Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Saúde: Novembro Azul encerra em Jaguarão com balanço positivo


Novembro Azul encerra com grande adesão da população masculina

Nesta semana a secretaria de Saúde encerrou mais uma edição da campanha Novembro Azul, a qual trabalha com prevenção do câncer de próstata. Entre as atividades realizadas recentemente está a da última segunda-feira (30), no período da tarde, oportunidade em que foi oferecida uma palestra sobre o câncer de próstata no Presídio de Jaguarão. Nesta semana finalizando o cronograma de atendimento do Novembro Azul, também houve atendimento de prevenção do câncer de próstata na UBS Vencato e na UBS do Boa Esperança.  A assistência noturna facilitou a presença da população por ser fora do horário de trabalho convencional.
Para o secretário de Saúde, Celso Caetano, é importante destacar o trabalho realizado pelas equipes de todas as Unidades de Saúde do município que participaram ativamente da campanha, divulgando, orientando e realizando os exames. “Felizmente encerramos a programação do Novembro Azul com uma adesão bem significativa da população masculina. É importante ressaltar esta questão e parabenizar os homens de Jaguarão que estão deixando preconceito de lado e cuidando de sua saúde”, destaca o secretário que fala ainda sobre outra campanha. “Agora o mês de dezembro é dedicado a prevenção do vírus HIV/AIDS. Por isso ressaltamos a importância da população em procurar a sua Unidade Básica de Saúde de referência, onde são distribuídos preservativos gratuitamente e onde também pode ser feito o teste rápido de AIDS, o qual é feito apenas com um furo no dedo”, finaliza.
 AIDS: Fique atento! 
Assim pode ser transmitida: Relações sexuais sem preservativos, seringas usadas, instrumentos cortantes sem esterilização, transfusão de sangue e transmissão vertical (de mãe para filho, durante a gestação, parto ou amamentação).
Assim não é transmitida: Uso compartilhado de banheiro, vaso sanitário, sauna e piscina; talheres, pratos e copos, picadas de insetos, aperto de mão, abraço e contato com espirro, saliva, lágrima e suor.
Departamento de Comunicação – Prefeitura de Jaguarão

2ª FALA - Feira Alternativa de Literatura e Arte começa nesta sexta-feira em Jaguarão



Nesta sexta-feira (4) terá início em Jaguarão a 2ª edição da Feira Alternativa de Literatura e Artes que seguirá até o dia 15 de dezembro. O evento é promovido pela Sociedade Independente Cultural (SIC) e pela Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio de Tu Casa, Conselho Municipal de Política ,  Círculo Operário de Jaguarão e Secretaria de Educação e Desporto. 

A programação contará com lançamento de livros, saraus, a grande final do The Voice Jaguar, entre outras várias atrações.

Confira a programação *:

Dia 04/12 – Sexta-feira/Viernes

20h30- Abertura Oficial do FALA no Foyer do Teatro Esperança

21h: Lançamento de livro: “Olhar dos viajantes. A paisagem da zona sul do Rio Grande do Sul no século XIX sob o olhar dos viajantes europeus” de Hélio Ramirez (biólogo, compositor, músico, ativista cultural, escritor e autor das obras “A Bacia do Rio Jaguarão e sua biogeografia” e “Lendas do Rio Jaguarão”)

Sarau musical.
Colabora: Instituto Meridionalis de Estudos da Flora e SIC.

Dia 05/12 – Sábado

9h – FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA na Praça Alcides Marques
Organiza: Secult

Dia 07/12 – Segunda-feira/Lunes

19h30 – DIÁLOGOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO, NO TEATRO ESPERANÇA. Organiza: Setorial de Patrimônio Cultural do CMPCjag. (Conselho Municipal de Política Cultural de Jaguarão)

Painel: “Patrimônio Cultural e Turismo”
Andrea Gama (Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel e Secretária Adjunta da Secult Jaguarão),  Prof. Alessandra Buriol Farinha (Prof. UNIPAMPA e Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel)

Dia 08/12 – Terça-feira/Martes

19h30 – DIÁLOGOS SOBRE PATRIMÔNIO CULTURAL E TURISMO, NO TEATRO ESPERANÇA.
Painel: “Teatro Esperança e Mercado Público: lugares de memória e história, usos e abusos”
Prof. Carlos José de Azevedo Machado (Mestrando em Memória Social e Patrimônio Cultural/ UFPel) e Prof. José Alencar de Oliveira Porto (Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Jaguarão)

Dia 10/12 – Quinta-feira/Jueves

19h30 – 11º Sarau Poético Literário na Biblioteca Municipal
“400 anos da 2ª parte da obra D. Quijote”
Organiza: SECULT/SMED/SIC
Dia 11/12 – Sexta-feira/Viernes
14h30 – Praça Alcides Marques:
Contação de histórias
Atividades da Biblioteca Itinerante
Exposição de Livreiros
Feira de Troca de Livros
Exposição “Feminismo e Política” (org. Mestranda Kênya M. Paiva - Coletivo Margaridas)
19h – Fim de tarde Poético Musical na Praça Alcides Marques
Tertúlia Poética e Lançamento de livros.

Dia 13/12 – Domingo

17h: 3º Rock in Rua
Rua XV de Novembro, 527 (na frente)
Organiza: Tu Casa
20h30 – THE VOICE JAGUAR (Grande Final) no Teatro Esperança. 
(pede-se colaboração espontânea para ações no teatro)
Organiza: SMED

Dia 14/12 – Segunda-feira/Lunes

20h30: Lançamento de livro e Sarau de Poesia: Obra “Nós cultuamos todas as doçuras” de Marília Floôr Kosby  (poeta e antropóloga, doutoranda em Antropologia Social pela UFRGS, mestre em Ciências Sociais pela UFPel)  Marília lançou na 4ª Feira Binacional do Livro a obra Os baobás do fim do mundo...”

Dia 15/12 – Terça-feira/Martes

20h30: Lançamento de livro e sarau poético-musical: Obra “A rua da poesia” de Daniela Gonçalves (poetisa, Graduanda em Música pela Universidade Federal de Pelotas).  No Foyer do Teatro Esperança.
Encerramento do 2º FALA

*Programação sujeita a alterações.
Em caso de mau tempo, as atividades da Praça serão no foyer do Theatro Esperança.