Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MOCHILADA SEM FRONTEIRAS - Universidade Maya em Cobá

 
Por Guilherme Larrosa 
 
Voltei para a capital mexicana depois de alguns dias imerso na natureza do Pacífico, em seguida fui pegar meu vôo para Cancun, onde ficaria minha última semana na península de Yucatán, território Maya.

Sobrevoando Cancún já é possível ver a grande floresta tropical que toma conta da península. Uma extensão gigantesca de árvores e praias azuis. Desci do avião e fui direto pegar um ônibus para Tulum, uma cidadezinha em desenvolvimento com algumas das praias mais paradisíacas de Yucatán. Fiquei na casa de um casal local e seu cachorro, eles me emprestaram uma bike que salvou minha estadia lá, pois fui em todos os lugares pedalando e conhecendo tudo a hora que eu queria. Recomendo visitar as ruínas mayas na praia principal de Tulum e ir mergulhar nos grandes Cenotes, que são crateras naturais com águas azuis, peixes e estalactites gigantes. Tudo isso está na cidade, basta explorar as redondezas.

Saindo de Tulum, aconselho visitar a cidade maya de Cobá, no meio da floresta. São ruínas muito bem conservadas que se podem visitar e subir nas grandes construções espalhadas pela floresta. Cobá era uma “universidade” Maya, que se pode ver os prédios onde eram ensinadas as técnicas de pintura, escultura e métodos construtivos. Subindo na grande pirâmide de Cobá, se pode ver a floresta inteira e os topos das pirâmides mayas espalhadas pela região. Isso depois de subir milhares de degraus estreitos. Exercício matinal.

Parti para Cancun, onde fiquei o resto da viagem conhecendo a parte mais desenvolvida da península. Fiquei na casa de um diretor de arte com seus 7 cachorros e 5 gatos, peixes, tartarugas e pássaros. Uma fauna e flora dentro de casa.

A cidade está em desenvolvimento, porém a zona hoteleira já está num porte monumental, repleta de hotéis, shows e muitos shopping centers. O jardim dos americanos. Por ter viajado apenas 1 semana por Yucatán, fiquei com muita vontade de conhecer a ilha de Holbox, onde meus amigos me disseram que era o lugar mais incrível daquela região, mas não tive tempo de chegar até lá. O Caribe tem seus momentos tensos, em junho / julho é a época dos furacões, mas as pessoas já estão tão acostumadas que sabem se proteger e tem tudo no seguro já. 
 
Voltei para Cidade do México com planos de uma experiência mais duradoura no México. É muita cultura e muita história para apenas 20 e poucos dias. Em Chiapas, que fica sudoeste do México é onde se encontram as grandes montanhas e falésias, com uma natureza monstruosa, que se pode conhecer em passeios de barco. Já no norte, perto de Potosí - a parte desértica com os famosos cactos e clima seco é palco para as cerimônias tribais com peyotes e tradições locais.

Edição de 21/01/2015

Espaço do Saci : Inter quer velocidade

Por Marcos Sagrera

Terminou a pré-temporada do internacional em Bento Gonçalves neste domingo. A delegação colorada agora desce a Serra e dá continuidade aos treinamentos na capital gaúcha no CT do Parque Gigante. Pelos comentários dos que acompanharam esse período inicial de trabalho, a sensação que fica é que teremos um ano promissor pela frente. Os jogadores parecem ter se agradado do técnico Diego Aguirre e da sua comissão técnica e principalmente do seu método de trabalho.

Com uma preparação no estilo dos times europeus, a comissão técnica uruguaia aliou trabalhos físicos, técnicos e táticos e os jogadores não precisaram perder tempo apenas trabalhando a parte física. Desde o início, já tiveram contato com a bola, foram treinadas situações de jogo, movimentação tática e finalizações a exaustão. E isso é só o início, ainda tem mais uns vinte dias de preparação pela frente.

