Um espaço aberto para o leitor

sábado, 22 de agosto de 2015

VEREADORA MIRIAM COELHO- PT GABINETE MÓVEL – CERRO DA PÓLVORA


No sábado (08) a Vereadora Miriam Coelho (PT) retornou com as atividades do Gabinete Móvel, desta vez no Cerro da Pólvora.

A iniciativa visa dar atendimento à população nos bairros de forma itinerante. Segundo a vereadora Miriam, as pessoas ficam satisfeitas em vê-la no seu bairro para ouvir as reivindicações, as reclamações e as necessidades da população. “Acredito que este trabalho tem sido produtivo de contato com a população, assim podemos identificar de fato quais os principais anseios de cada bairro. Sabemos que os cidadãos não se deslocam até a Câmara de vereadores por isso, esta iniciativa desde o início tem colocado em prática o meu compromisso de trabalhar pela comunidade”.

Entre uma conversa e outra, um chimarrão, ou aperto de mão, as pessoas vão relatando a rotina do bairro e as solicitações. Na oportunidade além de informar sobre as duvidas dos moradores, também são anotadas as demandas que serão encaminhadas aos órgãos competentes.

Neste dia, foi apontado o problema do lixo, que resulta na conscientização das pessoas em cuidar do meio ambiente colocando o seu lixo em lugares apropriados e em horário de coleta. O Gabinete Móvel, segundo a vereadora, resulta na proximidade com as pessoas e permite ao legislador ouvir muitas histórias de vida. “Essa é nossa função maior, ouvir com atenção e ser o porta voz da comunidade na busca de soluções para os seus problemas”. A Vereadora Miriam agradece a presença e a participação dos moradores do Cerro da Pólvora. O próximo Gabinete Móvel será na Zona Rural, na Charqueada. Em breve divulgaremos data e local.

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225




CANAL DE COMUNICAÇÃO - Dia dos pais

Por Arnoni Lenz

Esse Dia dos Pais, vou colocar a data para daqui a cem anos não terem dúvidas, nove de agosto de dois mil e quinze, realmente foi um dia especial. Para mim não foi completo, pois a filha Denise e genro Roberto, os únicos dois colorados do clã, mais a neta Helena com seu namorado Dimitri, não puderam estar presentes fisicamente, mas tenho certeza que o estavam espiritualmente. Pois bem, os demais Bruno e Kiki, e netos Luisa e Pedro, a Maria Helena e a cunhada Ana Elisa. estavam todos aí. Uma champanhe ou como dizem ser mais correto, um espumante, para comemorar a data e o término de uma dor no pescoço diagnosticada como contratura da coluna cervical, mas acredito também que premeditadamente comemorando o GRE-NAL que se esperava, mesmo com um pouco de medo de uma surpresa, seria uma vitória de todos os presentes, uma vitória do “IMORTAL”. Mas vitória não precisa ser acachapante como a que aconteceu. Até acredito que o pênalti perdido foi proposital, foi por “pena” de que se fosse convertido, a derrota do “campeão de tudo” seria mais desmoralizante. 

Bom, tudo começou com um aperitivo de salsicha, asa de galinha e depois um assadinho de gado vacum. Tudo regado a água mineral, refrigerante e aquele único espumante. Acompanhou um pãozinho aquecido nas brasas pelo assador Pedro e depois um papo tranqüilo até as quinze e trinta. Uma sesta até perto das dezessete horas e fomos nos preparar para o “CHOCOLATÃO DAS DEZOITO E TRINTA”. Sabem que nunca fui muito por chocolate, por isso mesmo estranhei o quanto esse me agradou. Descia redondo como aquela cerveja geladinha num dia quente ou um vinhozinho num dia de inverno. Nos primeiros minutos, eu como me considero um pé frio, ainda sentia aquele frio na barriga e aquele medo da surpresa, pois uma equipe às vezes se supera em momentos mais difíceis. Mas, difícil mesmo deve ter sido para os coitados papais noéis de vermelho. 

