Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Espaço do Saci - Crise! Não levantamos uma taça desde abril

Por Marcos Sagrera

. Agora sim estamos em crise torcedor colorado. Não levantamos uma taça desde abril, fomos eliminados na semifinal da libertadores por um gol e ainda por cima acabamos de ser goleados pelo time medíocre do ex-rival que nem estádio próprio têm. Chegamos no limite da nossa paciência com essa direção ridícula que não soube se impor no vestiário, atrasou salários e prêmio para os jogadores e ainda por cima não exigiu do treinador interino que montasse uma escalação defensiva para jogar o grenal.

. Já que resolveram mudar o treinador, que pelo menos tivessem a capacidade de fazer prevalecer as suas vontades na escalação do time, já que esse era o objetivo quando demitiram o técnico Diego Aguirre. Nem isso conseguiram fazer. O time se arrastou em campo, com jogadores como Anderson que em agosto ainda não entrou em forma e Wellinton Martins que perdeu totalmente o ritmo de jogo depois de quase um ano sem jogar, o colorado perdeu o meio de campo e não ganhou uma divida durante o jogo inteiro. Na coluna anterior pedi a escalação desses atletas junto com Alex no meio de campo. Alex ficaria encarregado da armação, com dois atacantes na frente. Anderson e Wellinton Martins ficariam mais atrás, um de cada lado ajudando Rodrigo Dourado que é uma ilha no meio de campo colorado, só ele marca. Mas o interino Odair insistiu em um esquema que não vinha dando resultado.

. Colocou Anderson na Armação e Wellinton de segundo volante. Este último, só poderia jogar com um terceiro homem ajudando na marcação, não tem condições de marcar ninguém, incluindo os pífios jogadores do grêmio. Abriu Valdívia e Sasha nas pontas e deixou Lisandro Lopes isolado no ataque assim como já vinha acontecendo faz tempo. Anderson não deu uma bola em condições para os atacantes, até porque estavam sempre mal posicionados em campo e continuam sendo mal escalados pelos treinadores. Com relação a Anderson, este deveria ser afastado da equipe e colocado a treinar em separado para só jogar na ponta dos cascos. O erro foi lá atrás quando o liberaram para jogar visivelmente gordo e sem explosão muscular.

. Resumo de tudo isso, o grêmio parecia a Alemanha contra o Brasil. Com a diferença de que a Alemanha levanta a taça quando termina o campeonato e na segunda-feira seguinte, todos os jornais estampam em suas capas a foto da seleção com o troféu erguido. Já o grêmio, todos sabemos que não ganhará nada e passará mais um ano no limbo. A propósito, já começaram os preparativos para o baile de debutante em todo o estado em comemoração aos 15 anos sem comemorar um título relevante. Tenho pena do ex-rival, estamos em agosto e só foram notícia no cenário nacional agora, mas eles já devem estar acostumados com isso. Se contentam em ganhar um jogo que vale somente três pontos e até caravana na cidade heróica fizeram. Pra um time que não tem nenhuma pretensão de título e vai ficar no meio da tabela até que tá bom. Já se acostumaram a ser pequenos e se contentam com pouca coisa. Não caindo pela terceira vez já tá ótimo. Agora eles são de novo a segunda força do estado juntamente com empate.

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225


 


Espaço do Mosqueteiro - No dia dos pais, um passeio na Arena

Por Santiago Passos

Um domingo atípico de agosto, 35°C em pleno inverno gaúcho. Eu e meu pai, que só tenho a agradecer por me fazer um torcedor gremista desde pequeno, partimos em direção a Arena do Grêmio para passarmos juntos o dia dos Pais assistindo ao clássico GREnal. Na estrada, durante a viagem, todas as emissoras de rádio comentavam sobre o jogo que iria ser disputado mais tarde e só falavam sobre o time colorado, o fato novo criado pelo presidente fanfarrão do time da beira do lago. Bom sinal para nós, pois o time do Grêmio treinado pelo Roger Machado não tem nenhuma dúvida, todos sabem quem irá jogar, da maneira que irá jogar, os jogadores em campo sabem o que devem fazer e como fazer, se vê que o time é bem treinado.

A Arena do Grêmio estava lotada, 46 mil gremistas foram comemorar o dia dos pais com seu time do coração. O jogo começou com o Grêmio superior em campo, criando oportunidades mas desperdiçando gols, depois que o Douglas errou penâlti pensei: Tudo igual Grêmio melhor mas não conseguindo fazer gols, como nos últimos jogos em que perdemos. Mas logo teríamos a certeza de que realmente aquele domingo era um dia atípico de agosto, um dia que não víamos a 55 anos. Após golaço de Giuliano abriram-se as porteiras e onde passa um boi passa uma boiada. O Grêmio com tranquilidade fez 5 gols no time estrelado, porém de estrelas decadentes, do internacional. Isso que o Pedro Rocha desperdiçou duas oportunidades de gol claras no primeiro tempo, mas, apesar disso, o guri foi fundamental na movimentação tática da equipe, ajudando na marcação e na saída de bola da equipe.

Foi um passeio, uma surra, que o time do Grêmio deu no perdido time do inter. Com o coletivo forte, o individual aparece, como nosso comandante sempre fala em suas entrevistas, e podemos ver um time com várias individualidades fortes. Edinho assumiu a defesa tricolor e foi um cão de guarda feroz à frente da grande área tricolor, incansável na marcação e no apoio aos laterais e ainda aparecendo para concluir na área adversária, de uma conclusão dele que saiu o terceiro gol gremista. Parecia um guri dos juniores jogando. Marcelo Oliveira voltou do departamento médico e mostra que é uma peça fundamental na defesa, orientando os zagueiros e deixando Erazo a vontade para jogar. Galhardo anulou o Valdívia, o único que tentava algo pelo lado dos coloridos. Luan assumiu a responsabilidade e mostrou por que é um dos melhores jogadores neste campeonato brasileiro. Todo o time do Grêmio foi perfeito. Fernandinho e Bobô que entraram em poucos minutos conseguiram fazer boa apresentação. O time do Grêmio voava em campo, enquanto o adversário assistia e torcia para acabar logo aquela humilhação, sem ter nenhum poder de reação.

A vitória e a goleada garantiram a terceira colocação no campeonato brasileiro e moral para encarar no líder atlético mineiro nos seus domínios nesta quinta-feira. Se o tricolor jogar com a mesma intensidade dos últimos jogos e fazer o que fez neste domingo, que é não desperdiçar as oportunidades que vem criando, temos chances de voltar com 3 pontos importantes para a reta final deste primeiro turno e nos consolidarmos na parte de cima da tabela. Cinco muito aos amigos colorados por termos estragado um domingo de festa, mas podia ser pior, o jogo poderia ter sido as 11 da manhã e teriam mais tempo para ficar de cabeça inchada. Saudações tricolores e até o Grenal do segundo turno.

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225