Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Coluna Gente Fronteiriça - Campos Elísios: uma utopia na fronteira do ser!

Por Magnum Patrón Sória

Passando a Ilha de Atlântida, lá perto das cachoeiras douradas pelo sol brando de primavera, está Campos Elísios. Uma terra nascida para os aventureiros e dignitários filhos das luzes, frequentada por estes para o deleite duma sombra fresca de figueiras centenárias. 

Lá nesta terra não se fala dos medos, das mortes, das mentes infestadas de corrupção e distantes da prática do amor fraterno. As crianças dormem no colo de seus pais amorosos. Os velhos contam histórias na roda de chimarrão. Os adultos trabalham seis horas por dia somente naquilo que os fazem perceber a alegria de viver e servir o próximo. Como é bom andar pelas ruas de Campos Elísios! Suas alamedas cravejadas de árvores frutíferas de todas as espécies encontradas na natureza.

Calçadas largas onde os passantes encontram bancos limpos com prateleiras dos livros mais importantes, do tempo em que Ana Boéssio ensinava a Poética com todo o brilho e avidez da boa educação, tempo dos literatos ocupados pela evolução da alma humana, ao ponto de morrerem felizes diante das penas úmidas de encantamento literário. Nesta cidade limpa e organizada, Pasárgada é piada! Ninguém quer ir embora não! Tudo prospera! Tudo se partilha! Tudo se renova e cresce para nunca mais desaparecer. Curioso é ver o trânsito desta cidadela: os carros feitos de algodão movidos a ar quente vindouro de traz das cachoeiras douradas perfumam de aroma de chuva todas as ruas por onde passam. Ninguém corre! Todos se comunicam no tempo certo, na hora certa. Religiões, partidos, disputas eleitorais... Ah não! Foram abolidas! Em Campos Elísios Deus mora na praça e janta todos os dias com seus moradores! Os dirigentes da cidade são todos os vizinhos de Deus! Amam e são amados. Ninguém precisa “desocupar-se” para poder “ocupar-se do bem comum”. Para chegar a Campos Elísios, é preciso sonhar! Pegue o primeiro trem da felicidade de fazer o bem sem querer recompensas e chegarás a ela! Deslumbra-te! Aproveita! Pois farás a maior experiência humana possível e já não será utopia aquilo que verás com teus próprios olhos curiosos. 

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219
 
 
 

Vice Prefeito Lisandro Lenz recebe visita da 1ª Prenda da 21ª Região Tradicionalista, Louise Franco


Na última semana o vice-prefeito Lisandro Lenz recebeu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal a visita da jaguarense, Louise Franco, que conquistou o título de 1ª Prenda da 21ª Região Tradicionalista,  durante a 46ª Ciranda Cultural de Prendas e 28º Entrevero Cultural de Peões, realizado em Canguçu, no dia 27 de junho.
Acompanhada da Patroa do Piquete Raízes da Fronteira, Silvania Affonso e do Coordenador da 21ª Região Tradicionalista, Marco Aurélio Lages, Louise falou sobre sua alegria em ter conquistado o título e também sobre sua preparação para o concurso estadual que acontecerá em maio de 2016, na cidade de Passo Fundo.
Lisandro Lenz parabenizou a jovem e também cumprimentou Silvania pelo trabalho realizado pelo Piquete, que destaca o nome de Jaguarão e os talentos da terra.
Louise Pereira Franco tem 23 anos, é 1º prenda e diretora do departamento jovem  do PTG Raízes da Fronteira e cursa o 7º semestre de Produção e Politica Cultual, na Unipampa.
Assessoria de Imprensa PMJ
Foto: Fernanda Cassel 



Nova Escavadeira Hidráulica adquirida pela Prefeitura irá trazer grandes benefícios para a zona rural

Máquin
Com a presença do deputado federal Henrique Fontana, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, realizou na manhã de sábado (04) o ato que oficializou a entrega de uma escavadeira hidráulica para o Município. A atividade que foi realizada na propriedade do senhor Elci Teixeira de Mello (Leco), na Perdiz, contou com a presença de produtores, representantes de diversas entidades ligadas ao setor rural e autoridades municipais.

Conforme o prefeito Cláudio Martins a escavadeira foi conquistada através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, via indicação do deputado Fontana. Ele destaca que o maquinário terá papel fundamental para a agricultura familiar, auxiliando para a limpeza de aguadas e construção de açudes de pequeno porte.

