Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Parcelamento do salário do funcionalismo estadual causa paralisação dos serviços em Jaguarão


Professores realizaram manifestação segunda e terça-feira contra a decisão do Governo Estadual

A segunda-feira (03) foi marcada por diversas manifestações dos servidores públicos do estado, principalmente os professores, policiais civis, brigada militar e bombeiros. Os serviços nestas áreas foram paralisados ou cumpridos parcialmente. A causa foi a decisão do governador do estado, José Ivo Sartori (PMDB) em parcelar o salário do funcionalismo.

Em Jaguarão todas as escolas estaduais aderiram à paralisação. “Os professores estão desconformes com essa situação. Queremos respeito e dignidade”, disse a representante do CPERS no município, Cleusa Lopes.

Ela ainda ressaltou que a partir de hoje (05) as escolas funcionarão com horários reduzidos, em períodos de 30 minutos, até o dia 17 de agosto. “No dia 18 de agosto teremos uma Assembleia Geral em Porto Alegre, unificando todas as categorias”. Também estão previstas novas paralisações na quinta-feira (06) às 10h30 e a tarde a partir das 15h30 e na semana que vem na terça-feira (11) e sexta-feira (14), todas em frente ao Banrisul. 

Outra categoria a aderir à paralisação em Jaguarão foi a dos Policiais Civis, que seguiram a orientação de sua associação, atendendo somente flagrantes ou ocorrências graves. Já a Brigada Militar mantém suas atividades normais.

Banrisul oferece empréstimos para servidores receberem salário na totalidade

“Banrisul informa: servidor público, você pode antecipar o saldo da sua folha de pagamento. Contate sua agência e confira condições especiais”. Essa mensagem foi recebida por diversos servidores públicos nesta segunda-feira (3), despertando surpresa e indignação entre a categoria que teve o pagamento do salário de julho parcelado em três vezes pelo governo José Ivo Sartori. Em sua conta no Twitter, o Capitão Maciel, do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar, respondeu essa mensagem do seguinte modo:
“Explique ‘condições especiais’, por gentileza. Então, eu tenho que pagar juros para receber antes um valor que é meu de direito? Vcs. Só podem estar zoando da nossa cara!!! Lamentável!!!”

Pelo Twitter e pelo Facebook, dezenas de servidores anunciaram o recebimento da mesma mensagem desde as primeiras horas da manhã. O Serviço de Atendimento ao Cliente do Banrisul confirmou que o envio da mensagem faz parte do marketing do banco e informou que “os clientes interessados devem entrar em contato com as suas agências”. Em nota, o banco confirmou que “enviou SMS aos clientes servidores públicos estaduais da administração direita e indireta, com telefone celular válido no cadastro, que tiveram parcelamento de salário”.

Sartori se reúne com líderes dos poderes de Estado e pede “tranquilidade” aos servidores

Depois de o Rio Grande do Sul viver um dia de paralisações e protestos em todo o Estado, o governador José Ivo Sartori (PMDB) se reuniu no final da tarde de segunda-feira (3) com representantes dos poderes de Estado para discutir a crise financeira. Estiveram presentes no encontro, o vice-governador José Paulo Cairoli, o presidente da Assembleia Legislativa, Edson Brum (PMDB), e representantes do Tribunal de Contas do Estado, da Defensoria Pública, do Ministério Público e do Tribunal de Justiça. A reunião que começou por volta das 18h30 só terminou às 21h30.

Na saída do encontro, o governador conversou por sete minutos com a imprensa. Sem responder perguntas diretas, Sartori disse que apresentou “detalhadamente” a situação das finanças do Estado aos demais poderes. Perguntado se o Legislativo e o Judiciário ainda não conheciam as condições do Estado, Sartori respondeu: “Eles conheciam, mas cada um tem a sua maneira de se conduzir”.

