Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Comunidade das Pedras Brancas receberá ação descentralizada de Saúde

A secretaria Municipal de Saúde realizará na próxima quarta-feira (22) mais uma ação descentralizada na zona rural. A atividade que conta com a disponibilização de atendimento médico, odontológico e de enfermagem, será realizada na Capela São José, na comunidade Pedras Brancas, das 9 às 13h.


A equipe solicita que as pessoas que forem buscar atendimentos levem o cartão SUS. Em caso de chuva ou mau tempo o evento será transferido.

Prefeito Cláudio Martins recebe estudantes do curso de Geografia da PUC


O prefeito Cláudio Martins juntamente com a secretária adjunta de Cultura, Andréa Lima e o diretor de Patrimônio, Tiago Ramires, recebeu na última sexta-feira (10) professores e estudantes do 7º semestre do curso de Geografia da PUC-RS, que realizaram um trabalho de campo durante todo o final de semana em Jaguarão.

O encontro com o prefeito aconteceu no Theatro Esperança, oportunidade em que os estudantes puderam dialogar sobre as relações de fronteira e sobre a cidade, que é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Na visita o grupo também pôde visualizar de perto o espaço recentemente restaurado e conhecer a história do Theatro, através da apresentação feita pela secretária adjunta Andréa Lima.

Cláudio Martins iniciou a conversa falando da história de Jaguarão, os dramas enfrentados pela região sul e também questões relacionadas à realidade fronteiriça e as desigualdades regionais. O prefeito comentou ainda sobre a atual conjuntura nacional e o impacto das mudanças.

Ele destacou sobre a decisão do governo municipal em investir no patrimônio, trabalhando com o resgate histórico e a reidentificação histórica e cultural do município, o que possibilitou que Jaguarão recebesse grandes investimentos nesta área, potencializando o turismo e tornando-se referência em todo o Brasil e também no exterior. Martins falou ainda sobre o carnaval de Jaguarão, a implantação dos free-shops, o fortalecimento da cidade enquanto polo educacional, com a Unipampa, UAB e IFSul, o apoio a movimentos que ainda hoje sofrem preconceitos ( movimento negro,  movimento LGBT e religiões de matriz africana) , entre outros temas.

O grupo de estudantes estava acompanhado dos professores Ana Regina de Moraes Soster, Tania Rodrigues Ferrer e Ademir Batista Chiapetti, os quais destacaram que esta é a quarta vez que realizam este trabalho em Jaguarão. Eles agradeceram a disponibilidade do prefeito Cláudio, que contribui com o trabalho, trazendo dados importantes sobre a cidade e sobre as particularidades de fronteira, e também ressaltaram que a comunidade está de parabéns pela conquista da obra do Theatro Esperança.

Presença do secretário de Cultura de Rio Grande: Também esteve presente no encontro o secretário de Cultura de Rio Grande, Ricardo Freitas, que se reuniu com o prefeito Cláudio Martins com o objetivo de discutir a promoção de ações culturais integradas.


Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaguarão reformula espaço para atendimentos


A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Jaguarão está com seu espaço reformulado. Conforme a secretária adjunta Aline Marques, que conduziu o processo, a iniciativa visou a organização de um espaço com melhor qualidade para os servidores e também para a população que busca os serviços oferecidos.
Ainda segundo Aline a secretaria oferece os seguintes serviços: carteira de trabalho, carteira de identidade, seguro desemprego, Sine, Procon e Junta de Serviço Militar.
A secretaria fica localizada na Rua General Marques, 143.