Para o vice-prefeito Lisandro Lenz a aquisição da escavadeira é de grande importância para as famílias do campo. Assim como o Chefe do Escritório local da Emater, Carlos Feijó, que acompanha o trabalho de diversas propriedades rurais, Lisandro destacou que a falta de infraestrutura foi um dos problemas ligados ao abandono no campo e por isso ações como essa são fundamentais para manter essas famílias em suas propriedades. “Vivemos em Jaguarão um processo de desenvolvimento da zona rural que oscilou ao longo do tempo. A agricultura familiar e o pequeno pecuarista sempre sofreram mais com os impactos que vem de fora, como a entrada da soja, por exemplo, que hoje está com mais de 50 mil hectares. Ela é importante para a economia, para o desenvolvimento, mas sabemos que traz impactos para a vida dos pequenos agricultores que acabam vendendo ou arrendando as suas propriedades e mudando para cidade. Por isso acredito que dentro deste processo é fundamental ter ações como essa, de investimentos para a infraestrutura, que proporcionam um passo importante para melhorar as condições de vida do produtor familiar, garantindo que eles possam trabalhar e se manter no campo”, afirmou.

Em sua fala o vice-prefeito comentou ainda sobre os problemas da seca no período de verão e as ações de enfrentamento que vem sendo priorizadas desde 2009, em especial a partir do Programa Municipal de Abastecimento de Água na Zona Rural, que envolveu ações de açudagem, limpeza de açudes, perfuração de poços artesianos e também o projeto Cisternas, que virou uma referência no Estado. Sobre esta questão o vice ainda citou algumas perfurações que foram feitas, porém que ainda não estão solucionando o problema de abastecimento de água potável em diversas comunidades. “Precisamos fazer a ligação destes poços para que o abastecimento possa ser feito, porém para efetivar isso estamos aguardando a liberação dos recursos do Governo do Estado, já que a verba havia sido aprovada e garantida através da Consulta Popular”, ressaltou.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Eugênio Di Primio destacou o quanto se fazia necessária a aquisição da escavadeira e fez referências ao senhor Leco, proprietário do local onde o ato foi realizado, ressaltando o seu trabalho e a sua garra ao manter por tantos anos uma propriedade familiar. Ele falou ainda sobre o trabalho que a escavadeira estava realizando no local e o quanto ela tem sido importante para melhorar as condições das propriedades rurais.

Ainda durante o ato o público acompanhou o relato do produtor familiar Clodomiro Cardoso, que salientou o quanto esse maquinário será importante para a vida das famílias do campo. Emocionado, ele afirmou que os produtores estavam esperando, ansiosos, pela chegada desta máquina e contou que sua propriedade foi o primeiro local onde a nova escavadeira já esteve em ação, trazendo benefícios para o seu trabalho.

Ao final do ato todos os presentes participaram de um almoço de confraternização, assinado por Iraci e Vaz, com apoio de Ronaldo Hernandorena.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220





Deputado Federal Henrique Fontana participa de agendas em Jaguarão

Visita ao Teatro Esperança
O deputado federal Henrique Fontana esteve em Jaguarão no sábado (04), oportunidade em que participou de diversas agendas ao lado do prefeito Cláudio Martins, do vice Lisandro Lenz e lideranças municipais.

A primeira agenda de Fontana foi no ato de entrega de uma escavadeira hidráulica, conquistada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através de indicação do deputado. Após participar da atividade em que também foi realizado um almoço de confraternização, na propriedade do senhor Elci Teixeira de Mello (Leco), com representantes de entidades rurais, produtores e autoridades locais, o deputado participou de encontro na Prefeitura Municipal, com secretários municipais e os vereadores Oberte Paiva e Miriam Coelho.
Durante a tarde Henrique Fontana visitou a Feira de Economia Popular e Solidária na Praça Dr. Alcides Marques, onde conversou com diversos expositores, e também acompanhou o andamento das obras do Teatro Esperança, do Mercado Público e do IFSul.
Para o prefeito Cláudio Martins é sempre uma grande satisfação receber o deputado Fontana que tem sido um dos grandes responsáveis pelas conquistas do Município. “O Fontana, sem dúvida, é o parlamentar que mais apoia Jaguarão, nas mais diversas áreas e o povo de Jaguarão reconhece o trabalho sério e dedicado do deputado, o qual tem resultado em muitas melhorias para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Durante sua visita o deputado Fontana reafirmou o seu compromisso em seguir apoiando o município de Jaguarão e destacou o quanto a parceria sólida do prefeito Cláudio e do vice Lisandro tem sido positiva para a conquista de investimentos para Jaguarão.
Além de Jaguarão, Fontana esteve neste final de semana nas cidades de São Lourenço do Sul, São José do Norte, Pedro Osório e Rio Grande.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jaguarão 
Fotos: Fernanda Barbier  