Sartori anunciou ainda a criação de um comitê técnico com dois representantes de cada um dos poderes, que deve se reunir periodicamente para avaliação das contas do Estado. Ele não respondeu se a medida de parcelamento adotada para 48% da folha de servidores no mês de julho vai se repetir em agosto.

O governador também repetiu o que já havia dito em pronunciamento em vídeo na sexta-feira (31), quando afirmou que “ninguém gostaria de anunciar o parcelamento de salários”. “Tinha muita gente que não acreditava até hoje, ou até sexta-feira, de que essa não seria a necessidade que tínhamos ainda”, disse.

Sartori salientou que todos eram “testemunhas” de que o governo vinha tentando sempre pagar os salários em dia e pediu “compreensão” neste momento. “Desta vez não foi possível, e não foi possível porque a realidade financeira não permite. Então, com calma, com tranquilidade, espero que ninguém se desespere, que todos tenham serenidade de ter um comportamento adequado nesse momento”, afirmou.

Informações: Sul 21

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224

 

Coluna Gente Fronteiriça - À cerca das cercas!

Por Magnum Patrón Sória

Dos moirões antigos da casa grande ou das pedras crespas das senzalas, surgem elas, como serpentes esgueiradas ou pautas sonoras, ribombando os tantos mandados que por elas exibem suas forças e balbuciam as tormentas vindas de más allá! As cercas! 

Demarcam a fronteira entre o é e o devir, entre o está e o já foi, entre o que tem com o que perdeu ou nem teve tempo de compreender! Nelas paixões fugidias entre maragatos e chimangos, entre as negras e os restos indígenas que ainda haviam nestas bandas do Jaguarú Grande! Fim da linha para os brancos em guerra, possessos de posse! Algumas marcam ainda os ideais de liberdade privada, outras guarnecem os fétidos e obscuros tenebrosos momentos de roubos e soberbas. Formam varais na campanha, brincadeira de guri, alívio das coceiras dos cavalos e vacas! Tornam-se apoio do descanso das bergamotas do pós-almoço charrua! Aliviam heranças e mantém patrimônios e quando atravessadas, matrimônios ou traições e infortúnios, depende do passo que te dão. Na fronteira dos idos, no presente dos vetos. Testemunharam a força das sesmarias, dos governos nos campos neutrais, das coroas endoidecidas de uma época confusa, não mui diferente de hoje! E aqueles que te fizeram... guapos e teimosos! Homens de dor, de feridas sangrentas, alimentados pelo sol escaldante de janeiro ou de geadas no bruto frio destes meridianos. 

Quantos amores ficaram gravados nas tábuas que te mantém aramada! Que corações empedrados ainda assombram as antigas senzalas, ou iluminam potes de moedas antigas nas noites de lua cheia, ou emudecem uma cultura calada pela segregação, ou trazem os fantasmas das noivas que perderam seus alambradores! Velhas cercas da fronteira! Moirões apodrecidos! Arames ferrugentos. Contem as histórias desta gente mesclada, deste povo valente, que foge da mesmidade do pampa. Abram as porteiras do esquecido e embretem as ilusões que anestesiam os viventes da realidade. Sejam mais como as cercas das casas das cidades: onde a vizinhança se faz mais próxima, onde há lugar para o prato das sobras para os que não tem nem migalhas. E assim, solidariedade e humanidade serão teus alambrados e tuas tábuas, os piques de vida feliz. 

