Um espaço aberto para o leitor

terça-feira, 16 de junho de 2015

Agrotóxicos apreendidos pela Receita Federal em Jaguarão

Em abordagem realizada na Ponte Internacional Mauá, no dia 02 de junho, as equipes de fiscalização da Delegacia Receita Federal do Brasil em Pelotas e da Inspetoria da Receita Federal do Brasil em Jaguarão abordaram um veículo que demonstrava indícios de estar sendo utilizado em atividade ilícita.

Ao examinarem mais detalhadamente o veículo, foi possível identificar um compartimento de carga oculto, onde estavam armazenados cerca de 95 litros de agrotóxicos (fungicidas e herbicidas), de origem e procedência estrangeiras, acondicionados em frascos e bombonas. O veículo, uma caminhoneta Chevrolet Montana, foi apreendido e ao seu condutor e proprietário foi dada voz de prisão. 

Na sequencia o responsável foi conduzido à autoridade policial competente para lavratura do flagrante. A equipe de fiscalização recebeu o apoio da Brigada Militar de Jaguarão.


A introdução no território nacional de agrotóxicos sem o prévio licenciamento dessa importação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) configura tratar-se de produto de importação proibida, e é enquadrado, segundo o artigo 334-A do Código Penal como crime sujeito a pena de reclusão de dois (2) a cinco (5) anos, além de configurar crime ambiental segundo a Lei nº 9.605/1998, com a incidência de pesadas multas. 

Edição de 10/06/2015 Ano VI nº 216



Nenhum comentário:

Postar um comentário