Espaço do Mosqueteiro - Bons ventos para nau gremista

Por Santiago Passos

Intensidade! É desta maneira que o time do Grêmio joga. Com muita intensidade. Todos os jogadores marcando o adversário sob pressão e atuando de maneira compacta, recuperando a posse de bola de maneira rápida para não deixar o outro time respirar. Assim consegue dominar a partida, independentemente de jogar em seus domínios ou na casa do adversário, ao impor o seu ritmo e abrir o marcador logo no começo do jogo. Já é a quinta vitória consecutiva no campeonato e hoje é bem provável que teremos a sexta, pois enfrentaremos o Chapecoense em Santa Catarina e, se conseguirmos manter o bom futebol que temos jogado, podemos assumir a liderança do campeonato ainda nesta rodada. 

Roger tem razão em falar que a partir de agora o time do Grêmio será vidraça e todos os adversários estudarão a maneira do time jogar tentando anular as principais jogadas e jogadores, vai ser um desafio a mais e cada vez mais difícil se manter na parte de cima da tabela.


Na segunda feira foi anunciada a contratação do meia Willian Schuster, 28 anos e cria da base tricolor, jogou por sete anos no futebol paraguaio e foi jogador do Roger no Novo Hamburgo durante o campeonato gaúcho.É um jogador que recompõe rápido e joga aberto pela direita, uma indicação do técnico gremista e deve ser bom jogador para compor grupo, pois se a máquina está funcionando bem, a peça que entrar dá conta do recado. É só ver o caso de Edinho, que estava 11 meses sem jogar uma partida inteira, treinando em separado do grupo principal, e contra o Santos fez uma ótima partida dando passe para o gol do Yuri Mamute. Realmente é um outro time do Grêmio o que vemos, Galhardo fazendo gol e sendo destaque da rodada, um mês atrás isso seria impensável. Time tocando bola e fazendo triangulação na área adversária, Douglas dando carrinho no campo de ataque e se movimentando com velocidade. Não estamos nem na metade do campeonato, mas bons ventos irão nos levar daqui para frente.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220



Espaço do Saci - Rodizio necessário

Por Marcos Sagrera

O inicio ruim do internacional nas dez primeiras rodadas do campeonato brasileiro preocupa um pouco, pero no mucho. Ainda tem muita água pra passar por baixo da ponte. Sendo o único time brasileiro a disputar a competição mais importante das Américas, é natural que o foco esteja nessa competição pois o clube está a quatros jogos de conquistar a sua terceira libertadores da América.

O Colorado tem um bom grupo e o único clube que até agora disputou as dez primeiras rodadas iniciais com a maioria de reservas em campo. Seja para preservar jogadores de futuras lesões, desfalques por causa de jogadores nas suas seleções e por lesões que tiraram vários jogadores de quase todos os jogos.

Ainda tem 28 rodadas pela frente e o campeonato só termina em dezembro. Mesmo assim não poderia ter perdido o último jogo para o galo em casa, pois este sim era um jogo de seis pontos. Mas podemos dar o troco no jogo de volta quando todo o grupo estiver à disposição e novamente focado no campeonato. Não se pode cobrar de um time que jogou sem seis dos seus titulares contra um time do mesmo nível do inter, seja em casa ou fora, pois o Atlético Mineiro joga do mesmo jeito tanto em casa como fora, como já se viu na libertadores, onde passamos em dois jogos em que qualquer um poderia ter saído classificado.

Ainda teremos dois jogos antes da decisão contra o Tigres. Seguramente o rodízio vai continuar e teremos que tentar fazer o máximo de pontos possíveis, mesmo cheio de desfalques. O torcedor colorado terá que entender que apesar de o clube ter um elenco forte e com boas reposições, têm jogadores jovens, que começaram a se destacar esse ano e no qual a torcida espera muito. Isso gera uma pressão psicológica impressionante e acaba refletindo também dentro de campo, tanto na parte física como técnica.

