Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 28 de março de 2016

Zé Nunes gestiona liberação de recursos para Santa Casa de Caridade de Jaguarão


A situação da Santa Casa de Caridade de Jaguarão voltou a ser debatida na Assembleia Legislativa. Comitiva composta por mais de 60 pessoas, entre médicos, funcionários, secretários municiais e liderada pelo prefeito Cláudio Martins, pelo diretor da Santa Casa, João Cláudio Pedrozo e por vereadores, esteve reunida na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia, na Casa Civil e Na secretaria de Estado da Saúde. A articulação, feita pelo deputado Zé Nunes (PT), resultou no compromisso do governo do Estado de realizar o pagamento do período em que ficou  sem contrato, o que soma R$ 507 mil, ate semana que vem.

De acordo com Zé Nunes, integrante da Frente Parlamentar das Santas Casas e dos Hospitais Filantrópicos da Assembleia, a instituição é fundamental para a saúde pública do município e região. “As dívidas são muito grandes, agora é necessário financiamento, já que a despesa é maior que a receita. Defendemos que a saúde gaúcha precisa de um método de trabalho que dê suporte, garantias e capacidade de gestão aos prefeitos e secretários”, declarou, ressaltando seu orgulho dos jaguarenses pelo senso crítico, organização e foco.

Santa Casa de Caridade


A instituição está com atendimento restrito ao Pronto Socorro, Maternidade e Emergência, e com perigo iminente de fechamento. Responsável pelo atendimento de nove municípios, a Santa Casa funciona 90% pelo SUS. Os funcionários não recebem seus salários desde fevereiro. Além disso, faltam medicamentos e materiais.

Mujica será o primeiro Doutor Honoris Causa da Unipampa

O senador e ex-presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto Mujica (Pepe Mujica), será o Primeiro Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A proposta foi aprovada na última terça-feira, 22, durante reunião do Conselho Superior Universitário da Unipampa. A homenagem deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
De acordo com o coordenador de Relações Internacionais da Unipampa, professor Hélvio Rech, Pepe Mujica é merecedor do título pela sua atuação em prol da educação, pela promoção dos direitos humanos, da justiça social, dos valores democráticos e pelo melhor entendimento entre os povos.
"Mujica converteu-se no solitário exemplo de líder que todos desejariam ter: porta voz de uma filosofia e uma prática de vida que se baseiam em perguntas essenciais para o conhecimento acadêmico, mas também para todos os seres humanos hoje", completou ele.
Segundo Rech, entre os 200 chefes de estado com assento na Organização das Nações Unidas, Mujica foi o que conseguiu admiração em todos os quadrantes, a ponto de um pequeno país como o Uruguai, sem relevância militar ou econômica, com menos de 0,05% da população mundial, ter seu presidente eleito personalidade do ano em 2013 pela publicação britânica The Economist.
"Mujica é um Prêmio Nobel, um grande estadista, uma pessoa humilde consagrado como um político de referência mundial pelas suas ações, incluindo na área da educação", justificou o reitor da Unipampa, Marco Antonio Hansen.
A divulgação da informação de que Mujica seria o primeiro Doutor Honoris Causa da Unipampa teve bastante repercussãoem uma rede social. Além de professores, estudantes e técnicos da Universidade, a comunidade gaúcha parabenizou a iniciativa.
"A Universidade Federal do Pampa faz jus ao seu nome quando concede o seu primeiro título de Doutor Honoris Causa ao senador Mujica. Um homem de visão universal, comprometido com as causas da América Latina e referência para todos aqueles que defendem a vida com dignidade, com respeito ao meio ambiente. Em sua simplicidade, Mujica é um grande mestre para todos aqueles que buscam, a exemplo da Unipampa, produzir mudanças de paradigmas para que tenhamos uma sociedade mais justa para todos", declarou o Deputado Estadual, Luiz Fernando Mainardi.
Para o estudante de Engenharia da Computação da Unipampa, Pablo de Andrade Lima, Mujica é uma referência a ser seguida pelos políticos da América Latina e do mundo, além de um grande exemplo para os educadores e educandos da Universidade.
Segundo o produtor cultural da Unipampa, Mauro Lemos, a homenagem ao Pepe Mujica revela o forte simbolismo que a figura representa para a região, e, por consequência, para a Universidade. "Pepe, não foi apenas o 'presidente pobre', foi quem colocou o Uruguai na vanguarda de diversos debates de nível global. A homenagem, dessa forma, traduz o desejo da Unipampa em espelhar-se em seu exemplo", afirma Lemos.
O professor da instituição, Ricardo Gacki, parabenizou a iniciativa. "Ao homenagear Mujica, homenageamos todas as mulheres e homens simples, trabalhadores, que buscam através de iniciativas diferenciadas transformar o mundo em um lugar melhor para toda a humanidade", disse ele.
Pepe Mujica
Nascido em Pasode La Arena, periferia rural de Montevidéu, Mujica comemorará seu aniversário de 81 anos no próximo dia 20 de maio de 2016. Filho de Demetrio Mujica Terra e Lucy Cordano, aos seis anos de idade perdeu o pai, um pequeno estancieiro, falido pouco antes de falecer. Dos 13 aos 17 anos foi praticante de ciclismo, representando vários clubes em todas as categorias. Ainda jovem, Mujica engajara-se na luta pela democracia, influenciado pelo seu tio materno, Ángel Cordano, um nacionalista e peronista do Uruguai. Desde os 14 anos, participou de atividades políticas, que reivindicavam salários dignos e melhoria das condições de vida e trabalho dos operários que residiam em seu bairro, Paso de la Arena. Em 1956, através da mãe, conheceu o deputado nacionalista Enrique Erro, estabelecendo-se uma parceria que definiu o futuro do jovem Mujica. Com a vitória eleitoral de 1958, seu amigo e companheiro Enrique Erro foi nomeado Ministro do Trabalho, e Mujica integrou sua equipe, embora não tenha sido nomeado oficialmente em nenhum cargo.
Durante os anos da ditadura e da luta armada, foi ferido com seis tiros, preso quatro vezes, e em duas oportunidades fugiu da prisão de Punta Carretas. Foram quase quinze anos de cárcere. Sua última prisão ocorreu em 1972 e foi anistiado em 1985. Foi essa experiência que forjou o Mujica que o mundo conhece.
Retomada a normalidade democrática no Uruguai, Mujica renunciou à luta armada e se engajou em consolidar o frágil processo democrático. Elegeu-se deputado por Montevidéu em 1994 e em 1999, senador da República. Com a vitória eleitoral da coalizão Frente Ampla nas eleições presidenciais de 2004, tornou-se Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca entre 2005 a 2008, no governo de Tabaré Vasquez. A mesma coligação o elegeu Presidente da República, tomando posse em 1º de março de 2012. Notabilizou-se a ponto de ser sistematicamente requisitado para entrevistas e conferências internacionais.
Tamíris Centeno