O técnico colorado têm utilizado muito o treinamento de toque de bola rápido em espaços pequenos do campo, fazendo com que os jogadores não prendam a bola e saiam rápido para o ataque, é um treinamento para quando se está sendo marcado sob pressão. É sabido que Diego Aguirre gosta de jogar com duas linhas de quatro, com os laterais protegendo a defesa, além de dois volantes de marcação no meio de campo. Acredito que se ele conseguir fazer com que os atacantes ajudem na marcação, ele pode abrir mão de Willians e jogar apenas com Nilton na frente da área.

Ele poderia jogar com Vitinho, Sasha ou Valdívia, Dalesandro e Nilmar do meio pra frente, se estes jogadores voltarem para marcar. Colocando Dale aberto na direita e Nilmar de centroavante, aliados a velocidade de Sasha ou Valdívia, nosso contra-ataque seria de muita velocidade. A propósito, o treinador já deixou claro que Nilmar será seu centroavante, com toda liberdade de movimentação, não ficará parado lá na frente feito um poste.

Nesse esquema, ganhamos um jogador que gosta de jogar de segundo homem de meio campo, saindo de trás para o jogo. O chileno Aránguiz será fundamental esse ano. Se esse esquema encaixar, o colorado tem tudo pra apresentar um grande futebol em 2015.

Edição de 21/01/2015


Espaço do Mosqueteiro: Dilema no ataque gremista

Por Santiago Passos

Após uma semana de pré-temporada em Gramado, o time gremista treinou intensamente para poder aguentar a maratona de jogos até o final do ano e aprimorar a parte tática. Muitos jovens se destacaram nos treinamentos, entre eles o jovem meia Lincon, de apenas 16 anos, o volante Araújo e o zagueiro Gabriel Silva, mostrando que a direção do Grêmio acerta em investir nos garotos da base e fazer apenas contratações pontuais para reforçar o time. Outro destaque da pré-temporada tem sido o centroavante Marcelo Moreno, marcando muitos gols e participando ativamente dos treinos.

Neste domingo, em jogo treino contra o time do Gramadense, Felipão colocou em campo o primeiro esboço do time que irá disputar o campeonato gaúcho. O esquema com dois centroavantes, Barcos e Marcelo Moreno, não agradou muito ao técnico gremista que falou que deverá demorar até que a dupla ganhe entrosamento para poderem jogar juntos. Resta saber se ele irá colocar algum dos dois maiores goleadores da temporada passada no banco de reservas para colocar um jogador de velocidade, como o atacante Éverton, autor de um dos gol da vitória de 2 x 0 sobre o time de Gramado, o outro gol foi do atacante Paulinho, que estava emprestado ao time do Londrina na temporada passada e que poderá ser utilizado por Felipão nesse ano.

O Treinador ainda terá dois amistosos para formar o time que acha o ideal para começar a disputa do gauchão. Nesta quarta-feira irá jogar contra o Novo Hamburgo em Gramado e no domingo jogará contra o time de Cascavel no Paraná, provavelmente o time que começar o amistoso de quarta deve ser o time que vai jogar o campeonato.

Na taça São Paulo de Futebol Júnior,  os garotos do Grêmio passaram sem dificuldades pelo time do Goiânia com o placar dilatado de 4 x 1, gols de Júnior, em uma belíssima cobrança de falta, Luis Felipe, Tay e Tontini, garantindo a classificação para as quartas de final do torneio.

Nesta segunda-feira, após uma reviravolta após informar ter desistido do negócio, a direção do Grêmio anunciou mais um reforço, é o zagueiro Frickson Erazo, jogador da seleção equatoriana e de 1,92 m, mostrando que a comissão técnica está apostando em um time com maior imposição física para esta temporada.

Enquanto os dirigentes gremistas fazem um recuo estratégico e conseguem anunciar novos reforços, os dirigentes do coirmão dão esperanças ao torcedor, em uma negociação que se arrastava há meses, e quem contrata a joia uruguaia é um time mineiro. A primeira derrota de 2015.

Edição de 21/01/2015