Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Sábado tem campanha para doação de medula óssea em Jaguarão

Cadastros para doação poderão ser realizados na Santa Casa


Neste sábado (12), na Santa Casa, acontecerá uma campanha de doação de medula óssea. A ação que será realizada no turno da manhã (8h às 12h) e tarde (14h às 17h) é uma parceria entre Santa Casa de Caridade, Hemocentro de Pelotas e Secretaria Municipal de Saúde, através do programa Saúde Mais Perto de Você

Para entrar no programa de doação, basta ter entre 18 e 55 anos, estar com bom estado de saúde e levar um documento com foto. Não é necessário peso mínimo e nenhum outro requisito. As únicas pessoas excluídas do processo são as portadoras de doenças oncológicas.

Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes, os quais determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente.

Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME (Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea) e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Assim que um paciente compatível precisar da medula, o doador é contatado. A chance de ser compatível é de 1 em 100 mil, por isso é muito importante que haja uma grande quantidade de doadores.

A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias. O procedimento é totalmente seguro e pode salvar a vida de pessoas portadoras de doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea e crianças com algumas doenças genéticas.


Departamento de Comunicação Prefeitura de Jaguarão

Jaguarão - exame pré-câncer poderá ser realizado à noite

Postão será aberto no turno da noite para realização de exame pré-câncer

Nos dias 17 e 18 de dezembro (quinta e sexta), a partir das 19h, a Policlínica Municipal (Postão) estará aberta para a realização do exame pré-câncer. É importante que todas as mulheres que ainda não fizeram o exame nesse ano procurem a Policlínica portando o cartão SUS.



Saiba mais: O exame, também conhecido como Papanicolau, possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, examinando as células coletadas. Mulheres que realizaram histerectomia (cirurgia para retirada do útero) com a retirada do colo além do útero, não necessitam fazer o exame, a menos que a cirurgia tenha sido feita para o tratamento de câncer ou de lesão pré-maligna.
Em geral, é um câncer de crescimento lento, e pode não ter sintomas. O câncer de colo uterino é o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, correspondendo a, aproximadamente, 24% de todos os cânceres.