Um espaço aberto para o leitor

sábado, 23 de maio de 2015

Cultura e Participação Social

Por Andréa Lima

Na semana passada aconteceu a 3ª Conferência de Cultura, que promoveu excelentes debates e movimentou os diversos segmentos artísticos e culturais em nossa cidade. O evento foi voltado à discussão da Lei 6.102, de 07 de Janeiro de 2015, que institui o Sistema Municipal de Cultura de Jaguarão.

Com a assinatura de um Acordo de Cooperação, integramos, desde 2014, o Sistema Nacional de Cultura, que pode ser compreendido como o principal instrumento para que o Ministério da Cultura (MinC)  possa desenvolver políticas culturais, de forma alinhada, nos Estados e nas cidades, com a participação da sociedade civil.

Com a publicação deste Acordo no Diário Oficial da União, fizemos o dever de casa e ficamos responsáveis por elaborar e aprovar uma Lei Municipal, que desse conta de instituir este sistema na cidade. A legislação em vigor torna claro, agora, o papel do poder público na gestão da cultura e prevê a criação de um Programa de Formação na Área. Também trata da necessidade de consolidação de um instrumento eficaz de planejamento participativo, que deverá constituir-se na forma de um Plano Municipal, a ser aprovado em lei, para vigorar pelos próximos dez anos.

Uma das principais novidades é a criação do Fundo do Municipal de Incentivo à Cultura, que deverá consolidar-se como um dos principais mecanismos de fomento aos projetos culturais, com o acesso a partir de editais.  Também se destaca, especialmente, o protagonismo que deverá ser exercido pela  sociedade civil em todas as etapas deste processo,  de forma organizada, através do Conselho Municipal de Política Cultural.

 Foi, para mim,  uma grande satisfação ver os resultados concretos deste trabalho, para além do papel, e a Biblioteca lotada para o processo eleitoral. Organizado como um órgão colegiado, normativo, deliberativo e fiscalizador, o Conselho de Política Cultural conta com a representação da sociedade civil organizada em Fóruns Setoriais, onde estão representados grupos como de Artes Visuais e Artesanato, Audiovisual, Dança, Música e Teatro, Produtores Culturais, Organizações Não-Governamentais, Patrimônio Cultural e Cultura Afro-brasileira.  

No evento também foram debatidas e aprovadas em plenária algumas diretrizes para as políticas culturais, como, por exemplo, em médio prazo, a criação de uma Escola Municipal de Formação em Arte, a fim de promover oficinas de dança, música, teatro e áreas afins, a capacitação dos agentes locais no processo de elaboração e execução de projetos culturais, promovendo oficinas prévias aos editais públicos, a criação e o fortalecimento de programas de intercâmbio e a qualificação de nossos espaços e equipamentos públicos, pois muitos grupos da cidade não têm sequer onde ensaiar. Neste sentido, uma das propostas é a de se reclamar a função social da propriedade, levando em conta o grande número de  imóveis atualmente em desuso em nossa cidade,  que poderiam muito bem  servir como equipamentos culturais.

Pensar a cultura é, sim, tarefa de todos. Participar dos espaços políticos também, pois, afinal, não estamos tratando de um privilégio, mas de um direito social básico da população.       

Edição de 20/05/2015 Ano VI nº 213





DC Navegantes Jaguarão vence e assume a liderança da Série Prata


A DC Navegantes Jaguarão jogando na cidade de Sobradinho contra Associação Esportiva Sobradinho, no último sábado(16) venceu a AES por 2 X 1 pelo Campeonato Estadual de Futsal – Série Prata. Os gols foram marcados por Tiago, de pênalti, para Associação e Maurício e Rafael Almeida para o DC, com o resultado o DC Navegantes Jaguarão assumiu a liderança da Série Prata que é dividida com o Arsenal Esporte Clube (Não Me Toque) ambos com 10 pontos.

