Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Aluno do curso binacional do IFSul/Jaguarão é selecionado para intercâmbio nos Estados Unidos


O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou um pouco mais colorido no sábado (18). As camisetas verdes chamavam a atenção no setor de embarque: eram os 22 alunos do IFSul selecionados ao programa de mobilidade internacional com a Alamo Colleges, dentre eles um uruguaio aluno do curso binacional do IFSul/ Jaguarão, Luiz Gabriel Machado Rodriguez. Após conhecerem Montevidéu, onde obtiveram os vistos para a viagem, os estudantes embarcaram para o intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Durante o período em que passarão na Alamo Colleges, localizada em San Antonio, os estudantes terão, pela manhã, curso de aprimoramento em inglês. Já durante a tarde, o cronograma será composto por palestras sobre gestão e empreendedorismo global, além de visitas técnicas a empresas parceiras da instituição. Nos finais de semana, a Alamo também proporcionará visitas culturais guiadas para que os visitantes conheçam melhor os costumes locais.

Os participantes do programa comprovaram proficiência na língua inglesa, apresentaram um projeto de aprendizagem para o período em que estariam em San Antonio e tiveram perfil econômico e desempenho acadêmico avaliados. Também foram pontuadas as atividades extraclasse de pesquisa e extensão das quais os estudantes participaram.

Com os alunos integrantes desta segunda edição do programa, já são 62 estudantes do IFSul enviados para intercâmbio na instituição estadunidense.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222





Celso Caetano é eleito para integrar a diretoria do Conselho Estadual de Secretários de Saúde


O trabalho dedicado e qualificado do secretário de Saúde de Jaguarão, Celso Caetano, em prol da saúde pública vem ganhando destaque. Na última semana, Celso, que é presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde da região Sul, que agrega 22 municípios, foi eleito para integrar a diretoria do Conselho Estadual. A eleição ocorreu durante o Congresso das Secretarias Municipais de Saúde 2015 e 27º Seminário de Municipalização da Saúde com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, o financiamento, as responsabilidades e as relações institucionais”, realizado de 14 a 16 de julho, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Ao retornar da atividade Celso conversou com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura e falou um pouco sobre este novo desafio na área da Saúde e alguns detalhes sobre o Congresso.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Qual tua avaliação sobre o Congresso que participastes?

Celso: O Congresso é realizado anualmente e é de suma importância para o nosso trabalho, pois é um momento de discussão sobre diversos assuntos de impacto na saúde e também uma oportunidade de troca de experiências com demais secretários de Saúde de todo o Rio Grande do Sul.

Este congresso além das discussões pontuais relacionadas a saúde também serve como um bom momento de aprendizagem e conhecimento, pois com poucos recursos sempre se pode conhecer experiências exitosas de outros municípios. Também é um bom momento de diálogo com representantes da Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde. Outro ponto forte foi as eleições, em que nossa região conseguiu ficar bem representada na chapa estadual, pois estamos sempre presentes e batalhando em prol da zona sul.

Quais os principais temas que foram debatidos?

Celso: Os principais temas abordados foram: a busca de resoluções para a superação do atual momento de crise com a falta de repasses, que tem afetado profundamente a saúde pública; as experiências exitosas de municípios na área de atenção básica; a judicialização da Saúde e as eleições da nova diretoria do Cosems RS que atuará nos próximos 2 anos.

Como foi tratada a questão do atraso de repasses e o drama vivido por diversos hospitais e cidades gaúchas na área da saúde?

Celso: Conforme o presidente Marcelo Bósio enfatizou no evento, foi tratada a importância e a necessidade de os gestores de saúde unirem esforços para entregar um Sistema Único de Saúde (SUS) qualificado à população e assumirem o protagonismo dos municípios. “Por entendermos a crise, não estamos em um momento de debate sobre a insuficiência de recursos, mas sim para garantir os repasses mínimos para dar continuidade à estrutura que hoje está em funcionamento”.

Mas é importante destacar que em diversos momentos do congresso foi cobrado a responsabilidade do governo do Estado pelo não repasse dos recursos para as secretarias municipais e hospitais.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222




Abrace a cidade

Por Andréa Lima

Um movimento bonito toma conta da cidade. É o Programa Abrace, que visa a revitalização de praças e áreas verdes nos bairros de Jaguarão.

Segundo informações da Prefeitura Municipal, o objetivo é realizar uma série de ações nestes espaços, o que envolve, por exemplo, o plantio de novas árvores, a colocação de brinquedos, a melhoria dos serviços de manutenção, a qualificação das áreas de esporte, além da realização de ações voltadas à conscientização ambiental.

