Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Caminhos de Si, O Tempo é atração no Theatro Esperança


Depois do Lançamento em Porto Alegre no dia 04 de novembro, chega a vez de Jaguarão poder apreciar mais um trabalho da trinca de músicos e compositores jaguarenses. O espetáculo será no Theatro Esperança, nesta sexta-feira, dia 18, as 21 horas. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro. 

Hélio Ramirez, Martim César e Paulo Timm
compõem o Caminhos de Si
Sobre o lançamento do CD em Porto Alegre, transcrevemos a coluna Paralelo 30 em ZH, do conceituado crítico musical gaúcho Juarez Fonseca:

O caminhos de Si,  que lança seu segundo álbum hoje em Porto Alegre é um grupo musical e um estado de espírito. Martim César, Paulo Timm e Hélio Ramires são figuras conhecidas da cultura Gaúcha,  especialmente Martim,  premiado em vários festivais no Rio Grande do Sul e em outros estados e,  sem dúvida,  a maior revelação de letristas dos anos 2000.

O Tempo, este disco,  que tem apresentação do escritor Aldir Garcia schlee,  é um atestado de grande maturidade artística. Tem não apenas ótima música de caráter simultaneamente regional e Universal, como também literatura, história e mitologia. Embora as canções, em ritmos variados (Milonga, candombe, maçambique, Baião) viagem pelo mundo,  seu vórtex está na cidade de Jaguarão,  onde os integrantes do grupo vivem e registram o rumor do tempo passando.

Em Retiranças, por exemplo, convivem Antônio Conselheiro e Anita Garibaldi,  Diadorim, Ana Terra, Lampião, Blau Nunes, Zumbi, Chico Mendes, Sepé Tiaraju. São canções de grande densidade poética e política,  quase sempre amorosas,  às vezes um pouco melancólicas,  que deixam para trás os habituais lugares comuns da música de raiz gaúcha.

Entre os músicos da esmerada produção estão a cantora Maria da Conceição, Luciano Fagundes (violão),  Gil Soares (flauta) Leonardo Oxley (violino) Aluísio Rockembach (acordeão) e Nilton Júnior (piano).