Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Encontrado corpo de jovem afogado no rio Jaguarão

Seu caiaque virou quando navegava com um amigo no último sábado e foi arrastado pela forte correnteza. A marinha uruguaia montou uma operação para encontra-lo.

Corpo de jovem afogado no rio Jaguarão foi encontrado. Foto: Néstor Araújo.
Depois de  4 dias de busca, apareceu o corpo do jovem de 22 anos que caiu nas águas do Jaguarão após sofrer um acidente em seu caiaque.

As buscas vinham sendo realizadas desde  sábado; nesta quarta-feira (28) cerca das 18 horas, na zona conhecida como Fisco, foi encontrado seu corpo sem vida.

No sábado, (24) , o jovem saiu para navegar com um amigo, cada um com seu caiaque. Aproximadamente a quatro quilômetros da Ponte Internacional Mauá, as duas embarcações viraram, devido talvez à forte correnteza e à ventania e os dois jovens caíram no rio.

Um deles,  de 20 anos, que estava com colete salva-vidas, foi resgatado perto da costa.

Trabalharam na busca ao jovem desaparecido, integrantes da Prefectura Naval e militares do Regimiento de Caballería Mecanizada N°7, além de familiares e amigos da vítima.

Já são três as mortes por afogamento em Cerro Largo no último mês, devido ao nível elevado de arroios y canhadas com as intensas chuvas registradas.

O primeiro caso ocorreu nas cercanias de Melo, o segundo em um arroio numa zona rural da tercera sección e este último, no rio Jaguarão.

Por Néstor Araújo - Cerro Largo - UY

Fonte El País Digital

Carga de agrotóxicos contrabandeados é apreendida pela Receita Federal em Jaguarão

O motorista do caminhão será encaminhado à autoridade judiciária para lavratura do flagrante pelo crime de contrabando

         A Receita Federal apreendeu cerca de 1,5 tonelada de agrotóxicos contrabandeados.

A Receita Federal apreendeu, nesta quinta-feira, um caminhão que transportava grande quantidade de agrotóxicos na BR 116, em Jaguarão, na região Sul do Estado. O veículo, com placas de Passo de Torres, município de Santa Catarina, foi detido com aproximadamente 1,5 tonelada.

Segundo a Receita, o motorista do caminhão será encaminhado à autoridade judiciária para o flagrante pelo crime de contrabando.

Fonte: http://www.radioguaiba.com.br/

A volta dos Mercados Públicos (parte III) por Vicentepimentero


O Mercado Público de Pelotas me lembra uma Estação Central. Vejo fotos antigas e vejo árvores e ônibus que por ali passavam e paravam. Enquanto varro as bitucas de cigarro deixadas pelos clientes e transeuntes, imagino quanta história impregnada naqueles paralelepípedos. Ali devem circular mais de trezentas pessoas por minuto, se bem que o índice populacional cresceu, imagino naquela época.

O Mercado é ponto de encontro é passagem é sítio é espera é parada rápida prum lanche. É peixe em Semana Santa e presente em fim de ano. As amizades vistas ali são inimagináveis, pois ali todos são iguais, o Mercado tem disso, torna a todos, quase, a mesma pessoa.

Engraçado e curioso é a diversidade de público. Ora mais ora menos está montada ali uma estrutura para algum evento por vezes desconhecido, não saiu em programação alguma. Teatro de Rua, encontro religioso, sorteios de loterias, atividades acadêmicas, feiras de antiguidades e de alimentos, shows, brigas, passeatas e manifestações, festas de torcida, excursões, chegadas e partidas, eventos da vida profissional e emocional. Ente um café ou um chope lágrimas de tristeza ou alegria é o olho do furacão e ao mesmo tempo o bálsamo dos fins de tarde.

Essa é a volta dos Mercados Públicos onde o amor renasce no coração das cidades. Charme e simplicidade com pitadas de história e estórias que vão se escrevendo a cada dia como heranças deixadas de avós para netos. Bons tempos retornarão e como cenário esses templos da cultura popular.

Edição de 22/10/2015 Ano VI nº 235