Jaguarão: UBS do bairro Centro é rebatizada e recebe nova unidade de Estratégia de Saúde da Família


Na sexta-feira (18), o Postão, como é conhecido pela comunidade, foi rebatizado e também foi inaugurada uma nova unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A Unidade Básica de Saúde recebeu o nome de Renato Soares da Silva, também sendo nome da ESF.
Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Cláudio Martins, o vice-prefeito Lisandro Lenz, a presidente da Câmara de Vereadores Roseli Calvetti, o secretário de Saúde Celso Caetano, a secretária de Administração Nicole Patron, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação Marcelo Victória, o secretário de Educação e Desporto Alencar Porto, a secretária de Cultura e Turismo Maria Fernanda Passos, o vereador Oberte Paiva, o vereador Ariom Moreno, o vereador em exercício Rodrigo Machado, o gestor-presidente da Santa Casa de Caridade de Jaguarão João Cláudio Pedroza, a família de Renato, a enfermeira e coordenadora administrativa da UBS Denise Quadro, as equipes da UBS, da SAMU e da Santa Casa e a comunidade jaguarense.
Renato Soares da Silva era servidor municipal, bastante conhecido pela comunidade. Era motorista de ambulância da Santa Casa de Caridade de Jaguarão e viajava diariamente para levar pacientes que necessitavam de atendimento médico em outras cidades da região, inclusive de madrugada. Tinha muita afeição por seu trabalho e faleceu enquanto o fazia, em um trágico acidente na BR-116.
Rodrigo Machado, vereador suplente em exercício no lugar de Roseli Calvetti por certo período, foi o proponente do projeto de lei para a modificação do nome da UBS enquanto esteve ativo. “É um momento de grande valia para todos nós. O Renato perdeu a vida trabalhando e fazendo o que mais gostava: cuidando das pessoas. Fico muito feliz por um cara tão humilde ter sido contratado. O Renato é símbolo do trabalhador. O nome dele vai ficar marcado”, declarou Rodrigo.
A filha de Renato, Valécia, também teve seu momento fala e agradeceu à todos pela realização daquele momento. “Desde sempre a vida dele foi carregar as pessoas. Algumas vezes ele chegou a ser ausente da minha infância em prol do trabalho, cheguei a ficar dias sem ver ele. Ele não tinha estudo, mas amava o que fazia! A gente agradece e reza pra ele ver isso de onde estiver”, disse, bastante emocionada.
O vereador Oberte cumprimentou a família e lembrou que faz muita diferença quando os trabalhadores da área da saúde dão a atenção que o Renato dava às pessoas e cumprimentou a família.
A presidente do Poder Legislativo, Roseli Calvetti, destacou que Renato passou pela vida pública com brilhantismo e que era um bom profissional. “Temos inúmeros relatos de pessoas que conviveram com o Renato e a fala da filha dele representa a fala da das filhas dos trabalhadores. Só esse projeto já valeu o meu afastamento”, declarou.
O próximo a se manifestar foi o secretário de Saúde Celso Caetano, que comentou ser uma enorme satisfação fazer parte desse momento e agradeceu a presença de todos que estavam no local.
Seguindo com as falas, foi a vez do vice-prefeito Lisandro Lenz. Ele destacou que além de rebatizar, estão ampliando o número de ESFs na cidade, cumprindo com o planejamento de gestão do município desde 2009. “Colocar o nome de um trabalhador da saúde vai além de ser homenagem pra família, é uma homenagem à todos os servidores públicos. Essa proposta me representa e é fundamental pra quem quiser representar o povo de Jaguarão como fez o Rodriguinho”, disse.
O prefeito Cláudio Martins lembrou que a vida de um trabalhador da saúde, plantonista, é dura não só pra ele, mas pra família dele também. “Estamos cumprindo uma meta política. Em 2009 não havia nenhuma ESF em Jaguarão e hoje nós implantamos em todos os postos. Não temos crise de saúde em Jaguarão, temos um problema na Santa Casa, apenas, e porque o Estado não repassa as verbas e já deve em torno de 1 milhão de reais. Nós não só mantivemos a saúde básica, como a ampliamos. Saúdo todo o pessoal da saúde por atender a população. Por muito que dissermos do Renato, sempre vai parecer pouco. O Rodriguinho plantou uma semente para toda vida , porque essa semente é de história e de justiça”, ressaltou.
A homenagem a Renato contou com a inauguração das placas com seu nome,
situadas dentro e fora da UBS do bairro Centro.
Saiba mais: As unidades do Programa de Estratégia de Saúde da família, que agora somam 6, é uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade, segundo o Ministério Público.

