Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Carnaval de Jaguarão: Pulseiras dos camarotes estarão disponíveis a partir de hoje

A Prefeitura Municipal de Jaguarão Informa aos proprietários de camarotes do Carnaval 2016 que já podem retirar as pulseiras a partir das 15h de hoje (29) na Secretaria de Cultura e Turismo (Rua XV de Novembro, 701) mediante apresentação de recibo. Os materiais podem ser retirados até a próxima sexta-feira (5).

Mais informações pelo telefone 3261.5100


Unipampa Jaguarão: Inscrições abertas para Processo Seletivo Fronteiriço 2016

O processo oferta 25 vagas em 5 cursos de graduação no Campus Jaguarão da Unipampa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou o Edital nº 24/2016 (retificação Edital nº 27/2016), que regula o processo seletivo específico para ingresso de fronteiriços. Em Jaguarão, as vagas são destinadas a candidatos de nacionalidade uruguaia com residência em Rio Branco. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico no site www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos até dia 10 de fevereiro de 2016.

Serão oferecidas 5 vagas para cada um dos cursos de graduação: Gestão do Turismo (Noturno); História (Noturno); Letras (Noturno); Pedagogia (Noturno) e Produção e Política Cultural (Integral).

A prova do Processo Seletivo Fronteiriço será aplicada no Campus Jaguarão da Unipama, no dia 21 de fevereiro de 2016, com início às 9h (Horário Oficial de Brasília), e terá como objetivo avaliar conhecimentos acerca da língua portuguesa. Porém, destaca-se que as questões poderão ser respondidas em Língua Portuguesa ou em Língua Espanhola.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo ocorrerá por meio do site http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos até 29 de fevereiro de 2016. As matrículas serão realizadas nos dias 3 e 4 de março de 2016, na Secretaria Acadêmica do Campus Jaguarão. A documentação necessária e outras informações estão disponíveis nos Editais mencionados acima.


Prefeitura de Jaguarão inicia processo de informatização de Unidades Básicas de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde Dr. Carlos Gonçalves da Silva (Boa Esperança), Arnaldo Valdomiro Ferreira (Pindorama) e Cleusa Maria Martins Ussandizaga (Bela Vista) receberam, na última semana, instalações de rede elétrica e lógica. As Unidades Carlos Olavo Chaves (Vencato) e Dr. Rudy Walter Kussler (Kennedy) também serão contempladas nesta semana.

O recurso para esta ação é proveniente do programa Rede SUS-RS para estruturar, informatizar e viabilizar a implantação do Prontuário Eletrônico e-SUS, através do financiamento de equipamentos de informática e da adequação da rede elétrica e lógica das Unidades. O secretário de Saúde Celso Caetano tomou a iniciativa para o cadastro da cidade no programa, trazendo mais de R$ 196 mil em verbas do Estado para a informatização, adquiridas no governo de Tarso Genro.

Segundo o secretário as equipes das UBS’s  receberão treinamento para o uso do Prontuário Eletrônico. Com a informatização, os custos em saúde serão reduzidos, os serviços prestados à comunidade serão de maior qualidade, e haverá acesso a dados estatísticos de gestão (como o número de pacientes atendidos, tempo de espera, prontuários, etc.), alinhando o município às políticas do Ministério da Saúde.

Serão 36 tablets, 40 computadores (8 por unidade), 5 switchs (1 por unidade), 15 impressoras a laser monocromáticas (3 por unidade) e 15 estabilizadores de 1000VA (3 por unidade). Segundo Celso, cada agente comunitário de saúde receberá um tablet para uso profissional. “Graças a este programa temos a possibilidade de informatizar as unidades básicas de saúde com equipamentos de última geração. Podemos afirmar que Jaguarão tem, nos últimos anos, investido muito em saúde e buscado projetos para qualificar cada vez mais os serviços prestados aos usuários do SUS. São inúmeras as conquistas pra Jaguarão na área da saúde, como renovação de frota de veículos, construção e reforma de UBS's, Programa Mais médicos, entre outras ações”, destaca.

O secretário também esclareceu que as instalações estão na fase de acabamento da rede elétrica e lógica, e que logo iniciará a etapa de instalação das antenas para sinal de internet. Os equipamentos já foram adquiridos e estão sendo entregues pelas empresas. “É muito gratificante incluir Jaguarão num programa onde somente outras duas cidades na região sul conseguiram o financiamento, que são Rio Grande e São Lourenço do Sul”, finaliza.