Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Planetário da Unipampa tem regimento aprovado no Conselho Universitário


Órgão suplementar da Pró-Reitoria de Extensão tem início de funcionamento previsto para 2016

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) aprovou em sua reunião ordinária de outubro o regimento do Planetário da Unipampa. O documento destaca o caráter multicampi do Planetário, com sede em Bagé, e ressalta sua destinação em promover atividades de natureza científica, técnica, cultural, recreativa, de assistência à comunidade universitária e de extensão à comunidade local e regional.

Em reunião anterior do Consuni, o Planetário da Unipampa já havia sido criado como órgão suplementar à Pró-Reitoria de Extensão (Proext). Esse fato, somado à aprovação do regimento, é avaliado como um ganho para institucionalização do projeto pelo docente do Campus Bagé que propôs e é responsável pelo Planetário atualmente, professor Guilherme Marranghello.

“O Planetário deixa de ser um projeto meu. Embora eu tenha escrito o projeto e recebido a verba, fiz questão que fosse desta forma. Isto porque ele passa a ser um projeto institucional, algo que a Unipampa, enquanto Consuni, acreditou ser de grande importância, de tal forma que, mesmo que eu não possa, por algum motivo, continuar trabalhando no planetário, a instituição estará responsável por sua manutenção”, explica Guilherme Marranghello. O professor frisa a importância da criação do Planetário com foco na Universidade como um todo, em seus dez campi. “O fato de estar vinculado à Proext dá um caráter ainda mais intercampi para o Planetário, lembrando a todos que este é um espaço ao qual toda a comunidade estará convidada a frequentar”, comenta.

A obra de construção do Planetário está em pleno andamento e tem entrega prevista para março de 2016, prazo que, ao que tudo indica, será cumprido, na avaliação do professor. Agora o projeto aguarda a segunda parcela da verba a ser disponibilizada pelo CNPq, destinada à compra e instalação do domo do Planetário que vai sobre a construção. É dentro desta estrutura que funcionará o Planetário, onde ocorrerão as sessões. O projetor do Planetário é importado e já foi comprado com a verba da primeira parcela da verba do CNPq com a qual o projeto foi contemplado, e a entrega é aguardada para os próximos dias no Campus Bagé. “Como temos o domo inflável, poderemos inclusive testá-lo e começar a aprender a usá-lo”, antecipa Guilherme Marranghello.

Enquanto o Planetário toma forma com a finalização da construção e as devidas definições institucionais para seu funcionamento, a Identidade Visual que representará o novo espaço de Extensão da Unipampa é desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS) e deverá ser lançada também em 2016. “A ACS tem feito um trabalho sensacional na preparação da Identidade Visual do planetário. Todo o material que me mandaram até agora está muito legal e vamos aguardar o andamento das obras para poder mostrar para toda a comunidade. Tenho certeza que todos irão gostar”, finaliza o idealizador do projeto.

Aline Reinhardt


Nenhum comentário:

Postar um comentário