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224


 

CANAL DE COMUNICAÇÃO - Áreas verdes do município

 Por Arnoni Lenz

Participei na Câmara de Vereadores de uma Audiência Pública que se faz necessária toda vez que se quer alterar uma lei, no caso do Plano Diretor do Município. Plenário repleto, pessoas no corredor e na calçada. A finalidade da audiência foi só para fazer com que o povo tomasse conhecimento do que estava sendo proposto pelo vereador Renato Baucke e tentar convencer algum vereador que ainda relutasse com relação a seu posicionamento. O projeto em si vai ser votado só pelos vereadores, numa terça feira próxima e acredito será aprovado por unanimidade. Digo isso porque até o prefeito municipal Claudio Martins e seu assessor secretário Caetano no final deram claras manifestações de que o projeto estava certo e muito bem encaminhado. A finalidade seria a alteração no atual Plano Diretor que como está não permite seja a área de propriedade da Sociedade Cel. Augusto Cezar de Leivas, ocupada com fim de por diferentes modalidades criar condições para que as diretorias da entidade, com maior arrecadação, possam oferecer também melhores condições aos idosos , que são quase cinco dezenas, terem uma vida mais confortável e com melhores condições de atendimento da saúde, entre outras coisas. A Prefeitura por outro lado pleiteava a mesma área, onde até pouco tempo existiam eucaliptos e outras árvores, para criar uma área verde para a Cidade. Problema colocado, argumentos de ambas as partes e depois dos vereadores presentes e finalmente do público em geral onde haviam vários ex-veredores. Não houve uma única manifestação contra o projeto em si e boa parte dos manifestantes receberam palmas ao findar suas locuções. Por isso numa avaliação minha, penso que o projeto será aprovado por unanimidade. É esperar para ver. 

Não toquei no assunto de outras área destinadas a serem áreas verdes e que até hoje ainda não foram executadas, por não ser o assunto em pauta, mas mesmo assim foram lembradas. Por isso perguntamos porque não colocar em prática aquilo que já está determinado para o mesmo fim? E agora lembro mais uma vez aquilo que estou chamando de única área de lazer que está, mesmo como se encontra, usada pelos Jaguarenses? Porque não recuperar nossa Beira Rio? Porque criar problemas outros se não resolvemos um que temos e cuja recuperação é urgente? Por enquanto o remédio não é tão amargo e nem tão caro, mas se não tratarmos do doente da maneira certa e com urgência, vamos nos arrepender enormemente.Além de podar alguns coqueiros, recuperar a calçada e o parapeito que está por ruir, concertar o galpão do DNPVN, que muitos opinaram deva ser demolido, e concertar o calçamento em pedra irregular, do cais alto. Fui procurado por pessoas que afirmam que a estrutura do cáis alto está sendo corroída pelas águas e que em pouco tempo tudo vais ceder. AÍ SIM A COBRA VAI FUMAR, MAS PARA VERIFICARMOS ISSO PRECISAMOS ESPERAR O RIO BAIXAR O NÍVEL. Se demorar muito, coitado dos freqüentadores da beira rio, em especial do cáis alto e que não são poucos. Nos últimos sábados e domingos passados sempre havia, na parte da tarde perto de cem automóveis. De esmola poderiam ainda ser plantadas algumas árvores, querem lugar mais bonito, mais frquentado e mais prático do que esse para criar uma área verde? VAMOS ACORDAR AUTORIDADES. É preciso que as autoridades e seus assessores dêem um chego lá, não é tão longe assim, e lá chegando desçam de suas viaturas,de seus carros e caminhem um pouco por lá. Numa passada rápida nada verão do que tem que ser feito. Não é vergonha caminharem na beira rio, e principalmente se for a trabalho. A frase não sei quem é o autor, mas aqui ao invés de usarem a que diz: NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE PODES FAZER HOJE, é mais aceita a outra:NÃO FAÇA HOJE O QUE PODES DEIXAR PARA AMANHÃ.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224




DC Navegantes Jaguarão volta vencer na Série Prata


DC Navegantes Jaguarão jogando na cidade,no Ginásio Municipal de Esportes da Integração, “Henricão”, contra Associação Esportiva Sobradinho, no último Sábado (01) pelo Campeonato Estadual de Futsal – Série Prata venceu a AES – Associação Esportiva Sobradinho por 3 X 1, os gols foram marcados por Rafael Almeida, Maurício e Vitão (contra) para o DC e Misco para AES. Com o resultado o DC Navegantes Jaguarão está no 7º lugar no Campeonato Estadual – Série Prata com 21 pontos.