Também temos jogadores experientes, mas de mais idade, que apesar de saberem se poupar durante os jogos e treinos, não têm a mesma capacidade física de antes. São os casos de Juan, Dale , Nilmar e Alex. Esses não poderão disputar todos os jogos, goste o torcedor ou não.


Por isso esse rodízio de jogadores nos jogos se faz necessário. Ele só precisa ser melhor ajustado.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220


Estado não cumpre contrato com a Santa Casa e falta de repasse resulta em fechamento de leitos e corte na folha

Falta de repasse do Estado resulta em fechamento de 50% dos leitos da Santa Casa

A situação é crítica e as medidas tomadas serão radicais. “Não temos alternativa, é inviável manter os atendimentos na Santa Casa. Não temos como cumprir com nossos fornecedores, não conseguimos sequer pagar a folha, somente 60% do salário dos trabalhadores”, alega o Gestor Presidente da entidade, João Cláudio Pedroza.

Em Jaguarão, desde o final de 2014 e durante todo o ano de 2015, mais de meio milhão de reais deixaram de ser repassados ao hospital, valores esses que estão previstos em contrato. Sem perspectivas de repasse por parte do Governo do Estado e com o limite dos Municípios que estão tendo que cobrir os valores não supridos, a situação torna-se cada dia mais preocupante e na iminência de enfrentamento de uma assistência precarizada que oferecerá sérios riscos à vida das pessoas que necessitem utilizar os serviços de saúde, tanto públicos como privados.

De acordo João Cláudio o contrato realizado com o Governo do Estado prevê valores prefixados, que cobrem custeio como folha de pagamento e os pós-fixados, onde a entidade recebe dois meses depois de prestar o serviço, como por exemplo, uma cirurgia. “A dívida do Estado para com a Santa Casa já passa dos 740 mil reais e com isso vai gerando um ciclo vicioso: não temos dinheiro para comprar medicamentos e manter os serviços, portanto não conseguimos prestar atendimento para receber os valores pós-fixados. Chegamos ao nosso limite”, desabafa Pedroza.

Em função da situação que toma conta do Rio Grande do Sul (vários municípios já anunciaram o cancelamento de serviços e fechamento de leitos, como Canoas e Porto Alegre) a Santa Casa de Jaguarão também anuncia o fechamento de 50% dos leitos SUS, além da readequação dos serviços a serem prestados ao Sistema Único de Saúde e cortes na folha de pagamento.

visita ao MP informou situação calamitosa da Santa Casa
O Gestor Presidente da Santa Casa, acompanhado do Dr. Marcelo Steimbruch, do Vice-Prefeito Lisandro Lenz e do Secretário de Saúde Celso Caetano, esteve em visita ao Ministério Público na manhã de ontem (07) a fim de informar sobre a situação calamitosa em que se encontra a Santa Casa de Jaguarão e solicitar apoio ao MP, para que adote medidas necessárias com vistas à continuidade da prestação dos serviços, especialmente quanto ao financiamento e adimplemento do contrato com o Estado do Rio Grande do Sul, principal responsável pela grave situação enfrentada. 

O Prefeito Cláudio Martins também solicitou uma reunião sobre o tema junto a todos os prefeitos da Azonasul, já que além dos problemas locais, estes cortes do Estado afetam também a transferência de pacientes, tanto os de Jaguarão que precisam do atendimento em outras cidades da região, como de pacientes de Herval, Arroio Grande e Pedro Osório, que também buscam os serviços da Santa Casa. O encontro está agendado para quinta-feira (09) na sede da Associação, em Pelotas. “Temos cumprido o nosso compromisso com a Santa Casa, editamos e reeditamos um decreto de intervenção municipal com o objetivo de manter o atendimento e prestar um serviço de qualidade à nossa população, por isso temos a tranquilidade de cobrar a mesma postura do Governo do Estado”, afirma Cláudio.

Em 2013 a Santa Casa passava por sérias dificuldades, com salários atrasados e dívidas acumuladas. Na ocasião a entidade possuía um contrato com o Governo do Estado, porém era com valores desatualizados. A Prefeitura de Jaguarão então tomou a decisão de assumir a gestão da entidade, buscando um novo modelo e um novo acordo junto ao Governo do Estado na época.

“Nós temos nos empenhando e muito para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde do município, tanto do hospital, quanto das UBS nos bairros da cidade, temos feito inclusive um aporte desde o final do ano para a Santa Casa que chega à R$ 300 mil com recursos próprios do município” conta o Prefeito.

