Um espaço aberto para o leitor

sábado, 5 de setembro de 2015

Clube 24 de Agosto celebra 97 anos de resistência

O Clube 24 de Agosto celebrou na noite de segunda-feira (24) 97 anos de existência e resistência. Após passar por grandes dificuldades, com a possibilidade real de perder a sua sede, hoje os seus sócios, amigos e simpatizantes tem outras perspectivas. “Quando assumi o Clube 24, ele era um navio afundando. Hoje podemos dizer que ele já não corre mais esse risco. Há muito ainda por fazer, mas podemos respirar mais aliviados”, conta o presidente da entidade Neir Madruga.

Madruga salientou a importância do poder público municipal que sempre esteve junto ao Clube, nos momentos mais difíceis. “Aproveito este momento para agradecer ao Prefeito Cláudio e a Secretaria de Cultura e Turismo que sempre nos apoiaram e foram incansáveis na consolidação de nossas conquistas”.

O Clube 24 de Agosto tornou-se Ponto de Cultura e foi o primeiro clube negro do Rio Grande do Sul a ser considerado patrimônio histórico do estado. Sua sede está entre os prédios que serão recuperados através do PAC das Cidades Históricas.


O aniversário da entidade foi comemorado com um jantar oferecido aos sócios e convidados. Durante o evento houve apresentação do grupo de capoeira Zumbimba e do grupo cultural Abi Axé.

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227



Na Rota do Evangelho - 29\08\2015 – 184 anos do Nascimento do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes

Por Sociedade Espírita "André Luiz"
Praça Dr. Hermes Pintos Affonso, 59

“O médico dos Pobres e um dos maiores Vultos do Espiritismo”
Adolfo Bezerra de Menezes. Médico, político, jornalista e escritor. Nasceu no Riacho do Sangue, Ceará, em 29\08\1831; faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 11\04\1900. Custeou seus estudos com grandes dificuldades, até conseguir o diploma de Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Abolicionista, liderou o Partido Liberal e entregou-se à campanha realizando obra de grande mérito: A Escravidão no Brasil e as Medidas que Convém Tomar para Extingui-la Sem Dano para a Nação. Preocupado com o grave problema do nordeste, em 1877 escreveu: Breves Considerações Sobre as Secas do Norte. Incansável em sua atividade, colaborou nos jornais A Reforma e O País. No dizer do Barão de Studart, ele foi o “operário infatigável a serviço da causa pública”. Fez parte de diversas sociedades de época, desenvolvendo múltiplas atividades, todas voltadas para o princípio humanitário de dedicação aos mais necessitados. Foi Tenente-cirurgião do Exército, mas deixou o cargo para servir às causas populares como vereador na Câmara Municipal. A estrada de ferro Macaé-Campos foi iniciativa sua. Exerceu essa atividade por vinte anos, quando deixou-a também, desta vez para ensinar a doutrina que abraçara solenemente na Assembléia da Federação Espírita Brasileira, no ano de 1866. Datam desta época os romances: A Casa Assombrada, A Loucura Sobre Novo Prisma, A Doutrina Espírita Como Filosofia Teogônica. Espírito caridoso, dedicado ao próximo, Bezerra viveu sua vida doutrinando e ensinando. Escreveu também diversas outras obras: Problemas Educacionais, Casamento e Mortalha, Pérola Negra, Lázaro, O Leproso, História de Sonho, Evangelho do Futuro, etc. Morreu pobre, fiel aos princípios que abraçou, quando preparava um importante trabalho sobre os Evangelhos.

Bezerra de Menezes é uma das figuras mais veneráveis do Espiritismo no Brasil, desde os tempos do Segundo Império até os dias atuais. A tal ponto que, ainda mesmo como desencarnado, suas mensagens e orientações continuaram influindo e estimulando o desenvolvimento dessa Doutrina no país.

Sua dedicação e esforço no esclarecimento das massas fizeram reviver o Espiritismo como sendo o Cristianismo puro e reavaliar os artigos de fé com razão e verdade científica. Por isso mesmo, ele foi cognominado o “Kardec brasileiro”.

A completa abnegação em favor dos menos favorecidos, com sacrifícios pessoais e familiares, exemplo vivo de amor ao próximo, levaram-no, finalmente, a ser chamado de o “médico dos pobres”.


