Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 16 de junho de 2015

O Direito à Comunicação

Por Andréa Lima

Está começando na cidade, como parte do programa do Ponto de Cultura Trocando Ideia, a oficina de Web Rádio e Streaming. As atividades oportunizarão aos jovens da nossa fronteira o contato e o conhecimento necessário para o trabalho com ferramentas livres, a fim de democratizar a comunicação e facilitar a divulgação das manifestações culturais da região.
Trata-se de uma iniciativa do Instituto Trocando Ideia, que iniciou sua trajetória na Porto Alegre dos anos 90, construindo e articulando a cena da cultura Hip Hop na cidade. Hoje este grupo atua também em Jaguarão, a partir do acesso a um edital público do governo do Estado, lançado no ano de 2012, que culminou na formação da Rede RS de Pontos de Cultura.
Esperamos que a comunidade abrace esta oportunidade e se engaje no processo de transformação social, que nossa região tanto necessita. Sabemos que as mudanças que queremos passam, necessariamente, pela construção de novas formas de comunicação.
Enfrentamos hoje no país graves problemas gerados pelos monopólios na mídia, como a manipulação das informações, e este problema se reflete, também, na situação das cidades.
Falando especialmente das rádios, são muitos os veículos comerciais e poucos os equipamentos comunitários. Isto desfavorece o interesse público e, muitas vezes, a qualidade da programação das emissoras, que são utilizadas principalmente para anúncios e a venda de produtos, tratando os ouvintes como consumidores. Musicalmente falando, a maior parte das entidades acaba por reproduzir aquilo que o mercado comanda, em detrimento do cenário alternativo, de novos artistas e da diversidade de gêneros.
Lidamos, ainda, com outro grave problema: existem muitas rádios com a roupagem de equipamentos comunitários, habilitados a partir de concessões públicas, mas que, na verdade, operam como veículos comerciais. O serviço de radiodifusão comunitária é voltado para associações e fundações sem fins lucrativos e não pode ser explorado comercialmente, mas, na prática, não é o que acontece.
Neste cenário, a Web Rádio, também conhecida como Rádio via Internet ou Rádio on line, apresenta-se como uma possível alternativa. Seu custo de criação geralmente é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional.
Investindo em comunicação alternativa, em processos colaborativos de formação e em equipamentos comunitários teremos espaço para driblar as distorções das informações veiculadas pela mídia, oferecendo, assim, outras visões de mundo, que dialoguem com a nossa própria realidade.
Começamos a entender, também, o sentido de que, enquanto cidadãos e cidadãs, temos o direito à informação, mas não somente enquanto receptores, mas também como protagonistas, na emissão e difusão de conteúdos. Afinal, também temos voz.

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216





Agrotóxicos apreendidos pela Receita Federal em Jaguarão

Em abordagem realizada na Ponte Internacional Mauá, no dia 02 de junho, as equipes de fiscalização da Delegacia Receita Federal do Brasil em Pelotas e da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Jaguarão abordaram um veículo que demonstrava indícios de estar sendo utilizado em atividade ilícita.

Ao examinarem mais detalhadamente o veículo, foi possível identificar um compartimento de carga oculto, onde estavam armazenados cerca de 95 litros de agrotóxicos (fungicidas e herbicidas), de origem e procedência estrangeiras, acondicionados em frascos e bombonas. O veículo, uma caminhoneta Chevrolet Montana, foi apreendido e ao seu condutor e proprietário foi dada voz de prisão. 

Na sequencia o responsável foi conduzido à autoridade policial competente para lavratura do flagrante. A equipe de fiscalização recebeu o apoio da Brigada Militar de Jaguarão.


A introdução no território nacional de agrotóxicos sem o prévio licenciamento dessa importação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) configura tratar-se de produto de importação proibida, e é enquadrado, segundo o artigo 334-A do Código Penal como crime sujeito a pena de reclusão de dois (2) a cinco (5) anos, além de configurar crime ambiental segundo a Lei nº 9.605/1998, com a incidência de pesadas multas. 

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



Como chegam as principais Seleções à Copa América - Por Vicentepimentero

Semana que vem começa a Copa América no Chile e os anfitriões preparam uma festa para levantar o mais velho troféu do continente. Quase um século de certame e La Roja nunca conquistou a taça, um título inédito para os jogadores e para o técnico argentino Sampaoli que cria suspense até o último momento mas vai com um time bastante próximo ao que apresentou na Copa do Mundo.