O goleiro, ótimo por sinal, não podia acreditar do que estava sendo vítima. Mas a realidade é que o colorado, time que respeito muito por tudo que já conseguiu, não entrou em campo. Tenho muitos amigos colorados, até parentes o que considero estranho, pois desde guri ouvia dizer, alemão que se preza é gremista. Mas deixando as brincadeiras de fora, pois nem sempre temos oportunidade de fazê-las, já vivi situações inversas, afirmo que se não existisse o inter, o grêmio não seria tão grande, e vice versa. Isso é o Rio Grande. Aos meus amigos, hoje tristes o meu abraço fraternal da mesma forma. Hoje ao levar o suplemento da Zero Hora para meu neto Pedro, 10 anos, disse a ele: cuidado com as brincadeiras, as gozações, não podem ser a ponto de irritar os outros, por outro lado, quem faz gozações tem que saber aceitá-las quando a situação se inverte. A frase é do grande compositor, poeta e cantor gaúcho, Lupicínio Rodrigues: COM O GRÊMIO ONDE O GRÊMIO ESTIVER.   

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225



Salve a vida!

Por Andréa Lima

Escrevo este texto do leito 9A, da Maternidade da Santa Casa de Jaguarão. Hoje completo uma semana de internação, com expectativa de alta, e me recupero de uma complicação grave que tive em minha terceira gestação, que poderia ter custado a minha vida e a da minha filha, conhecida como descolamento de placenta.

Escrevo cansada, mas com a alegria de quem nasceu de novo, nasceu mãe, pela terceira vez. Meu sentimento de gratidão se completa por minha filha ter sobrevivido e estar saudável, pois, mesmo muito pequena, precisou lutar para estar aqui.

E agora vivencio um momento de paz e tranqüilidade, ao vê-la dormir enrolada em seu cobertor rosa, saciada pela amamentação.

Passei bem durante toda a gravidez, mas ao chegar às 36 semanas fiquei com a pressão alta e tive orientação médica para fazer repouso. Estava, inclusive, alimentando a expectativa de ter um parto natural, depois de já ter passado por duas cesáreas. Li e me informei muito durante toda a gestação para evitar uma cirurgia desnecessária, mas neste caso ela foi fundamental e permitiu, em tempo, a nossa sobrevivência.

Tudo começou na semana passada, na terça-feira, onde durante todo o dia senti algo diferente, como se a bebê tivesse mais agitada e empurrando, de leve. Como já estava em idade gestacional avançada, achei que fosse um sintoma normal, pois, afinal, estava se aproximando a hora.

Quando fui dormir, notei que estava sangrando e só deu tempo de pegar a bolsa e correr para o hospital.

No caminho o sangramento se acentuou e, ao chegar à maternidade, já estava acompanhado de fortes dores, enjôo e da sensação de que iria desmaiar.

Como se tivesse combinado, encontrei minha obstetra à postos, de plantão. Ela logo diagnosticou o descolamento e fomos às pressas para o bloco cirúrgico.

Quando ocorre um descolamento, o suprimento de oxigênio e de nutrientes para o bebê fica comprometido e pode ocorrer um sangramento grave, perigoso para a mãe e para a criança.

Nos casos mais severos, como foi o meu, avaliadas as condições de prematuridade, o bebê deve ser retirado imediatamente do útero. Tive que ser submetida a uma anestesia geral, sem poder assistir ao nascimento da minha filha e sem saber ao certo se, ao acordar, iria encontrá-la viva.

Passada a cesárea e estancado o sangramento, acordei escutando um chorinho de bebê na sala. Ela nasceu praticamente inerte e passou por um momento de sofrimento, mas foi reanimada.

Quando fui para o bloco de recuperação, já a levaram para o meu lado e logo começamos a estimulá-la a mamar, ao que respondeu prontamente. A batizamos com o lindo nome de Isabela.

