação. Desta forma conseguimos cumprir a meta de redução sem impactos maiores no que diz respeito a gasto com pessoal”.

Como encaminhamento do encontro ficou acertado que até o final da semana seriam definidos os serviços que serão suspensos ou reduzidos. Ainda ao final da reunião foi emitida uma nota de esclarecimento sobre o assunto (confira abaixo).

Confira a Nota de Esclarecimento

Considerando as enormes dificuldades enfrentadas pelos municípios gaúchos para manter em dia os serviços públicos, especialmente devido à falta de repasses dos recursos da saúde pelo Governo do Estado, bem como a queda de arrecadação que afetou significativamente a receita do município, o Governo Municipal vem a público dar conhecimento de que foi necessário tomar medidas drásticas de contenção de despesas visando manter em dia a folha de pagamento do funcionalismo e o atendimento de serviços essenciais e de urgência a população.

Para tanto serão cortadas diversas despesas nas secretarias, o que levará a diminuição de serviços em todas as áreas.

Temos feito, ao longo dos últimos meses, muitos esforços para continuar atendendo a população, pagar fornecedores e manter em dia o salário dos servidores. Entretanto, a situação tem se agravado a cada mês, obrigando o município a se utilizar dos recursos livres para evitar a suspensão dos serviços essenciais.

Diante de tal situação temos a possibilidade, inclusive, de suspender atendimentos na Santa Casa, tendo em vista que além de não ter pago sua dívida com o município, na área da saúde, o Governo do Estado continua atrasando repasses todos os meses, instaurando um verdadeiro caos nos serviços de pronto atendimento e média complexidade.

Somados a esses fatos, a ausência de conjuntura política para aprovação da Planta Genérica de Valores provocou a retirada do projeto após 10 meses sem o aprofundamento necessário da discussão pelo Legislativo, desencadeando sérias consequências quanto à suficiência financeira para o exercício atual e o próximo. Tal situação foi determinante para queda da arrecadação do IPTU, fato que se refletiu para a projeção da receita no próximo ano, especialmente no que dez respeito ao pagamento da folha dos servidores.

Serão muitos os desafios a serem enfrentados ainda pela administração municipal nos próximos meses, mas o governo municipal continuará envidando empenho e dedicação no seguimento das ações que resultaram em conquistas sem precedentes, pois apesar de tudo ainda estamos executando obras e investimentos de suma importância para qualificar a infraestrutura e o desenvolvimento de nosso município.