O perfil chileno não revela nenhuma surpresa na sua recente escalação, com os brasileiros Valdívia e Arángniz continua optando por um meio campo mais combativo ao pé da letra de Sánchez e Vargas no ataque, em jogo recente os chilenos perderam um amistoso de virada para a seleção uruguaia com estádio lotado, o que deixou a desejar pela incerteza de sua defesa, o que sobra para o excelente e experiente goleiro Bravo?

Única favorita, a albi celeste Argentina chega na sua perfeita condição para o caneco que deixou escapar na edição passada onde foi a anfitriã. De lá pra cá jogou uma Copa do Mundo e por pouco não foi campeã. São dois títulos que lhe escapam na atualidade e que confirmam o mesmo que a Alemanha confirmou na sua evolução de copa pra copa, um time entrosado num elenco de altíssimo nível. Tendo a maestria de Messi e companhia e mesmo destacando Tévez como um dos principais jogadores, o elenco de Martino é muito coeso, em futebol e preparo técnico.

Um Brasil renovado chega ao Chile com o compromisso de levantar do chão a imagem deixada na sua própria Copa. Aparentemente mais leve, combativa e ofensiva a seleção canarinho chega da mão de Dunga com a mesma eficiência que apresentou em sua primeira gestão. No comando da verde amarela o técnico gaúcho sustém um currículo invejável, e deve abraçar-se à experiência de Robinho e a efetividade de Firmino, deixando Neymar mais livre, dividindo essas responsabilidades, algo que o destino desenhou com a saída de Oscar, um Brasil menos ingênuo.

A Colômbia é um daqueles times que fazem qualquer campeonato ficar bonito. Os cafeteiros, como são chamados os jogadores colombianos, trazem ao futebol a cor tropical daquele futebol brasileiro que se perdeu. Com força máxima, James, Falcão, Armero, Valencia, entre outros, a Colômbia reeditará o jogo contra o Brasil na Copa do Mundo, com a convicção de estar hoje entre as melhores Seleções do Mundo, logo da América.

A Celeste Olímpica chega com juventude e reciclagem na escalação base. Com as ausências de Suárez por suspensão e Cáceres por lesão, o Uruguai do maestro Tabárez aposta na utilização de talentos jovens e preferência para aqueles que vem jogando e se destacando em seus clubes. É o caso do atacante Rolán, do Bordeaux da França, o ex Defensor é um atacante eficaz, voraz, atrevido, e extremamente inteligente, atenção para este charrua que vem fazendo gols em todos os jogos e chamando a atenção dos clubes mais importantes da Europa. Ainda e não menos importante, a atual campeã da América, e dona da hegemonia continental com 15 títulos, mistura a experiência de Cavani, Godín e Arévalo, com as revelações de Sánchez (River), Stuani (Espanyol) e Giménez (Atlétic). Do Uruguai tudo pode se esperar, até perder para a Jamaica e depois incomodar até o final.

Entre as seleções restantes e não menos importantes ficam os destaques para as seleções do México e Equador, seguidas de Venezuelas, Perú e Paraguay, e as menos vingativas, Bolívia e Jamaica.

Tabela da Integração:

13|06 Uruguay - Jamaica (16:00)
14|06 Brasil - Peru (16:00)
16|06 Argentina - Uruguay (20:30)
17|06 Brasil - Colômbia (21:00)
20|06 Uruguay - Paraguay (16:00)
21|06 Venezuela - Brasil (18:30)


Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



Cerro Largo: Investimento italiano em energia eólica abre caminho a novos projetos


Com um investimento estimado em US$ 98 milhões, a empresa italiana Enel Green Power (EGP) aposta forte no desenvolvimento de energia limpa e na diversificação energética no Uruguai através da construção do parque eólico no departamento de Cerro Largo.

O ambicioso projeto Melowind, iniciado em agosto do ano passado, encontra-se em fase final de instalação mecânica e elétrica dos aerogeradores, assim como na construção das instalações elétricas de distribuição (subestação e linha de alta tensão), comentou Luigi Parisi, country manager de EGP para Brasil e Uruguai.

Uma vez completado, o parque eólico será capaz de produzir mais de 200 milhões de quilowatts – hora (kWh) ao ano, evitando a emissão de mais de 62.000 toneladas de CO2. A eletricidade gerada pela nova planta será vendida a UTE em virtude de um acordo que se estende por 20 anos.