Durante o período em que estou aqui aconteceram muitas coisas... um dos meus rins  quase parou de funcionar, mas já está voltando ao normal, fiz transfusão de sangue, precisamos submeter minha filha a dezenas de exames, o leite demorou para descer, por conta da cesárea, mas, aos poucos, tudo vem dando certo e a vida pulsa e brota, voltando ao normal.

Os dias difíceis foram brindados pela alegria de ter o meu companheiro e a minha família sempre presentes, bem como o apoio de muitos amigos e amigas que, em alguns momentos, chegaram a encher o quarto do hospital.

Também quero destacar que, mesmo passando por uma severa crise desencadeada pelo não pagamento dos repasses assumidos pelo Governo do Estado, durante todo este tempo fui atendida com excelência pelas equipes da Santa Casa de Caridade de Jaguarão, com internação pelo SUS.

Meu agradecimento especial a minha obstetra, a Dra. Eunice, e a Dra Lélia, que vem acompanhando a família por vários e vários anos. Ao cumprimentá-las, agradeço o carinho de cada uma das enfermeiras, técnicas e de todos os trabalhadores e trabalhadoras dedicados da saúde. Valeu mesmo, de coração!

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225





Jaguarão. Ontem, hoje - O Ano que um craque de seleção visitou Jaguarão

Por Cleomar Ferreira

Tempos Passados - 1991

Em Janeiro deste ano, noticiava-se a construção do Ginásio Municipal da Integração, cuja inauguração aconteceria em Dezembro.

A historiadora Maria Dutra da Silveira, iniciava a publicação de uma série de artigos sobre datas Históricas de Jaguarão. . . e também publicaria uma série de artigos com o título, “Teatro Esperança no século passado”.

A Chama Crioula das festividades do “27 de Janeiro”, foi trazida da cidade de “Treinta Y Tres, por mais de 100 cavalarianos. . .

Em 27 de Janeiro é inaugurado o Parque Dr. Fernando Correa Ribas. . .

Em 31 de Janeiro, era inaugurada a Praça do Desembarque. . .

A Agência local do Banco do Brasil comemorava em Março deste ano, 50 anos de sua inauguração, bem como o 25º aniversário da AABB. . . .

Foi ventilada a possibilidade da criação de uma Faculdade de Direito, a qual ficou estagnada apenas na intenção. . .

O Rotary Club de Jaguarão completava em Abril, 50 anos de existência. . .

O Escritor e Professor Cléo dos Santos Severino, mantinha uma coluna intitulada “Fatos-Lugares-Pessoas”. . . escreveu muito sobre nossa terra e personagens como Carmelo Goulart (músico extraordinário), conhecido como Carmelito. . .

A Sociedade Rádio Cultura aumentava sua potência para 2,5 KW. . . comemorando seus 47º aniversário. . .

Prédio da APAE era arrombado em Maio. . . em ação rápida da Polícia Civil e Brigada Militar o fato foi logo esclarecido. . .

Em Julho, foi criado pelo Prefeito Municipal, o “Diploma Mérito Augusto César de Leivas” destinado a distinguir pessoas físicas ou jurídicas, jaguarenses ou não, que mais se destacaram em filantropia e benemerência em nossa cidade. . .

Foi instalado em Jaguarão o Juizado de Pequenas Causas. . .

Com grande repercussão acontecia a Campanha Cultive Jaguarão, com o objetivo de promover o debate sobre urbanismo e preservação histórica. .

Instalado os Conselhos Municipais para um melhor entendimento e desenvolvimento de diversos seguimentos da sociedade. . .

Agência da Capitania dos Portos em Jaguarão, é desativada.

A candidata de Jaguarão vence o Concurso Miss Mulata Rio Grande do Sul.

O eterno craque e ídolo Paulo Roberto “Falcão”, ex Internacional e Seleção Brasileira, visitava Jaguarão em Novembro, dando exclusiva entrevista na imprensa local. . .

É isso aí, um abraço e até a próxima edição. !!

Fonte: Imprensa local. Bibl. Publ.Mun. 1991

Edição de 12/08/2015 Ano VI nº 225