O próximo jogo do DC Navegantes Jaguarão será no sábado (08) ás 20h, no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa na cidade de Cruz Alta quando enfrenta a ACAF – Associação Cruz Alta de Futsal.

Ficha Técnica:

DC 3 X 1 AES
DC: Júnior; Déco, Maurício, Feijão e Rafael Almeida depois entraram, Tiaguinho, Bruno Grigoletti, Dilli e Matheus. Técnico: Ricardo Cunha “Chupeta”.
AES: Jonatan; Misco, Vitão, Anaro e Alan Selli depois entraram Lucas, Tiaguinho, André e Klayton. Técnico: Adão Válter dos Santos “Cigano”.
Arbitragem: Sandro Stein Brechane e Paulo Jassim Gutierréz; Anotador: Darlan Specht Forster; Cronometrista: Wendel Silva de Souza e Delegado: Leandro Tonhi.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 


 




Secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural realizam manutenção de ruas


Dando continuidade a parceria entre as secretarias de Serviços Urbanos e Desenvolvimento Rural foram realizados na semana passada serviços de manutenção na Rua Curuzu e na Rua Auri Prates Piúma, na entrada do bairro Bela Vista. O trabalho conjunto teve início no mês de junho com ações em diversas ruas do bairro Kennedy.

Segundo o cronograma da secretaria os próximos locais em que o serviço será executado serão as ruas, Menna Barreto, Nelson Wortmann e Odilo Gonçalves.

Ainda de acordo com as informações é importante destacar que os serviços nestes locais fazem parte de um roteiro de ações das secretarias, não tendo relação com as obras de pavimentação asfáltica.

Sobre as obras de asfaltamento o secretário de Planejamento e Urbanismo, Pedro Caetano, destaca que nas próximas semanas será lançada nova abertura de licitação de asfaltamento e drenagem para continuidade de obras que foram interrompidas, em virtude de abandono da empresa que estava executando. Ele ressalta que se tudo correr dentro dos prazos previstos, até o final do ano as obras serão retomadas, com prioridade para a Rua 24 de Maio, próximo a APAE, e para a Rua XV de Novembro (entre BR 116 e Gustavo Guimarães).

Também estão incluídas na nova licitação as seguintes ruas: Rua Augusto Leivas (entre Bento Gonçalves e Menna Barreto), Rua Bento Martins (entre 24 de Maio e Menna Barreto), Rua Curuzu (entre Av. Bento Gonçalves e Coronel de Deus Dias) e Rua Carlos Alberto Ribas (entre Bento Martins e Corredor das Tropas).

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 


 



CAPS marca presença em encontro sobre Drogas e Integração Social em Montevidéu


O coordenador do CAPS Sítio Renascer, Alcides Mario Garcia e a técnica em enfermagem Elaine Luz, estiveram em Montevidéu na última semana, onde participaram da Oficina de Planejamento local sobre Drogas e Integração Social. A atividade realizada entre os dias 21 e 23 de julho, foi coordenada pela Junta Nacional de Drogas (Uruguai) e pela Embaixada da Espanha no Uruguai, e contou com a presença de representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, Espanha, México e Peru.

De acordo com o coordenador do CAPS, durante a oficina foram tratados diversos temas para desenvolver um plano nacional de combate às drogas, bem como foram debatidos seus objetivos, prioridades e programas. Ele conta que para a formulação e implantação deste plano estiveram presentes representantes da Organização dos Estados Americanos.

Ainda conforme Mario Garcia durante o evento ele teve a oportunidade de relatar o trabalho desenvolvido no CAPS e as formas de enfrentamento e tratamento dos dependentes químicos em Jaguarão. Ele conta ainda que o delegado de Polícia Federal, Cássio Berg também participou do evento.