O Governo do Estado já foi procurado diversas vezes pelos gestores municipais e não aponta nenhuma solução para o problema. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS entrou com uma liminar em Mandado de Segurança Coletivo para que o Governo do Estado regularize os pagamentos em atraso a partir do mês de maio. A Federação das Santas Casas também acionou a justiça a fim de garantir os recursos contratualizados. “Seguiremos lutando para que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul cumpra com suas obrigações, para que assim a população possa ter acesso novamente aos serviços públicos de saúde com qualidade, o que é um direito de todos os cidadãos e cidadãs”, finalizou o Prefeito Cláudio Martins.

Edição de 08/07/2015 Ano VI nº 220
 

Pensando a Produção Cultural – Cinema e Carnaval

O projeto de extensão Pensando a Produção Cultural, do grupo PET Produção e Política Cultural, realizará no dia 09 de julho a exibição do filme “De outros Carnavais”, da Moviola Filmes, da cidade de Pelotas. A sessão acontece no prédio da Unipampa, sala 208 e tem entrada gratuita.

Vinculado ao curso de Produção e Política Cultural “Pensando a Produção Cultural” está focado na comunidade artística da região e seus gestores que já atuam na área da cultura e, portanto trabalham com o conceito de Produção Cultural, bem como discentes do curso ampliando a reflexão sobre este universo profissional.

Esta edição conta com a participação da produtora Moviola Filmes que iniciou suas atividades no ano de 2007 e desde a sua fundação dedica-se a criação e produção de filmes de ficção, documentários de curta, média e longa-metragem e minisséries em coprodução. Atualmente desenvolve diversos projetos de valorização da cultura brasileira e latino-americana.

O documentário “De outros Carnavais” apresenta alguns personagens do carnaval de Pelotas, que representam não só a beleza e a autenticidade desta genuína manifestação popular, mas também a luta de quem realiza com poucos recursos um grande espetáculo cultural. O evento contará com a presença dos produtores Cintia Langie Araújo (Mestre em Comunicação Social pela PUC/RS e Professora de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da Universidade Federal de Pelotas) e Rafael Andreazza (Mestre em produção e Direção de Cinema Digital pela Universidad de la Laguna, na Espanha em 2013), para uma conversa sobre a produção do filme e acerca da produção cinematográfica. A mediação do debate será feita pela professora Carla Daniela Rabelo Rodrigues, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e Professora Adjunta do bacharelado em Produção e Política Cultural da Universidade Federal do Pampa.

Serviço:
Evento: Pensando a Produção Cultural – Cinema e Carnaval
Local: Unipampa, Campus Jaguarão – Sala 208
Data: 09/07/2015 (Quinta-feira)

Horário: 17h
Entrada Gratuita

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219



Conselho das Secretarias de Saúde do RS representa junto ao MP por atraso nos pagamentos do Estado

foto: Charles Vilela /CBR
Entidade alerta que situação poderá gerar um colapso no sistema de saúde

O presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), Marcelo Bósio, ofereceu representação ao Ministério Público Estadual pedindo providências quanto ao atraso pelo Estado nos repasses da área da Saúde às Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), além do não pagamento da competência maio. De acordo com a entidade, se a falta de pagamento persistir, há sério risco de o sistema entrar em colapso.

Bósio e o secretário da Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, foram recebidos pelo subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais Fabiano Dallazen. “Se o Estado não organizar a regularidade dos repasses, há o sério risco da descontinuidade de serviços básicos em unidades de saúde, SAMU, UPAs, urgências e emergências, CAPSs, entre outros”, disse. “Os municípios chegaram ao seu limite e não têm mais como suprir os recursos que são devidos pelo Estado.”

Bósio solicitou o acompanhamento do Ministério Público junto ao Estado para que seja reorganizado o planejamento financeiro, sob pena de gerar uma situação de desassistência aos usuários do SUS e também da rede privada.

Jaguarão

“Estamos procurando manter todos os serviços em funcionamento, mas não está fácil, os fornecedores estão querendo receber. A administração municipal tem feito um esforço gigantesco pro tamanho do nosso orçamento a fim de dar continuidade ao atendimento, junto nessa conta entra também ajuda financeira para o nosso hospital, que também não recebe do estado, e acaba recorrendo ao município. Desde o ano passado os recursos para a Santa Casa somam um total de R$ 300.000,00”, conta o Secretário de Saúde Celso Caetano.