Além disso, Parisi destacou que haverá um impacto a nível sócio- econômico local: o incremento de potencia disponível na zona de Cerro Largo graças a Melowind, permitirá o desenvolvimento de outros projetos industriais que necessitam desta energia “verde”.

A construção do parque eólico terá outro efeito positivo, como a geração de uma medida de mais de 200 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. A propósito da eleição do Uruguai para desenvolver o projeto de investimento, Parisi ressaltou, primeiro que se trata de um mercado apto para pensar novos investimentos . “ É um país com abundantes recursos naturais, um interessante crescimento econômico e demográfico e possui um marco regulatório estável”.

Nesse sentido, o executivo indicou que sempre busca desenvolver novos projetos, dadas as favoráveis condições que oferece o país.

Parisi indicou ainda que a aposta em energias renováveis é crucial em um cenário marcado pelo grande aumento do consumo energético e de mudanças climáticas. De acordo com a Agencia Internacional de Energia, para o ano 2035 a demanda global de energia elétrica aumentará em quase 70% e as emissões de CO2 em quase 20%.

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216






Torneio de Polo Flávio Dutra em Jaguarão

Flávio Dutra, incentivador do Polo na região, foi o homenageado

Quatro equipes participaram da competição

Entre 29 e 31 de maio foi realizado na Estância Figueira, em Jaguarão (RS), o Torneio de Polo Flávio Dutra. O campeonato de caráter amistoso teve o intuito de homenagear Flávio Dutra, incentivador do polo na região, e também ampliar o bom relacionamento entre os atletas do polo local com jogadores uruguaios. Participaram quatro equipes com representantes de Jaguarão, Pelotas e do Uruguai.

Após duas rodadas de classificação, a final do torneio – que valeu a Copa Ouro – foi jogada entre La Maragata e La Fronteira, com vitória de La Maragata por 8 a 5. Antes, a Copa Prata (taça subsidiária) foi para Jaguar, que venceu Figueira por 2 a 1.

Confira abaixo as formações participantes e os resultados da competição. Os créditos das informações e fotos são de Ramiro Borba.

Equipes participantes:
La Maragata: Tc. Carlitos Melo – Uruguai (2), 1º Ten. Borba (0), 1º Ten. Acuña – Uruguai (-1) e Felipe Marquez – Uruguai (-1).
La Fronteira: Cel. Guarino – Uruguai (1), Mal. Calfani – Uruguai (0), 2º Ten. Klein (-1) e Sérgio Soares (-1).
Jaguar: Maurício Dutra (1), Cel. Melo – Uruguai (0), Tc. Soria – Uruguai (0), Tc. Alves da Costa (-1) e Maj. Möller (-1).
Figueira: Fábio Dutra (0), Ricardo Correa (0), Alf. Inchauspe – Uruguai (-1), Alf. Pereira – Uruguai (-1) e Alejandro Barrios – Uruguai (-1).

Resultados
La Maragata 7 x 6 Figueira
La Fronteira 4 x 2 Jaguar
La Maragata 7 x 1 Jaguar
La Fronteira 6 x 4 Figueira
Jaguar 2 x 1 Figueira (Copa Prata)
La Maragata 8 x 5 La Fronteira (Copa Ouro)



Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



Noite de Pizza Fondina no Suzushi Sushi Bar

O cozinheiro Vicente Pimentero nos visita para um tour gastronômico pela Pizza Fondina. Consagrada no trade gastronômico de Pelotas a Pizza Fondina é a mistura de receitas mundi culturais com massa artesanal e sabores exóticos. Na noite de terça-feira, 16 de junho, os jaguarenses poderão harmonizar esta iguaria universal com o ambiente seleto do Sushi que os espera com uma carta de vinhos diferenciada e a tradicional cerveja artesanal servida na casa. As reservas são limitadas e se confirmam com pagamento de 50% do valor na hora da confirmação. O valor integral por pessoa é de R$ 40, e o sistema de serviço é tipo rodízio.

Serviço: Noite de Pizza Fondina (Rodízio)

Onde: Suzushi Sushi Bar -  Avenida Odilo Gonçalves, 653

Quando: Terça 16 de Junho, 20h

Reservas: Antecipadas com pagamento de 50% do valor na hora da reserva R$ 20, valor integral R$ 40 por pessoa.


Informações: no local.

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216