Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura, Senar e Sindicato Rural realizam curso de Plantas Medicinais


Foi realizado nos dias 23 e 24 de junho, na secretaria de Desenvolvimento Econômico, uma nova edição do curso de plantas medicinais, ministrado pela professora Márcia Denise Muller. Conforme a secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Aline Marques mais uma vez o curso teve uma avaliação muito positiva. Ela destaca que a secretaria ainda aguarda uma nova data para realização de novos cursos ainda este ano. “Mais uma vez tivemos um curso de sucesso. As atividades foram muito produtivas e o interessante é que esses cursos são totalmente gratuitos e uma ótima oportunidade para a população qualificar os seus currículos”, destaca.
O curso de plantas medicinais é uma parceria entre Prefeitura, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Saúde, Senar e Sindicato Rural.

Moradores do Cerro da Pólvora receberão praça com quadra esportiva

Assinatura do contrato na Prefeitura Municipal de Jaguarão

Nesta semana terá início a movimentação das obras para construção da nova Praça no Cerro da Pólvora. O contrato que garante a execução dos serviços foi assinado na sexta-feira (24), na Prefeitura Municipal, ocasião em que também foi feita a apresentação do projeto aos representantes dos moradores.
De acordo com as informações apresentadas a nova praça, que será construída no espaço da pedreira, conta com um investimento de R$365.137,18 conquistados através de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). Conforme o projeto, o espaço prevê campo de futebol, área verde, passeio público para caminhadas, iluminação, bancos, lixeiras, playground e também espaço para que posteriormente seja instalada uma academia de saúde.
Segundo o cronograma da obra o trabalho irá envolver três etapas, sendo essas, terraplanagem, marcas e execução dos passeios e instalação dos equipamentos.
Para o prefeito Cláudio Martins é uma grande alegria poder concretizar este projeto que tem uma grande importância para a comunidade do Cerro da Pólvora. “Há muito tempo a comunidade do Cerro merecia receber um projeto como esse. Certamente esse local vai trazer grandes benefícios para as famílias que poderão ter acesso a um espaço qualificado sem sair do próprio bairro. O espaço dialoga com a família inteira, pois terão brinquedos, quadra esportiva, espaço para caminhadas, para tomar um chimarrão e conversar, enfim, é um espaço de convívio que irá proporcionar mais lazer e mais qualidade de vida”, observou.
A obra será executada pela F.G Engenharia e Comércio Ltda e a previsão é de que seja concluída em seis meses.
Também estiveram presentes no ato o vice-prefeito Lisandro Lenz, a presidente da Câmara Roseli Calvetti, os vereadores Oberte Paiva e Ariom Moreno, o secretário de Planejamento, Pedro Caetano, o representante da empresa que irá executar a obra, engenheiro Vitelmo Garcia, a presidente da CDL, Maria Emma Lippolis, lideranças do bairro, o engenheiro André Timm e a arquiteta Letícia Fernandes, representantes do Escritório Técnico, responsável pela elaboração dos projetos, entre outros.

Secretaria de Serviços Urbanos de Jaguarão intensifica serviços de iluminação em diversos bairros

A secretaria de Serviços Urbanos vem intensificando, nas últimas semanas, os serviços de manutenção da iluminação em diversos pontos da cidade. 

De acordo com o secretário Paulo Khader, nas últimas duas semanas foram 500 pontos recuperados. No mês de junho foram realizados os serviços nos bairros Cerro da Pólvora, Irmandades, Fundação, Vencato, Bela Vista, Martins, Boa Esperança, Pindorama, Carvalho, Vila Branca, Lucas, Ramona, São Luís e Charqueadas.

Nos próximos dias os serviços serão feitos no bairro Kennedy e arredores.

Prefeitura de Jaguarão emite Nota de Esclarecimento sobre pavimentação asfáltica

A Prefeitura Municipal de Jaguarão, através da secretaria de Planejamento e Urbanismo vem através desta nota esclarecer algumas questões relacionadas às acusações sobre a falta de fiscalização adequada nas obras de pavimentação asfáltica e consequente desperdício do dinheiro público, temas levantados na sessão da Câmara de ontem (28).
 
Sobre tais colocações esclarecemos que:
- O município já fez inúmeras notificações às empresas para correção e faz diariamente orientações para muitas vezes refazer a obra. Todas as notificações integram os processos, os quais estão disponíveis para que os vereadores possam, assim, acompanhar e também fiscalizar. Vale destacar que as informações dos processos também podem ser conferidas pela população em geral, que deve entrar em contato com a secretaria de Planejamento;

- Sobre as obras nas ruas Joaquim Caetano, Bento Gonçalves, Demétrio Ribeiro e complementação dos serviços na Gustavo Guimarães e Santos Dumont, informamos que havia uma empresa contratada anteriormente, a qual abandonou a obra. O município está em tratativas com os advogados dessa empresa para encontro de contas, pois existem valores retidos de pagamentos da empresa, ou seja, não foi realizado o pagamento, pois as obras apresentaram problemas.
 
-Caso a empresa não recupere os trechos, será realizada uma nova contratação para os serviços e essa empresa que não cumpriu, não receberá nenhum pagamento. Essas informações também estão disponíveis no processo;
 
- Reiteramos que em todas as obras nenhum metro quadrado de pavimentação é pago sem que seja duplamente vistoriado, pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal. As empresas não receberão o que não for aceito;
 
- Sobre os danos nas obras de pavimentação das Ruas XV de Novembro e 24 de Maio, que passou por uma nova licitação e é executado por outra empresa, informamos que há compromisso formal de reparação dos erros e esses serviços serão executados em breve. Em todo estado do Rio Grande do Sul foi registrada a falta de asfalto no último mês e esse déficit, inclusive, na refinaria gerou o adiamento destas recuperações;
 
-Ainda em relação a essas obras citadas acima destacamos que existe garantia e o contrato está em vigor. A empresa tem muito a receber do que já foi feito e aceito, mas caso não recupere os trechos danificados, o pagamento será retido.