Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Prefeitura de Jaguarão finaliza o 1º projeto para a revitalização do Corredor das Tropas


A Prefeitura de Jaguarão, através da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, finalizou na última semana mais um projeto que irá trazer grandes benefícios para a população jaguarense. Trata-se da segunda etapa das pavimentações financiadas pelo programa Pró-Transporte, que contemplará o Corredor das Tropas, a partir da Rua Valentim de Lima Piúma até a Rua Joaquim Caetano.
De acordo com o secretário Pedro Caetano este projeto está dentro do financiamento de R$15 milhões, o qual foi amplamente discutido com a comunidade jaguarense. Ele explica que além do projeto para o Corredor das Tropas, o financiamento incluiu, na 1ª etapa, o projeto de pavimentação com blocos para 44 quadras, o qual foi licitado neste ano e que inclusive já está em execução com os primeiros trabalhos de base.
Sobre a 2ª etapa do Pró-Transporte o secretário destaca que a entrega do projeto à Caixa Econômica Federal aconteceu na manhã de quarta-feira(23) para que seja feita a análise e aprovação, fases necessárias para que se realize o lançamento da licitação para a obra.
Em relação a detalhes do projeto, que foi produzido pela equipe de profissionais do Escritório Técnico da secretaria de Planejamento, Caetano destaca que ele traz características essenciais quanto às diretrizes do PAC. “Este projeto promove o transporte coletivo, transporte de cargas, o escoamento de águas, o acesso aos bairros, à mobilidade e acessibilidade universal. Cabe ressaltar que este é o primeiro projeto do município que inclui uma ciclovia”.
Ainda conforme o secretário é importante ressaltar a canalização da vala ao longo do Corredor, o que para ele é uma das ações mais impactantes. “Acredito que um dos maiores impactos será o fechamento (canalização) da drenagem artificial da valeta do Corredor das Tropas, pois a ação irá trazer maior segurança e qualidade de vida para a população que reside e que circula no entorno”, complementa.
Após a entrega desta 2ª etapa a equipe segue trabalhando na 3ª etapa do projeto que prevê a continuidade da obra no Corredor das Tropas, a partir da Joaquim Caetano até a Estrada da Charqueada, além da pavimentação de outras quadras a serem definidas de acordo com o orçamento previsto na obra.