(Do livro “Bezerra de Menezes” Autoria de F. Aquarone – Editora Aliança – SP)

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227


Todos pela Santa Casa por Vicentepimentero

No domingo passado tive o privilégio de participar do super abraço que a cidade deu a Santa Casa. Como todos sabem, o hospital, assim como outros no Estado, está passando por uma grande dificuldade. Essas crises não são comuns, e não deveriam ser, mas tem males que vem pro bem. E quando falo em bem me remeto a esse dia maravilhoso do qual lhes conto. Políticas a parte, foi linda a iniciativa de juntar o povo para que, juntos, começassem a dar rumo a esta fase que a nossa querida entidade passa. Um almoço maravilhoso no Lanceiros da Querência. Vi aquela Jaguarão provinciana, mais que uma cidade um bairro. 

Nossa turma, a turma dos músicos, fez sua parte. Mas todos ali fizeram. Levando suas famílias, compartilhando de um super domingo coletivo, onde a compaixão quebrou barreiras e fronteiras. Havia felicidade ali, no semblante das centenas de pessoas que participaram. Eu no meu canto, observando tudo, com a lágrima trancada no peito, imaginando, reverenciando e sendo cúmplice de uma cidade unida, por uma verdadeira causa. Me lembrei do ano de 82, quando minha irmã nasceu, ali, na volta de casa, na querida e imponente Santa Casa. Imaginei quantas pessoas que estavam ali, naquele domingo, teriam nascido no velho prédio da subida da Carlos Barbosa. Vi as enfermeiras, felizes, mobilizadas, no caixa, na copa, no buffet. Havia-se instalado a alegria nos seus rostos, naquilo que é o mais bonito, naquele abraço, naquelas mãos dadas, naquilo que podemos, que somos fortes, onde bastam apenas a boa vontade e o carinho. Ser jaguarense é bem isso aí, jamais abandonaremos nossa cidade, teremos nossas desavenças, brigaremos com ela, por muitas vezes partiremos, sabendo que iremos voltar, com cheiro de saudade e melancolia. Assim me senti naquelas duas horas e meia intermináveis no ônibus que me traz de Pelotas. Quando acordei naquele domingo frio e nublado, já estava ali, pelo posto Panamericano, sorri, por fora e por dentro, estava em Jaguarão.

E como sempre estavam o Gijo e o Boró, os músicos da nossa cidade, não importa a hora, o dia, eles, assim como muitos de nós, estavam ali, fazendo o que mais gostam, cantando, sorrindo. Foi lindo de ver e sentir que algumas pessoas me reconheceram através da voz, relembramos momentos, nos abraçamos, ninguém saiu dali. Como se fosse uma festa no pátio de casa. Ah como é bom ser jaguarense, como é bom vir pra cá. Agorinha mesmo, escrevendo estas linhas me encho os olhos d'água e conto as horas para voltar de vez, meu lugar é aqui, bem pertinho à Santa Casa.

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227







Jovem cai em arroio e morre afogado

O corpo de Evandro Nereu Flores, 17 anos, foi encontrado por volta das 19h40 de domingo (23) no Arroio Passo dos Guimarães, primeira ponte do Telho. Segundo G.F. (menor de idade) que estava com Evandro, eles vinham tropeando um terneiro, do Telho em direção a cidade, quando o animal se negou a passar pela ponte descendo para o arroio. Quando os jovens desciam a cavalo atrás do terneiro acabaram despencando e caindo no arroio. A vítima acabou desaparecendo nas águas. A Brigada Militar e posteriormente os bombeiros foram acionados, encontrando a vítima já sem vida. O corpo do jovem foi levado para o necrotério da Santa Casa. O enterro foi na segunda-feira (24).

Informações: Jaguar TV

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227

Definida pré-candidatura de Lisandro Lenz

Em um momento histórico que marcou o ato do Partido dos Trabalhadores de Jaguarão nesta sexta (21), houve um jantar que contou com grande público no Clube 24 de agosto, para o pré-lançamento da candidatura de Lisandro Lenz a prefeitura nas eleições de 2016.
O ato contou com a presença e total apoio de lideranças politicas como os deputados federais: Henrique Fontana, Dionilson Marcon e Fernando Marroni, deputado estadual Zé Nunes, também o vice-prefeito de Herval Bebeto Perdomo, além de lideranças locais como o presidente do PDT Eugênio Di Primio, do PRB Manuel Malleti e do prefeito Cláudio Martins, juntamente com os vereadores Ariom Moreno, Miriam Coelho, Oberte Paiva e Roseli Calvetti.
Lisandro foi destacado por todos como o líder mais preparado para assumir o próximo governo em Jaguarão; sua experiência de ex-secretário e vice-prefeito lhe deu uma bagagem extraordinária, que o possibilita seguir colocando em prática todos os investimentos que o mesmo ajudou a conquistar com sua grande capacidade administrativa.

Edição de 26/08/2015 Ano VI nº 227