Sobre sua avaliação, o coordenador salienta que o evento foi muito produtivo, pois foi possível trocar diversas experiências. Além disso, ele destaca que foram articulados novos encontros sobre o tema e que estão sendo projetadas ações binacionais para fortalecer este trabalho com os dependentes na fronteira.

Nesta semana o CAPS também estará representado na reunião do Comitê de Fronteira Jaguarão-Rio Branco, evento promovido pelo Vice- Consulado do Brasil e o Consulado do Uruguai em Jaguarão, que acontece nos dias 29 e 30 na Biblioteca Pública.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 
 





Em Jaguarão o tempo é outro - Por Vicente Pimentero

Sabem que? Em Jaguarão o tempo é outro. Pensava essa frase pra definir o Uruguai, mas estamos tão colados a sua cultura e sua maneira de pensar, que nos falta apenas, aderir a sesta das duas da tarde e conseguir andar de bicicleta tomando mate. Percebo isso cada vez que chego na cidade do meu coração. Passei aqui parte das férias do meu guri, e saí pra fazer o que mais gosto, aqui ou onde seja, saí pra caminhar e contemplar a cidade. Vou vendo a cidade envelhecer e as pessoas envelhecendo na velha cidade. As estatuetas nas fachadas dos casarões transmitem aquela paz que vista de cima, lembra um cemitério vivo de almas que estão e não estão aqui. Jaguarão tem disso, mantém na saudade, na lembrança, e nas suas figuras típicas o jeito jaguarense de ser, viver e pensar. Os minutos não são pontuais, uma ida ao Prado ou a Lagoa podem significar uma regressão, podem representar uma viagem no tempo, podem nos levar a um estudo antropológico espontâneo, pois Jaguarão inspira, e respira, mesmo que à cegas, cultura por todos os poros, do Corredor das Tropas aos velhos paralelepípedos do Centro alto. 

Nunca andei de Dias, logo eu, que adoro um bus. Talvez pela vontade que sempre tive de caminhar. Os trajetos da minha casa ao futebol, ao Liceu, ou aonde fosse que seja, me deram vida, me deixaram aproveitar o tempo de outra maneira. Herança da minha mãe, que sempre me fez caminhar e observar tudo. Quando estamos ligados ao nosso redor o tempo é outro. E em Jaguarão é assim, a cidade anda com a mesma velocidade de sua pacatez. Sobra tempo para ir ao banco e no caminho ou na mesma fila jogar conversa fora com conhecidos desconhecidos, e se bobear, e não estiveres dirigindo, já se dá um pulo ao Uruguai e se sorve uma cerveja de litro, à moda. E como aqui a chuva é comum em diversas épocas do ano as pessoas se acostumam desde todo um sempre a não carregar guarda chuvas ou capas, aqui fica o triangulo das bermudas do clima. Conseguimos, numa breve fitada sobre o horizonte que nos sobra, saber se os churras do fim de semana serão a céu aberto ou trancafiados na volta da lareira. Temos a vida e a lida do campo e também da praia em plena cidade. Em Jaguarão o tempo é outro, o barco puxa areia e a carroça o ouro.

Tudo neste cantinho do mundo me faz parar no tempo. A Ponte nos dá a impressão longitudinal de uma imensidão de fronteira, uma coxilha de trilhos que vestem sépia. Uma fotografia parada no tempo que atravessa gerações de povos, numa película borrada pelos ares fronteiriços. Uma verdadeira ponte da amizade, uma integração doble chapa de forasteiros de divisas, um retrato atemporal dos pampas e suas mais belas estórias.

E hoje, justamente próximo ao dia que ganhei um toca cinta, de um grande amigo, vejo que em Jaguarão que o tempo é outro, e lembro das Carroças, las Volantas que nos levavam a escola, dos Vinis do Má Companhia Bar, das pequenas manivelas dos aparelhos telefônicos da Lagoa que te conectavam com a telefonista, da época do Trem, das noites da Escuela e seu cartaz que hoje estaria em voga "bicicletas al fondo".