As ações já estão em andamento no Bairro Keneddy, na praça ao lado da escola Castelo Branco e do CAPS – Sítio Renascer. Conforme anunciado, após o término das atividades nesta área, o projeto deve se deslocar para a o Bairro Vencato, onde os moradores já estão organizados e promovendo melhorias na praça local. Já pintaram os bancos, limparam caminhos, pintaram parte da quadra e estão envolvidos em conquistar outras coisas como lixeiras, novos brinquedos e uma revitalização completa da quadra de esportes.

Este, no meu ponto de vista, é que é o ponto alto do programa: a parceria e a valorização da organização comunitária, em uma via de mão dupla.

Somente com o fortalecimento de laços e a soma de esforços é que teremos resultados concretos no que diz respeito à revitalização dos espaços públicos e à sua apropriação por parte da comunidade.

Se partir, de forma isolada, apenas do poder público ou da sociedade civil pouco avançaremos.

Outra coisa que chama atenção na iniciativa é o trabalho com a construção de brinquedos a partir da reciclagem de pneus usados, com as chamadas “Ecopraças”.

Os playgrounds ecológicos projetados dão nova vida a estes materiais que, em desuso, levariam cerca de 600 anos para se decompor.

Esta semana tive a oportunidade de conversar com um dos integrantes da equipe de confecção dos brinquedos, o nosso querido Rodriguinho, que é servidor público e atualmente também vereador, e ele me contou um pouco do processo que envolve esta transformação.

Tudo começou com a realização de um curso em Jaguarão, onde um artista uruguaio compartilhou a sua experiência com a montagem de brinquedos recicláveis.

Em seguida, com o conhecimento adquirido, foram confeccionados brinquedos para algumas escolas de educação infantil, que fizeram grande sucesso com a criançada.

Desde que este trabalho começou, mais de duzentos pneus velhos já foram retirados de depósitos onde estavam guardados, da rua e de borracharias, onde, sem serventia, ocupavam espaço.

Rodrigo conta que a primeira medida é a limpeza do material. Há que se ter o cuidado para que os pneus sejam cuidadosamente furados, para não acumularem água. Em seguida são projetados os modelos, realizados os desenhos e cortes na borracha, em uma das etapas que mais dá trabalho, pois exige o corte com maquinário adequado.

Finalizados os cortes, os próximos passos são a montagem e a pintura. Assim são feitos balanços, bancos, jardineiras, vai-e-vem e muitos outros brinquedos divertidos, que, com cor e arte, assumem a forma de animais. Além da técnica, há que se ter imaginação!

O custo é baixíssimo e o sucesso é garantido entre pais e mães e a gurizada.

Desejo que o Programa Abrace tome conta da cidade e que as pessoas se engajem nesta iniciativa, não apenas como expectadoras de um processo de mudança, mas também como protagonistas desta transformação. Se a cidade também é nossa, vamos tratar de cuidá-la.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222







Jaguarão recebe oficina para acesso de editais do MINC


O Ministério da Cultura (MINC) está recebendo inscrições para os três editais voltados à Política Nacional de Cultura Viva. Serão R$ 13,428 milhões destinados à premiação de 210 iniciativas para indígenas; coletivos e entidades que atuem com a mídia livre produzindo conteúdos independentes em sons, imagens, vídeos, textos, etc; e redes culturais de diferentes expressões artísticas, identitárias ou temáticas.

A fim de facilitar aos coletivos o acesso aos editais, o MINC realizará em Jaguarão uma oficina voltada ao tema. O encontro é aberto a todos interessados e acontecerá no dia 04 de agosto a partir das 19h na Biblioteca Pública.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222





Sindicato Rural em parceria com o Senar realiza curso de artesanato


O Sindicato Rural de Jaguarão, em parceria com o Senar, realizou curso na comunidade Santo Antônio, no Bairro Pindorama. A atividade foi ministrada pela instrutora Rosane de Castro para dez participantes.

Na ocasião as alunas foram trabalhadas as técnicas de pintura em tecido, pintura porcelanizada, aplicação em tecido e vidro, camisetas (batike e molde stencil), barrado e falso barrado para confecção de bolsa, guardanapos e vestuário.

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222



Projeto Poesia no Bar chega ao Tu Casa


O núcleo Poesia no Bar convida todos os poetas e amantes da literatura para mais uma edição do seu projeto itinerante. Sábado, dia 25 de Julho, a partir das 19h30 no Gastrobar Tu Casa (Rua XV de Novembro, 527) em Jaguarão.

Lançamento dos livros “Poemas de Plástico” de Gustavo Rückert e “Um céu de tantos remendos”, de Alvaro Barcelos, distribuição de marca-páginas e microfone aberto.

Serviço
o que: 25ª edição do Poesia no Bar
quando: dia 25/07 a partir das 19h30min
onde: Tu Casa (Rua XV de Novembro, 527)
produção: Núcleo Poesia no Bar
realização: Mandinga Arte Literatura

Edição de 22/07/2015 Ano VI nº 222