Ele lembra que a situação de todos os municípios é crítica e dá o exemplo de Porto Alegre, onde o Secretario de Saúde Fernando Ritter anunciou o fechamento dos serviços de saúde na capital. “Nossa intenção frente a secretaria de saúde é que todos os serviços que temos continuem em andamento, mas não poderemos garantir se essa situação de incerteza de recebimento de recursos continuar. Não podemos prometer que ali a frente não tenhamos de fechar serviços como alguns municípios já estão fazendo”.

Para o Gestor Presidente da Santa Casa João Cláudio Pedroza, a situação atual é bastante crítica, pois além dos cortes anunciados nos recursos do hospital, de contrato firmado e em vigor, o Governo do Estado tem adotado a estratégia de realizar outros cortes nos repasses alegando não atingimento das metas contratualizadas, o que segundo ele não procede. “Pelo segundo mês consecutivo o Estado descontou do repasse do hospital valores referentes a competências anteriores, neste último mês realizou desconto referente às metas de janeiro/2015, de maneira errada, erro já assumido pela SES, mas sem previsão de correção e depósito dos valores descontados indevidamente. Com isso, dos valores previstos em contrato hoje para recebimento fixo pelo hospital, foi recebido aproximadamente 50% dos valores, o que prejudica sobremaneira a prestação do serviço a nossa comunidade”, salienta.

Por conta dos atrasos nos repasses do Governo do Estado a instituição acumulou dívidas com prestadores de serviços e fornecedores em mais de R$500 mil reais. São meio milhão em dívidas que foram adquiridas por não ter sido realizado o repasse contratual com o Estado. “Diante dessa situação, já não esta sendo possível realizar compras de insumos básicos para a prestação dos atendimento e realização das cirurgias, tais como medicamentos, alimentos e materiais hospitalares. Até mesmo a folha de salários hoje está comprometida, o que sempre foi uma preocupação da Direção, não sendo possível afirmar se o pagamento dos salários não sofrerão atrasos”.

Medidas de contenção de despesas deverão ser adotadas nos próximos dias, tais como redução dos atendimentos eletivos, fechamentos de leitos do SUS, readequação dos serviços a serem prestados ao SUS, entre outros. Além de medidas de redução de gastos, também serão realizados eventos por parte dos colaboradores do hospital e de outras pessoas interessadas em ajudar, o que servirá além de arrecadar fundos, de conscientização da comunidade acerca da situação da Santa Casa.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219





Jaguarão, ontem, hoje - A história do surgimento do Bairro Bela Vista

Por Cleomar Ferreira

Quando Aldo Francisco Rosa, foi prefeito, adquiriu uma área de terras nas proximidades do sítio do Dr. Rudy W. kussler, ( estrada que leva às charqueadas ) com o objetivo de implantar o Projeto PRÓ-MORAR.

Fez o arruamento, instalou a rede d’àgua e por problemas burocráticos e atrasos na construção da rede mestre de água com mais de um quilômetro, tendo sido ligada na esquina da Av. 27 de Janeiro com a Rua Carlos Barbosa, seu governo terminou sem a construção das casas.

O Prefeito Fernando Ribas teve a vontade de construir, mas o destino não permitiu. Entrou o Prefeito João Alberto e teve outra visão sobre o problema da habitação. - Loteou e vendeu os terrenos para pessoas que não possuíam moradias.

O sucesso foi tanto que em menos de um ano, já existiam muitas casas prontas e várias em construção. Das primeiras providências dos proprietários de terrenos, foi a fundação de uma “associação” para falar em nome do grupo.

Convocaram pela Rádio Cultura uma Assembléia Geral na Câmara de Vereadores, para a fundação da Associação. Além dos proprietários compareceram os vereadores Amir da Rosa que conseguiu o local para a reunião, Antonio Freitas que abriu a casa e Peri Pereira que ouviu a convocação e foi dar o seu apoio.- Criaram a Associação.

Passados alguns dias, o Prefeito João Alberto pediu que a Associação sugerisse um nome para o bairro. Houve mais uma Assembléia Geral na Câmara, desta vez, sem a presença de nenhum vereador, e foi aprovado os estatutos da Associação, bem como por maioria escolheram o nome de BELA VISTA ao Bairro.

