Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 2 de março de 2016

Jaguarão: Carnês do IPTU já estão sendo distribuídos

Nesta semana os carnês do IPTU, destinado aos proprietários de imóveis em Jaguarão, começaram a ser entregues. Conforme a secretaria da Fazenda é importante destacar que caso o proprietário não receba o documento até o dia 9 de março, poderá dirigir-se a secretaria da Fazenda para retirar o boleto. Ainda segundo a secretaria o proprietário que pagar em cota única até o dia 10 de março recebe 10% de desconto.

Vale lembrar que também está disponível online a emissão da parcela única para pagamento do IPTU 2016 com vencimento dia 10 do março de 2016. Para ter acesso ao boleto o contribuinte deve acessar o endereço http://www.jaguarao.rs.gov.br/e-cidadeonline/ na sessão de tributos e imóveis com o número da matrícula e o CPF do proprietário que constam no carnê.

Bairros Bela Vista e Vila Martins recebem mutirão de limpeza

População deve deixar materiais a serem coletados na rua, defronte as residencias

Hoje (02), a partir das 14h, começa o mutirão de limpeza nos bairros Bela Vista e Vila Martins, integrando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O secretário de Saúde Celso Caetano orienta que a população deixe seus materiais na rua, em frente às residências, que a equipe passará realizando a coleta. Ele também destaca que até o mês de maio seguem sendo realizadas as visitas aos bairros pelos agentes comunitários, com orientações sobre o tema.

Os mutirões de limpeza, feitos pela Prefeitura de Jaguarão em conjunto com a COOADESPS e com o 12ºRCMec durante o dia, tiveram início no último sábado (27), no bairro Vencato e na Fundação Carlos Barbosa. As próximas ações ocorrerão conforme o andamento do trabalho, então não há data prévia, apenas ordem de áreas para serem atendidas.

Próximos locais que receberão os mutirões:

1.      Vila Branca, Patacão, Lucas, Prenda e Boa Esperança.
2.      Cerro da Pólvora
3.      Cerro das Irmandades
4.      Pindorama
5.      Sagrada Família e Vila Dias
6.      Kennedy e Indianópolis
7.      Germano
8.      Carvalho
9.  Centro
O que será recolhido
Garrafas pet, latas, vasilhas, copos, embalagens plásticas, latas de tinta, baldes, bacias, pedaços de lona, embalagens longa vida, pneus, eletrodomésticos (computadores, televisores, ventiladores, geladeiras, etc.).
Coleta Seletiva: É importante destacar que a COOADESPS irá participar do mutirão de limpeza nos bairros na parte da tarde, mas pela manhã segue realizando a coleta seletiva normalmente, conforme o seu cronograma.

Neste sábado tem Feira de Economia Solidária na Praça Alcides Marques


Jaguarão: Semana da Diversidade Sexual em pauta


O prefeito em exercício, Lisandro Lenz, acompanhado da secretária adjunta de Cultura e Turismo, Andréa Lima, recebeu na quinta-feira, 25 de fevereiro,   integrantes do Instituto Conexão Sociocultural para tratar da realização da Semana da Diversidade Sexual, que, em Jaguarão, chega a sua terceira edição.

Segundo Raicilane Santana, uma das representantes da organização, este ano o evento visa proporcionar a discussão acerca do silenciamento da população LGBTT, visando dar visibilidade às suas pautas, com palestras, formação, atividades culturais e a 3ª Parada LGBTT.

Lisandro ressaltou a parceria e o compromisso do Município para a realização das atividades e destacou a importância do evento que, em edições anteriores, mobilizou diversos setores da sociedade para o diálogo e trabalhou também com a educação, como uma importante ferramenta no combate à discriminação.

A ideia é que a edição 2016 da Semana da Diversidade Sexual ocorra no mês de abril e conte com o apoio das secretarias de Desenvolvimento Social, Cultura e Turismo e Educação, de forma transversal.

Desfile de Fantasias no Harmonia acontece em 16/03