Prefeitura de Jaguarão cede espaço para atividades educativas da Associação Esportiva do Cerro


Na manhã do dia 18 de março, o prefeito Cláudio Martins, juntamente com a  presidente do Poder Legislativo,  Roseli Calvetti, do secretário de Educação e Desporto Alencar Porto e do coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer Manoel Mallet, recebeu a diretoria da Associação Esportiva do Cerro (AEC). A reunião aconteceu em virtude da assinatura de um Termo de Sessão de Uso.
Nesse contrato, consta um empréstimo de propriedade do município para a Associação. O local encontra-se na frente do Fórum de Jaguarão, na rua Uruguai dentro do bairro Cerro da Pólvora, e será utilizado para eventos, seminários, palestras, oficinas e outras atividades educativas com viés esportivo. O projeto da Associação conta com área de playground e espaço de convivência, entre outras possibilidades.
Cláudio ressaltou que se deve valorizar o trabalho com a juventude e que o esporte agrega muitas coisas positivas na vida da comunidade. O prefeito ainda sugeriu que a diretoria aja sempre de forma organizada, para que o projeto seja feito de forma correta e eficiente e declarou apoiá-los nesse novo desafio. “Tenho muito respeito e consideração quando se trata de organizar uma entidade, principalmente quando se trabalha com famílias. Não é fácil se dispor a um trabalho desses, deixar sua família e fazer essa organização. Com esse projeto, a juventude vai crescer!”
Roseli destacou que o trabalho da Associação não é fácil e que fica muito feliz de vê-lo em ação. Lembrou também da mobilização do vereador Oberte Paiva, que se esforçou fortemente pra que essa iniciativa desse certo. “Esse trabalho é de direito da comunidade. Ele promove e emancipa muita gente, tenho certeza do bom trabalho”, disse.
Logo após, Alencar evidenciou que o local é próximo da comunidade e que é necessário que o poder público queira ajudar sempre nesse tipo de situação. “O espaço é fantástico e vai ser muito bem utilizado. O que nós estamos fazendo é uma parceria, não um favor. Contem conosco.”
Foi salientado por Manoel que o esporte é um dos principais braços do governo e que a Associação tem um grande trabalho com a juventude da comunidade.
Por fim, o presidente da A.E.C. Ivan Lins Faria Madeira agradeceu a união da Secretaria de Educação e Desporto, do Poder Legislativo e da Prefeitura e retomou a necessidade do espaço para o bairro. “Faço esse trabalho de coração e sei que ainda tem muita caminhada. Agradeço pelo local e pela recepção”, declarou.
A A.E.C. utilizará o espaço de forma gratuita, atendendo à muitas crianças e adolescentes  em estado de vulnerabilidade social. O contrato com a Prefeitura Municipal de Jaguarão terá vigência de 30 meses.