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 
 
 
 



Após nove meses a frente da SMED, Roseli Calvetti retorna à Câmara de Vereadores

Na manhã de hoje (04) o prefeito Cláudio Martins realizou em seu Gabinete uma reunião com as equipes diretivas das escolas da rede municipal, oportunidade em que oficializou o anúncio da saída de Roseli Calvetti do comando da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), que a partir desta semana reassume suas funções como vereadora no Legislativo.

Durante o encontro a ex-secretária destacou a acolhida que teve nas escolas e o quanto foi importante este período em que esteve à frente da SMED. “Neste período acredito que ficaram marcas importantes, como a qualificação das relações, o planejamento interno da secretaria, fazendo uma reorganização do setor administrativo e do setor pedagógico e a ampliação da presença e do diálogo junto as escolas”, destacou Roseli salientando ainda a ampliação do horário de atendimento na SMED, que em três dias da semana funciona nos turnos manhã e tarde.

Sobre seu retorno ao Legislativo ela avalia que é de suma importância, já que está ocupando um espaço como mulher e como educadora. “É importante ampliar a representação das mulheres e levar o trabalho das escolas para estes espaços. Por acreditar que é fundamental ter essa voz no Legislativo, retorno feliz para a retomada deste desafio”.

Durante o encontro com as diretoras e coordenadoras, Roseli recebeu manifestações de reconhecimento do seu trabalho qualificado a frente da secretaria. “É muito gratificante ver que ficaram marcas positivas e acho que se fez um bom caminho para avançar ainda mais”. 

Na sexta-feira pela manhã houve encontro com a equipe da SMED, com a presença do prefeito Cláudio Martins. Na ocasião Roseli agradeceu o empenho de todos na condução dos trabalhos durante os nove meses em que esteve como secretária. “Assumi a Secretaria em um período de transição, onde precisávamos de uma grande dedicação de toda a equipe. Todos foram muito receptivos e dedicados. Só tenho a agradecer por tudo que desenvolvemos neste período”, salientou.
O prefeito Cláudio agradeceu o comprometimento da secretária, que através de grande esforço, abdicou do tempo de vereança para auxiliar na realização de políticas públicas para a área da educação. “Poder contar com uma companheira como a Roseli, que se dedica e tem compromisso com o que é público é um privilégio. Desejamos a ela um bom retorno à Câmara de Vereadores, para que siga cumprindo com a sua função”, disse Cláudio.

Com a saída de Roseli, assume a coordenação da Secretaria de Educação o secretário adjunto, Vitor Hugo Almeida, como secretário interino.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 


 

Atividades culturais e atendimento à população marcam lançamento do Programa ABRACE


Calor, praça colorida, cheia de novos brinquedos. Criançada na rua acompanhados de seus pais. Moradores ocupando a Praça para tomar um chimarrão e aproveitar o domingo. Esse foi o clima do lançamento do Programa ABRACE na Praça da Kennedy. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, contou ainda com a Feira de Economia Solidária, atendimento médico, teste de HGT e verificação de pressão, distribuição de vacinas anti-cio para cães e gatos, adoção de animais, informações sobre o Bolsa Família, o CRAS, programas de habitação e serviços do Desenvolvimento Econômico, além de cama elástica, basquete de rua e apresentações culturais.

A alegria era visível no rosto dos moradores que a partir de agora poderão aproveitar um espaço totalmente revitalizado. “Esse é um programa de extrema importância para nós, pois visa a recuperação de espaços públicos. Trabalha com a criação de consciência da preservação e do cuidado que todos nós devemos ter para com o que é de todos, além é claro de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, disse o vice-prefeito Lisandro Lenz.