O jogo foi realizado no Ginásio Leônidas Zasso Lazari, com a presença de um grande público que lotou as dependências do ginásio. No primeiro tempo mesmo perdendo pelo placar de 1 X 0 para AES, gol marcado de pênalti aos 8’59 por Tiago, o DC criou várias chances para marcar seu gol, mas parava na boa atuação do goleiro Jonatan. No segundo tempo depois de tanto insistir o DC conseguiu chegar ao empate e virar o jogo, num espaço de seis segundos, primeiro com Maurício aos 13’18 e depois com Rafael Almeida aos 13’24, a partir da virada do DC a AES a utilizar o goleiro linha, mas o DC bem postado em quadra conseguiu anular os ataques da AES e sair vitorioso de Sobradinho.

O próximo jogo do DC Navegantes Jaguarão será no dia 23 de maio, ás 20h, no Ginásio Municipal de Esportes da Integração “Henricão”, na cidade de Jaguarão, quando recebe a Associação Cruz Alta de Futsal – ACAF.

Os ingressos para este jogo começam a ser vendidos a partir de hoje (20.) ás 14h, na Élida Calçados, No Trote, Galeteria Fornália e Magrinho Lanches ao preço de R$ 5,00 este valor é até ás 14h00 de sábado. Depois somente na bilheteira do ginásio ao preço de R$ 7,00.

Ficha Técnica:
AES 1 X 2DC
AES: Jonatan; Misco, Lucas, Anaro e Alan Selli depois entraram Víctor, Tiago, André e Klayton. Técnico: Clébio Bastos.
DC: Júnior; Déco, Maurício, Feijão e Rafael Almeida depois entraram Elisson, Tiaguinho, Bruno Grigoletti, Diegão e Serginho. Técnico: Ricardo Cunha “Chupeta”.
Arbitragem: 1º Árbitro: Alexandre Elias Spiegel; 2º Árbitro: Eduardo Kraiwovic; Anotador: Ricardo Veddy; Cronometrista: Gérson Rickmann e Delegado: Iloir Conrad.

Edição de 20/05/2015 Ano VI nº 213




Espaço do Mosqueteiro - Decida Romildo!

Por Santiago Passos

O time do Grêmio não empolga mais. A cada jogo é a mesma coisa, jogadores sem confiança, desmotivados. É óbvio que não temos um time maravilhoso, mas também não é um time tão ruim assim para jogar um futebol sofrível contra a Ponte Preta e Coritiba, equipes que provavelmente lutarão contra o rebaixamento.

A direção gremista tem que tomar uma atitude, a desculpa da falta de dinheiro não dá mais pra ser usada. Falando sempre isso,  parece que os jogadores não sentem pressão nenhuma para jogar e nem necessidade de vencer as partidas, se comportam como perdedores dentro de campo.

O Felipão já não é nem sombra daquele técnico multi campeão e vencedor, parece estar só contando os dias para se aposentar. Eu sempre fui um dos que o defenderam, mas não dá mais para continuar assim, tem que ter algo que incendeie a equipe. Senão, iremos acabar como o time do Palmeiras de 2012, rebaixados para a série B.

Tudo indica que a comissão técnica irá colocar o cargo à disposição e já se levanta o nome de Roth, o eterno técnico da dupla, para o cargo. Não sei se seria o ideal neste momento, eu particularmente prefiro o Renato, identificado com o clube e que sabe trabalhar com os jovens da base.

Também será necessário fortalecer a equipe, buscar jogadores que possam assumir a titularidade. Um atacante de qualidade, com faro de gol, e pelo menos um lateral bom. Matias Rodriguez está só cumprindo contrato, fez uma lambança neste último jogo, sem contar o fiasco no Grenal.

O presidente Romildo vai ter que tomar uma atitude enquanto o campeonato está no começo, caso contrário,  irá reformular o time na série B.

Temos ainda a Copa do Brasil. Enquanto estivermos enfrentando times de pouquíssima qualidade vamos passando, mas se nada mudar não iremos nos classificar para as oitavas de final desse Torneio.
Então,  essa será a semana decisiva para o restante do ano para o time gremista. Tudo depende das atitudes que nosso presidente irá tomar. Temos que ser realistas.

Edição de 20/05/2015 Ano VI nº 213