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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Federação das Santas Casas apresenta a realidade da maior rede de hospitais do Rio Grande do Sul

O Objetivo é informar a população gaúcha do risco que as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos têm na continuidade do cumprimento de sua missão.


Pesquisa aplicada pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, nas 245 casas de saúde sem fins lucrativos do Estado, apresentando o resultado de um 2015 de dificuldades agudas e perspectivas extremamente difíceis para 2016.

No ano passado, o quadro de funcionários reduziu 6% (4.000 demissões).  60% das instituições continuam com honorários médicos atrasados, 17% não conseguiram cumprir com o total dos salários de novembro e dezembro e 35% devem FGTS, INSS e IR. As dívidas acumuladas pelos hospitais alcança um valor histórico: R$ 1,4 bilhões.

Na estrutura e no atendimento, a rede que é responsável por mais de 70% do atendimento SUS no Estado, reduziu em 15% o número de procedimentos ambulatoriais. Em relação aos leitos, a redução alcançou 14%, salienta-se que essa rede é detentora de 66,6% dos leitos SUS no Rio Grande do Sul.

Em 2015 não houve um cronograma linear de pagamentos por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o que já está se repetindo no ano em curso. Sem falar do corte de R$ 300 milhões, ocorrido com o final do IHOSP (programa de co-financiamento hospitalar), o que ajudou a aumentar substancialmente a permanente crise do setor hospitalar filantrópico. Por outro lado, a União que é a maior fonte de financiamento da saúde, não tem reajustado a tabela de procedimentos. Há uma  histórica defasagem na relação receita/custo, na ordem de 60% (quando se leva em consideração a tabela acrescida dos incentivos repassados), se analisarmos especificamente a tabela de procedimentos, sem os incentivos, o déficit extrapola os 120%.

O quadro nacional é esse: 2015, 218 hospitais sem fins lucrativos, 11 mil leitos e 39 mil postos de trabalho foram fechados tendo como causa direta o subfinanciamento da saúde. Segundo dados da Confederação das Misericórdias do Brasil, a dívida do segmento filantrópico, que hoje representa mais de 50% dos atendimentos do SUS, ultrapassa R$ 21 bilhões no país. 

Para 2016, não se tem nenhuma expectativa de novos recursos tanto por parte da União quanto do Governo do Estado. A perspectiva é brutal: a redução nos atendimentos continuará, segundo dados da pesquisa, mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais deixarão de ser feitos, há projeção de redução de 19% dos leitos e 60% dos hospitais afirmam que será impossível manter o quadro atual de funcionários. Este é o quadro dos 245 hospitais filantrópicos do RS.

Nota da Diretoria da Federação: 

O momento é crítico e exige total atenção. Estes dados representam o risco iminente na solução de continuidade da prestação de serviços de parte do segmento hospitalar filantrópico, além da redução de procedimentos eletivos, o que pode acarretar o aumento das filas de espera para atendimento.

A Federação das Santas Casas ao divulgar os dados da pesquisa, externa sua enorme preocupação com a população que é a essência da atividade institucional destas casas de saúde que nasceram das comunidades e que vivem para as mesmas.

Sensibilidade, vontade política e determinação dos gestores públicos é essencial para a garantia de continuidade e qualificação do atendimento à saúde e à população.

Buscamos com o Estado do Rio Grande do Sul a volta do IHOSP e a efetivação de um cronograma de pagamentos que de a essas instituições no mínimo a segurança de um fluxo de caixa compatível com os compromissos assumidos pelas instituições. A Federação tem presente que vários Estados brasileiros participam do co-financiamento hospitalar da rede filantrópica, o que minimiza o problema do subfinanciamento.

Em relação à União, buscamos um cronograma de recomposição dos valores pagos pelos procedimentos e a liberação de linha de crédito aos moldes da agricultura, com vistas a oxigenação financeira das instituições.

IBGE publica edital com 1.409 vagas temporárias para o Censo Agropecuário

O IBGE divulgou no Diário Oficial da União (DOU) de 21/01/2016 o edital do Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 01/2016) com 1.409 vagas temporárias para a realização do Censo Agropecuário 2016. O contrato será regido pela Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993. A Fundação Cesgranrio será a organizadora do processo seletivo e as inscrições estarão abertas de 26/01/2016 a 22/02/2016, pelo site http://www.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx. O edital também pode ser consultado no portal do IBGE, em www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/trabalhe_conosco.shtm. 


Das 1.409 vagas, 223 são para Analista Censitário, distribuídas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal; 700 para Agente Censitário Administrativo, distribuídas nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal; e 486 vagas para Agente Censitário Regional, em 459 municípios de 24 estados. Para todas as funções, há vagas reservadas a pessoas com deficiência e pessoas negras ou pardas. Para consultar o quadro de vagas completo, veja o anexo V disponível no edital. 



O valor da inscrição é de R$ 120,00 para a função de Analista Censitário; R$ 35,00 para a função de Agente Censitário Administrativo e R$ 50,00 para a função de Agente Censitário Regional. 



As vagas de Analista Censitário requerem nível superior em diversas áreas, com retribuição de R$ 7.166,00. Já os cargos de Agente Censitário Administrativo e Agente Censitário Regional são de nível médio, com retribuições de R$ 1.560,00 e R$ 3.000,00, respectivamente. Os contratados farão jus, ainda, a auxílio-alimentação e auxílio-transporte. 