Já o Prefeito Cláudio Martins lembrou que o trabalho desenvolvido na recuperação das Praças, através do Programa ABRACE, é uma ação conjunta de vários setores da Prefeitura Municipal, transversalizando ações na área do meio ambiente, esporte, cultura e infraestrutura. “É um esforço conjunto, uma ação que visa a união tanto do poder público quanto da comunidade, em torno de um espaço que é público, de todos”, ressaltou Martins.

A próxima ação do programa ABRACE será na Praça do bairro Vencato, onde já teve início a colocação da canalização no entorno do local, resolvendo um problema histórico de esgoto à céu aberto. Também haverá colocação de novos brinquedos, lixeiras, recuperação da quadra de esportes, além de ações de educação ambiental.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224 



 


Com direção de Arnaldo D'Ávila, "Hamlet" de Shakespeare estreia em Rio Grande

  
O ator Rafael Rover interpreta Hamlet
A Cia. Teatral Sobrinhos de Shakespeare estreia sua nova peça, “Hamlet”, de William Shakespeare, com 22 atores em cena dirigidos pelo encenador Arnaldo D'Ávila, que passou três meses em Rio Grande, para viabilizar o espetáculo. O resultado é uma grande produção com três horas de duração e 20 minutos de intervalo e que poderá ser conferida nos dias 12, 13 e 14 de agosto, às 20h, no auditório Juvenal Miller.

Arnaldo D'Ávila
 DA DIREÇÃO:

Sejam todos benvindos a Elsinore!

É com muita alegria e entusiasmo que compartilhamos o resultado de nosso trabalho. Montar a peça Hamlet, de William Shakespeare, em três meses e com um elenco, em sua grande maioria, de adolescentes e jovens, não foi uma tarefa das mais fáceis, muitos duvidaram de nossa empreitada, mas nada é impossível quando se tem determinação, foco e principalmente amor pelo que se faz. E nestes quesitos, nosso elenco está de parabéns! E o resultado está aí, a peça Hamlet completa, em uma encenação moderna, arrojada, popular sem perder em nada da nobreza dos belos versos do bardo inglês. Temos em nossa versão, algumas interpretações dignas de estarem em qualquer produção internacional. E isto não é pretensão, é apenas constatação da realidade. É muito gratificante voltar a Rio grande e encontrar esses artistas fantásticos, que em sua maioria não tinham nem nascido quando por aqui estive até 1996. Eles só precisam de oportunidades para aprimorar e exercitar seus talentos. Rio Grande sempre foi celeiro de grandes artistas e aí está uma coisa que eu não compreendo, pois mesmo sendo uma das cidades mais ricas do Estado, o investimento público em cultura praticamente inexiste por aqui.

É importante salientar que, se não fosse pelo apoio financeiro de empresários e alguns suportes individuais e institucionais e principalmente pelo empenho dos próprios atores, nosso projeto não teria saído do papel. 
 
Hamlet, na opinião dos críticos literários e teatrólogos, é apontada como a obra mais importante de toda a literatura e dramaturgia mundial. E esse era nosso grande desafio, encenar com dignidade a peça teatral mais aclamada de todos os tempos.

Sinto-me extremamente honrado em fazer parte desse grande momento da Cia Sobrinhos de Shakespeare, que amadurece com esse trabalho. Certamente este espetáculo é um divisor de águas na história da trupe. Espero que eles nunca percam a essência que os moveu até aqui, que são o humor e a irreverência. 
 
Já a assisti a inúmeras versões de Hamlet e são poucas as conseguiram captar e transmitir o humor contido em Hamlet, sim tem muito humor em Hamlet, apesar de ser uma tragédia. E por isso William Shakespeare é genial, ele conseguia aliviar com graça temas muito complicados, como: traição, corrupção, vingança e suicídio, sem, no entanto perder a emoção dos momentos mais delicados e tristes.”
 
