Um espaço aberto para o leitor

sábado, 4 de abril de 2015

Espaço do Mosqueteiro - Rei das Copas é a esperança

Por Santiago Passos

Mais uma vitória, a sexta seguida da equipe tricolor, outro jogo sem sofrer gol. O time do Grêmio dominou o tempo inteiro o adversário que conseguiu chutar apenas duas vezes em direção à meta do goleiro Thiago. Apesar de não contar com o meia Douglas, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Jogando no esquema 4-4-2, com Yuri Mamute aberto pela esquerda e Braian Rodriguez centralizado, os volantes Maicon e Ramiro chegando no ataque e ajudando o Luan e o Giuliano na criação das jogadas, o Grêmio teve o controle absoluto do jogo podendo conseguir um placar mais elástico do que os 2x0 aplicados se não fosse pelo goleiro destaque do time do São Paulo de Rio Grande. Os dois gols foram anotados pelo Luan, um caso estranho de jogador, pois ele consegue ser muito bom e muito ruim em uma mesma partida, oscilando muito. As vezes, parece que está dormindo em campo, mas quando acorda consegue ser dono de lances decisivos e dribles desconcertantes na defesa adversária. Precisa de mais confiança para que somente o lado acordado dele permaneça, ou que pelo menos se sobressaia ao lado sonolento. Na minha opinião, quem foi novamente o destaque da partida foi o volante Ramiro, um jogador muito participativo e polivalente, está em todas as jogadas e no segundo tempo, com a lesão do Galhardo – esse sim é um jogador que não merece ser titular no time do Grêmio – atuou pela lateral direita conseguindo mostrar mais que o Matias Rodriguez e o Galhardo juntos. 

Agora sim, com o time reforçado com jogadores mais experientes e com um padrão de jogo, tirando a pressão do resultado de cima de seus ombros é que os jovens da base vão aparecer com mais qualidade. Eles irão conseguir render mais quando for preciso entrar no time. Caso do Éverton, que entrou no lugar do Braian e com maestria conseguiu furar a linha de impedimento que a defesa do São Paulo fez . Deu um ritmo diferente ao ataque, mais mobilidade e mais qualidade técnica para lances individuais, bom guri que vai crescer mais ainda nesse time.

Nesta quarta-feira o Grêmio estreia a caminhada para ser pentacampeão da Copa do Brasil, junto com Felipão, que também já ganhou 4 vezes este campeonato e é conhecido como o Rei das Copas. Para o primeiro jogo contra o Campinense, o técnico irá contar com o retorno de vários reforços, o meia Douglas, o zagueiro Erazo voltando da seleção do Equador, o goleiro Marcelo Grohe retornando da seleção Brasileira e o meia Lincoln de volta da seleção brasileira sub – 17. Uma dor de cabeça para nosso comandante, pois o Geromel retornou para o time jogando com alta qualidade, como antes da cirurgia, dando mais velocidade à defesa e formando novamente a dupla de zaga menos vazada do campeonato brasileiro de 2014. 

É de se esperar que o time mantenha a mesma qualidade que está mostrando no campeonato gaúcho nos jogos da Copa do Brasil e assim possa ganhar o título tão esperado pela torcida gremista, que nunca deixa de apoiar e é o time com melhor média de público do RS e um dos melhores do Brasil.

Edição de 01/04/2015  Ano IV nº 206


 


Espaço do Saci - Não se deixem levar por Mauricios Saraivas e Fabianos Baldassos da vida

Por Marcos Sagrera

Faltando pouco mais de duas semanas para o próximo jogo da libertadores no Chile, que pode dar a classificação antecipada à próxima fase da competição, o internacional ainda não apresentou um futebol convincente aos olhos de seu torcedor. Apesar de ter apenas duas derrotas no ano, uma na altitude da Bolívia onde 90% dos times perdem ( Argentina com Messi levou 6 a 1 dos bolivianos nas eliminatórias) e a outra no campeonato gaúcho, isso graças a uma falha de várzea do goleiro Muriel, o técnico Aguirre ainda não encontrou a melhor formação para a equipe.

Vários fatores contribuíram até aqui para o treinador estar testando diferentes formações táticas e utilizando praticamente todos os jogadores do elenco profissional e também dos juniores nos treinos e nos jogos do gauchão.

O primeiro deles sem dúvida é o uso de quase todo o elenco em três meses de trabalho. Isso ocorre para o treinador poder ver com quais jogadores poderá contar para o restante do ano , o segundo e não menos importante argumento é o fato de que o internacional precisará vender jogadores para seguir com a política vencedora de revelar e vender atletas. Isso é uma ordem clara da direção do clube e o técnico como funcionário, precisa obedecer.

Nesses jogos em que usamos os reservas, e até mesmo a gurizada do terceiro time, três jogadores vêm se destacando até aqui e poderão fazer parte do elenco principal a partir de agora. O principal deles é Rodrigo Dourado, que se tiver personalidade, logo ali a diante será titular, pois pelas qualidades que demonstra, vai ser o volante mais completo do grupo. Os outros dois são o atacante Taiberson e o lateral direito Willian.

Se estivéssemos usando o time considerado titular por todos, nenhum desses teria aparecido. No mesmo barco, entra o fato de analisar aqueles que nem no ruralito conseguem se destacar e esses meus amigos, precisam também jogar e estar na vitrine para que possamos vendê-los ou emprestá-los. Sempre tem algum empresário picareta para colocá-los em outros clubes. Várias dessas uvas podem render uma boa grana ao colorado, a prova disso é que Rafael Moura deve estar de saída para o Palmeiras. Como futebol se faz com dinheiro, isso é uma prática inevitável. Dois jogadores deverão sair após a participação na libertadores e isso será inevitável. Sasha e Aránguiz deverão ser vendidos quando os clubes europeus saírem às compras no início da temporada europeia. Já temos as reposições no grupo. Lisandro Lopes e Rodrigo Dourado, este, que não teria aparecido se a direção e o treinador tivessem dado ouvidos a essa imprensa azul do RS, principalmente a sonegadora de impostos.

Mesmo assim na quarta-feira, assumiremos a liderança do gauchão jogando dois jogos com os titulares e o resto com o time B, C ou D.

Enquanto isso na aldeia, toda a imprensa está encantada com o padrão tático e a repetição de time usado pelo técnico dos 7 a 1. Amigos, quem têm quinze jogadores no elenco, é obrigado a usar quase sempre os mesmos.

Então, não sejam burros , não se deixem levar por Mauricios Saraivas e Fabianos Baldassos da vida. Na próxima semana falarei sobre formação tática, time ideal e os outros fatores que falei no início da coluna.

Edição de 01/04/2015  Ano IV nº 206