A previsão de duração do contrato é de até 31 meses para o Analista Censitário; 22 meses para o Agente Censitário Administrativo; e 16 meses para o Agente Censitário Regional. 



A realização das provas está prevista para o dia 22/05/2016 e a divulgação do resultado final para o dia 14/07/2016. Veja o cronograma completo das etapas do Processo Seletivo Simplificado no quadro abaixo: 




Eventos Básicos
Datas
Inscrições.
26/01 a 22/02/2016
Solicitação de inscrição com isenção do valor da mesma.
26/01 a 22/02/2016
Resultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição.
29/02/2016
Prazo para recurso dos candidatos que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição indeferida.
29/02 e 01/03/2016
Divulgação da relação de candidatos que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição deferida, após contestação.
07/03/2016
Prazo para pagamento do valor de inscrição pelos candidatos que tiveram seu pedido de isenção indeferido.
07 e 08/03/2016
Listagem preliminar de candidatos considerados inscritos como pessoas com deficiência (não corresponde ao parecer da equipe multiprofissional).
14/03/2016
Prazo para contestação dos candidatos não considerados inscritos como pessoas com deficiência.
14 e 15/03/2016
Divulgação da relação de candidatos considerados inscritos como pessoas com deficiência, após contestação.
28/03/2016
Obtenção do Cartão de Confirmação de Inscrição no endereço eletrônico (www.cesgranrio.org.br).
16 a 22/05/2016
Atendimento aos candidatos com dúvidas sobre os locais das provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado para realização das provas.
16 a 22/05/2016
Aplicação das provas objetivas.
22/05/2016
Divulgação dos gabaritos das provas objetivas.
24/05/2016
Interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados.
24 e 25/05/2016
Prazo para acerto cadastral (nome, identidade, data de nascimento e endereço), se necessário, no endereço eletrônico da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
23 a 25/05/2016
Divulgação do resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional sobre os laudos médicos enviados pelas pessoas com deficiência.
09/06/2016
Interposição de eventuais recursos contra o resultado preliminar do parecer da equipe multiprofissional sobre os laudos médicos enviados pelas pessoas com deficiência.
09 e 10/06/2016
Prazo para atualização de endereço, se necessário, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
28 a 30/06/2016
Disponibilização da imagem do Cartão-Resposta aos candidatos.
07 e 08/07/2016
Resultado aos recursos ao gabarito da prova objetiva (com fundamentação do motivo do indeferimento).
14/07/2016
Divulgação do resultado definitivo do parecer da equipe multiprofissional sobre os laudos médicos enviados pelas pessoas com deficiência.
14/07/2016
Divulgação do resultado final.
14/07/2016

Consulado uruguaio divulga Concurso para Ingresso ao Serviço Exterior da República

O Consulado do Uruguay em Jaguarão, comunica que o Instituto Artigas del Servicio Exterior (IASE) informou as Bases para o Concurso de ingresso ao Serviço Exterior da República, Edição 2016.

A partir do día 19 de janeiro do corrente ano as referidas bases estão disponiveis no sitio web do Ministério de Relações Exteriores doUruguay. O Concurso terá inicio com a prova de idioma español no día 4 de abril de 2016.

Abaixo, as informações adicionais do Consulado uruguaio em Jaguarão, sobre o Concurso:

Todas las instancias del concurso serán difundidas exclusivamente a través del sitio web del Ministerio.

Se destaca que los ciudadanos que deseen postularse para el Concurso de Ingreso al Servicio Exterior, deberán registrarse en el sitio web del Ministerio de Relaciones Exteriores entre el 2 y el 16 de febrero y acudir personalmente o a través de apoderado a presentar la documentación requerida en la Oficina de Inscripción sita en la calle Colonia N° 1206, Planta Baja, Archivo Histórico-Diplomático, en Montevideo, desde el 18 de febrero hasta el 11 de marzo de 2016, de 10:00 a 15:00 horas.

Esta información ha sido suministrada por el Instituto Artigas del Servicio Exterior (IASE)
Escuela Diplomática
Ministerio de Relaciones Exteriores
Mercedes 1260
11100 Montevideo Uruguay
Tel. 2902 2216 - 2902 1010 int. 76512

El Consulado de Distrito de Uruguay en Yaguarón agradece por la difusión que se pueda prestar a la presente comunicación y se reitera a disposición por cualquier información adicional que pueda ser de interés o necesaria a los postulantes.




Unipampa oferece Curso de Pós Graduação

A Unipampa informa que está aberto o edital para selecionar ingressantes discentes para o curso de Pós-Graduação lato sensu, Especialização em Direitos Humanos e Cidadania, na modalidade presencial.

Poderão inscrever-se no processo seletivo de ingresso do Curso de PósGraduação modalidade lato sensu, da Universidade Federal do Pampa, para o 1º semestre letivo de 2016, os candidatos que atendam ao menos um dos seguintes requisitos: a) portador de título de Graduação na área do Curso de Pós-Graduação ou b) graduando com previsão de conclusão da Graduação até a data de matrícula.

Para se inscrever é preciso acessar o site disponível no link https://www11.unipampa.edu.br/guri/psa/processos/ cujo preenchimento é obrigatório e deve ser impressa e assinada pelo candidato, no período de 12 de janeiro a 12 de fevereiro de 2016.