Arnaldo D’Ávila

Denúncia por maus tratos e negligência levam à interdição de asilo

“Ele já havia se queixado de maus tratos. Disse que davam banho gelado. Quando via um dos funcionários começava a gritar, pedindo que o tirassem dali. Em seguida ele veio a falecer, no atestado de óbito consta desidratação e anemia, pura negligência”, contou um familiar do senhor Francisco Melgar, um dos internos do asilo Lar Cantinho dos Idosos, localizado na Rua Uruguai, no bairro Kennedy, que foi interditado na quinta-feira (30). No momento foi determinado o prazo de sete dias para a devolução dos idosos aos seus familiares, porém em função da suspeita de um dos idosos estar com traumatismo craniano, o MP encaminhou a retirada imediata dos idosos do local. Eles forma encaminhados à Santa Casa enquanto aguardam a decisão dos parentes para a sua destinação. A ação foi movida pelo Ministério Público e executado pela Vigilância Sanitária do município.

Depois de quatro mortes no mês de julho de idosos residentes do local e de diversas denúncias de maus tratos e negligência, o Ministério Público notificou a Vigilância Sanitária do Município para que o local fosse averiguado e fossem tomadas as devidas providências. “Há algum tempo a equipe da vigilância sanitária, junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, vem acompanhando a situação deste asilo. Quando situado à Avenida 27 de Janeiro realizamos um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para que a residência fosse adequada para abrigar os idosos. Na ocasião encontramos medicação na mesma geladeira dos alimentos, piso sem proteção antiderrapante e banheiro sem aparadores”, contou a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Patrícia Lisiane da Silva Silveira.

A proprietária do local, Betti Raquel, optou então por mudar-se para uma casa na Rua Uruguai, que, de acordo com Patrícia, contava com uma melhor estrutura. “A estrutura foi aprovada, houve algumas pequenas modificações e o compromisso de ir melhorando. Porém, passado algum tempo, as denúncias começaram a surgir. Depois aconteceram as mortes e pessoas que estavam com medo, começaram a ter coragem para denunciar”, afirma.

Atualmente a Polícia Civil investiga os casos para ver se os óbitos foram ocasionados por morte natural, ou foram fruto de negligência e maus tratos. “Existe um processo criminal que está sendo conduzido pelo Ministério Público e outro administrativo, conduzido pela Prefeitura”, destaca Patrícia.

A proprietária se diz surpresa com a decisão, pois ainda não recebeu nenhuma intimação. “Os idosos saíram daqui chorando, querendo ficar. Não consigo entender o que está acontecendo”. 

Patrícia diz que sempre procurou manter contato com Betti e com a equipe que atuava na casa através de reuniões para que ela adequasse o local e o tratamento para com os idosos, porém isso não acontecia, pelo contrário, a situação vinha piorando. “Nas últimas visitas já encontramos a casa mais abandonada. Uma enfermeira do município que foi realizar a vacinação nos idosos constatou que todos estavam com sarna. Fomos investigar e as roupas eram lavadas todas juntas, sem levar em conta um cronograma adequado”.

O médico responsável pelo local, Fávio Telis, diz que nunca percebeu nada de errado com os idosos. “Assinei como médico responsável, mas fiz isso como voluntário. Comparecia ao local quando me chamavam ou quando precisavam de algum medicamento. Nunca presenciei maus tratos”. Segundo o médico não havia uma rotina de visitas, ele ia quando solicitado e eventualmente realizava visitas espontâneas. Sobre os óbitos, Favio diz acreditar que todos eles foram por causas naturais, já que os pacientes eram idosos e sofriam de doenças crônicas. “Essa é uma acusação muito dura e que precisa de uma investigação a fundo. Não acredito que tenham sido ocasionadas por negligência e sim por condições naturais da velhice”.
Ele ainda ressaltou que nunca houve reclamação por parte dos familiares, mas que concorda que o local precisava de uma estrutura melhor e da contratação de alguns profissionais, como uma nutricionista, por exemplo. “Entendo que faltava algumas adequações importantes, mas maus tratos ou negligência, nunca constatei”, finalizou.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224