No outro dia foi oficiado para o prefeito o nome sugestão para que o Executivo no caso de concordar com o nome, enviasse ao Legislativo.

Isso tudo aconteceu sempre entre a Associação e o Prefeito, não havendo interferência de nenhum político no assunto. Nem o vereador Ilço Pinto da Silva, que dirigia o núcleo habitacional da Prefeitura, quis intervir em todo esse processo, embora tenha sido convidado a participar.

O argumento usado para o nome do Bairro, leva em consideração o fato de ser um lugar amplo, alto, vistoso com ruas largas e planas, de onde se avista o rio Jaguarão, até perto da charqueada e também o Uruguai até a Coxilha de Rio Branco.

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.

Fonte: Imprensa local- “crônica da cidade”- Profº Pedro B. Ribeiro- 1991. e Assoc. Morad. Bairro Bela Vista - 1991

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219



CANAL DE COMUNICAÇÃO - Que desculpa esfarrapada: 15 viroses

Por Arnoni Lenz

Fiquei de escrever hoje a poesia Súplica da Árvore, mas como surgiu um assunto mais premente e atual, não posso deixar de abordá-lo. É nossa eliminação do campeonato que dizíamos com certeza seria nosso. Nada aprendemos. Continuamos levando na cabeça e nada mudamos, ou melhor, o que mudamos foi para pior. Escrevi antes do Brasil levar os sete a um da Alemanha, logo que indicaram Dunga para a seleção e Felipão para o Grêmio, que nada iria dar certo. Os dois prepotentes, pensando serem “os caras”, sem atualizações para o futebol, com as velhas manhas de anos passados, sem inovações técnicas nem táticas, sem estudos sobre o que mudou no futebol e acreditando neles próprios, só neles, não olhando um pouco mais adiante de seus umbigos. Mais ainda, o Dunga se juntou com velhos amigos que jogaram com ele no passado, que muito bem pagos pelo dinheiro dos brasileiros em nada contribuíram para que não repetíssemos os fiascos dos quais o Brasil vem sendo protagonista. Equipe que depende de um jogador só está fadado ao insucesso, isso sim não aconteceu só com o Brasil. Por outro lado, nosso único craque não tinha nem tem o direito de agir como agiu. E não é a primeira vez, com ele no time já não era fácil, sem ele muito pior. Só o Galvão Bueno gritava que na terça feira estaríamos em campo contra a Argentina. Mas ele se justifica, pelo que ganha na Globo, tem mesmo que agir dessa forma. Que inveja tenho dele, como gostaria de estar no lugar dele. Não iria fazer muito diferente do que ele faz, afinal ele só estava expondo a vontade, a esperança e o palpite dele, e isso fez sendo muito bem pago. Não pode ser diferente. Mas agora vem o meu conterrâneo de Ijuí, o Dunga, sim por que a vila onde nasci Augusto Pestana, na época pertencia ao município de Ijuí. Pois bem, vem o Dunga querer justificar nossa trapalhada dizendo que quinze ( 15 ) jogadores tiveram virose. Todos sabem que virose é algo que os médicos dizem que o doente é portador quando não conseguem identificar, diagnostificar a doença. 

Na França foi o rechonchudo Ronaldinho quem teve uma dor de barriga dos infernos e não conseguiu entrar em campo. E assim caminha a humanidade. Nós brasileiro sempre pagando tudo, continuamos fãs de nossos “atletas”, quase morremos por eles e aceitamos toda e qualquer desculpa de seus dirigentes. Para quem não está diariamente ligado ao futebol, mais da metade dos nossos “atletas” eram ilustres desconhecidos. Gente que mal saiu das fraldas e foi jogar fora do País, e por isso foram convocados, não lembraram de craques que continuam em forma e que continuaram no Brasil que jogariam por amor ao País, ao time e não um grupo de mercenários para quem nada faz diferença. Nem o hino nacional nossos representantes cantavam, isso pelo menos o Felipão exigia, alguns passaram todo tempo mascando chicletes. È mais uma vergonha que o povo brasileiro terá que assimilar. Para finalizar vamos colocar uma frase que nada tem a ver com o assunto da crônica, mas que transmite muita sabedoria e experiência de vida: NA JUVENTUDE O AMOR É SEXO. NA MEIA IDADE É ACOMODAÇÃO DE AMBOS. E, NA VELHICE É A DEPENDÊNCIA MUTUA.

Edição de 02/07/2015 Ano VI nº 219