Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

“PARTO HUMANIZADO” será tema de evento no Legislativo

Na próxima semana, a Câmara Municipal de Jaguarão, será palco para uma pauta que vêm ganhando destaque na área da saúde, a questão da humanização do parto.O evento proposto pela Vereadora Roseli Calvetti, da bancada do PT, será realizado na próxima quinta-feira, dia 5 de novembro, às 19h na Câmara Municipal.

A proposta é reunir profissionais da área, mulheres, gestantes e interessados, para dialogar e receber as informações e orientações sobre a temática. A Vereadora Roseli também objetiva reunir o público de Jaguarão e do Uruguai, pois o tema está ganhando destaque e está sendo desenvolvido e motivado com grande ênfase em vários países.

O evento será uma Mesa Redonda e contará com a participação de especialistas que atuam na área e que apresentarão importantes dados sobre o tema. Contaremos com a presença da Dra. Nalú Kerber da cidade de Rio Grande, graduada em enfermagem e Obstetrícia. Possui Mestrado em enfermagem, Doutorado em Filosofia, saúde e Sociedade e Pós-Doutorado pela Universidade do Uruguai, é professora Adjunta da FURG e entre suas experiências de atuação destacamos: área da enfermagem em saúde da mulher, família e humanização da assistência. Outro profissional é o Dr. Leandro Santos, Diretor do Hospital da cidade Melo Uruguai. Sua atuação médica se destaca na área da Medicina familiar e comunitária, Ginecotocología, Medicina de Adultos, Saúde Sexual e Reprodutiva.

Na área da Legislação teremos a presença da Deputada Estadual Miriam Marroni (PT) que nos últimos anos tem se dedicado a fazer um trabalho de políticas públicas sobre a Humanização do Parto .


A pauta é motivadora e o Legislativo proporcionará um espaço para que a comunidade e profissionais da área possam ampliar seus conhecimentos sobre preparação da mulher para o parto humanizado “Uma forma natural de nascer uma nova vida”.


Planetário da Unipampa tem regimento aprovado no Conselho Universitário


Órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão tem início de funcionamento previsto para 2016

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou em sua reunião ordinária de outubro o regimento do Planetário da Unipampa. O documento destaca o caráter multicampi do Planetário, com sede em Bagé, e ressalta sua destinação em promover atividades de natureza científica, técnica, cultural, recreativa, de assistência à comunidade universitária e de extensão à comunidade local e regional.

Em reunião anterior do Consuni, o Planetário da Unipampa já havia sido criado como órgão suplementar à Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Esse fato, somado à aprovação do regimento, é avaliado como um ganho para institucionalização do projeto pelo docente do Campus Bagé que propôs e é responsável pelo Planetário atualmente, professor Guilherme Marranghello.

“O Planetário deixa de ser um projeto meu. Embora eu tenha escrito o projeto e recebido a verba, fiz questão que fosse desta forma. Isto porque ele passa a ser um projeto institucional, algo que a Unipampa, enquanto Consuni, acreditou ser de grande importância, de tal forma que, mesmo que eu não possa, por algum motivo, continuar trabalhando no planetário, a instituição estará responsável por sua manutenção”, explica Guilherme Marranghello. O professor frisa a importância da criação do Planetário com foco na Universidade como um todo, em seus dez campi. “O fato de estar vinculado à Proext dá um caráter ainda mais intercampi para o Planetário, lembrando a todos que este é um espaço ao qual toda a comunidade estará convidada a frequentar”, comenta.

A obra de construção do Planetário está em pleno andamento e tem entrega prevista para março de 2016, prazo que, ao que tudo indica, será cumprido, na avaliação do professor. Agora o projeto aguarda a segunda parcela da verba a ser disponibilizada pelo CNPq, destinada à compra e instalação do domo do Planetário que vai sobre a construção. É dentro desta estrutura que funcionará o Planetário, onde ocorrerão as sessões. O projetor do Planetário é importado e já foi comprado com a verba da primeira parcela da verba do CNPq com a qual o projeto foi contemplado, e a entrega é aguardada para os próximos dias no Campus Bagé. “Como temos o domo inflável, poderemos inclusive testá-lo e começar a aprender a usá-lo”, antecipa Guilherme Marranghello.

Enquanto o Planetário toma forma com a finalização da construção e as devidas definições institucionais para seu funcionamento, a Identidade Visual que representará o novo espaço de Extensão da Unipampa é desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) e deverá ser lançada também em 2016. “A ACS tem feito um trabalho sensacional na preparação da Identidade Visual do planetário. Todo o material que me mandaram até agora está muito legal e vamos aguardar o andamento das obras para poder mostrar para toda a comunidade. Tenho certeza que todos irão gostar”, finaliza o idealizador do projeto.

Aline Reinhardt


Polícia Federal e Brigada Militar prendem traficante de drogas em Arroio Grande

Jaguarão(RS) – Operação conjunta entre Polícia Federal e Brigada Militar resultou na prisão de um homem e apreensão de drogas no município de Arroio Grande, zona sul do estado, neste final de semana. Estima-se que o traficante abastecia pontos de venda de entorpecente na cidade de Jaguarão e arredores com cocaína.

Após uma denúncia anônima, policiais federais e militares se deslocaram para a BR-116 na tarde de sábado, dia 24 de outubro, para abordar o veículo suspeito. Ao perceber a movimentação, o homem desviou para uma estrada de chão próxima ao município de Arroio Grande, cerca de 50 quilômetros distante de Jaguarão-RS. Houve perseguição e a abordagem ocorreu numa zona rural. Após revista no veículo foi encontrado pouco mais de 300 gramas de cocaína em formato de tijolo.

O homem foi preso por tráfico de drogas e o veículo apreendido. O registro da ocorrência foi feito na Delegacia de Polícia Federal em Jaguarão-RS.

Jaguarão participa do Dia Internacional da Animação

      O evento será composto pela mostra infantil às 15 horas e mostra nacional 
     e internacional,  com início às 19h30 no Círculo Operário. A entrada é franca.
Celebrado em 28 de outubro, a mostra apresenta curtas-metragens de desenhos animados brasileiros e internacionais.

Este ano Jaguarão receberá o DIA pela primeira vez, em uma ação da Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação Brasileira de Cinema de Animação- ABCA.  

O evento será composto pela mostra infantil às 15 horas e mostra nacional e internacional, com início às 19h30 no Círculo Operário. A entrada é franca.

O Dia Internacional da Animação (DIA), maior evento de cinema simultâneo do Brasil, chega a sua 12ª edição em mais de 200 cidades no Brasil e 40 países participantes. Ocorrido anualmente em 28 de outubro, a data é celebrada com uma sessão de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. Entre os países que também participam simultaneamente estão França, Portugal, Índia, Polônia, Rússia, Hungria, Israel, Egito, Suécia, Canadá e EUA. 

O DIA tem objetivo de difundir o cinema de animação nacional em todas as regiões do país, proporcionando o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimulando debates e fomentando o intercâmbio entre filmes nacionais e estrangeiros, fortalecendo assim os laços com os países integrantes da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para a divulgação de filmes nacionais no exterior. O evento também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. “Uma das grandes forças do Dia Internacional da Animação é a exibição de filmes não só nos grandes centros, como em muitas cidades do interior do Brasil, fazendo parte do calendário cultural de vários municípios que não tem salas de cinema”, ressalta Fabiano Florez, produtor nacional do evento.