Um espaço aberto para o leitor

sábado, 27 de junho de 2015

Como chegam as seleções às quartas de final da Copa América - por Vicentepimentero

Há quem oscila entre torcer ou acompanhar a Copa América, mas se pararmos pra pensar, as semelhanças com a Libertadores fazem deste torneio um dos certames que mais identificam o futebol do continente. Sua história exige a aplicação das seleções e a reorganização das mesmas para as eliminatórias e confronta em seus clássicos e etnias a marca que traça sua trajetória. Prestes a completar seus 100 anos, a Copa América Edição Chilena está apresentando um futebol equilibrado entre as principais seleções.

Depois de uma primeira fase com algumas surpresas e classificações truncadas como o próprio futebol sul americano é, desenharam-se as quartas de final com jogos interessantes e pouco previsíveis. O Chile tem sua primeira guerra de morte, com o algoz de duas edições anteriores, na Venezuela 2007 e na Argentina 2011, onde o Uruguai eliminou o anfitrião. A Celeste Olímpica chega descompromissada, sem Suárez e Cáceres e sem achar ainda um bom futebol, conta ao menos com um banco versátil que possibilita ao Maestro montar diferentes formações acompanhando a necessidade da ocasião. O Chile, como gosta, com a torcida embalada depois da goleada contra a Bolívia, tentará manter a posse de bola no meio de campo ofensivo e pressionará o Uruguai até o último suspiro. O espírito do bom futebol de seus craques está em alta, Vidal, Aránguiz, Sánchez, Valdívia, Medel. Se passarem pela atual campeã será grande candidata ao título inédito.

Do clássico Incaico Peru e Bolívia sairá o adversário do primeiro jogo. Ambos com pouco aproveitamento na copa chegam a apostar tudo num futebol com pouca criação e submisso aos talentos de Guerreiro e Moreno. No Peru destaque para Farfán, o meia ofensivo dá uma qualidade à seleção peruana que pode desiquilibrar o confronto.

O Brasil melhora a atitude, mas ainda não apresenta um bom futebol, contra o Paraguai terá que fortalecer o combate, um jogo muito equilibrado que poderá se estender aos pênaltis como na edição passada. Com a bola no chão a seleção de Dunga pode levar uma boa vantagem, o Paraguai pipoca muito a bola e impossibilita o domínio do adversário. Um jogo para uma escalação mais compacta no meio de campo, da parte do Brasil e de saída rápida de bola para um Paraguai que supostamente jogará retrancado.

O jogo entre Argentina e Colômbia convida para um jogo de muito toque de bola e de muita correria, com características parecidas, argentinos e colombianos ainda esperam o despertar de seus craques, Leonel Messi e James Rodríguez, usufruem de um elenco de talentos, Tevez, Aguero, Falcón García. Haverá uma grande chance de ser um dos jogos mais bonitos da Copa. Desse confronto poderá sair o clássico Brasil e Argentina na semifinal da copa chilena.

Os palpites deste cronista:
chile 1 uruguay 2
peru 2 bolívia 0
argentina 2 colombia 2 (4x2)
brasil 2 paraguai 2 (5x2)

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218


Espaço do Saci - Brasileiro também é prioridade

Por Marcos Sagrera

O internacional ainda não conseguiu engrenar no campeonato brasileiro. Ocupa uma posição intermediária na tabela do certame. Das oito rodadas iniciais, o colorado disputou cinco partida fora de casa e apenas três no beira-rio. A tabela foi injusta com o colorado nesse início de campeonato.

Com uma séria de desfalques, na quinta-feira passada o colorado apenas empatou com o Figueirense em Santa Catarina. Com um time com a maioria de jogadores reservas e até de terceiros reservas o colorado até que podia ter vencido. Mas não podemos reclamar. Muitos jogadores lesionados e com dois titulares, um na seleção brasileira e outro na chilena, não dá pra fazer muita coisa. O time perde muito em qualidade e em mecânica de jogo.

Pra sorte do colorado, times como São Paulo, Cruzeiro e Corinthians não venceram. Apenas o galo dos concorrentes diretos venceu, e este adversário é o mais perigoso e o mais favorito dentre esses todos. A partir de agora o colorado jogará uma partida em casa contra o Santos e depois sai pra jogar contra o líder fora de casa. Depois volta ao beira-rio para um jogo de seis pontos contra o Atlético Mineiro.

Nesses próximos ter jogos é imprescindível que faça pelo menos sete pontos para poder se aproximar da parte de cima da tabela. Com alguns titulares voltando, não todos, o colorado ganhará em qualidade e terá plenas condições de fazer esses pontos.

Dalesandro, Vadívia e Nilmar deverão retornar e esses três já fazem uma grande diferença.

Já começam a surgir rumores na imprensa da saída de Aránguiz, que faz uma grande copa América. Era inevitável, o camisa 20 colorado deverá ser vendido após a participação do internacional na libertadores. Para esse, já temos substituto, talvez não do mesmo nível, mas o meia Anderson, vem crescendo de produção, se mostrando mais interessado e pode assumir com naturalidade a vaga deixada pelo chileno. Terá tempo de mostrar o seu futebol e se estiver focado, será um acréscimo fundamental na equipe do técnico Diego Aguirre. Pode Jogar de segundo volante e de meia, pois marca e sai jogando com qualidade.
Outros rumores dão conta que o atacante Nilmar será vendido, por enquanto são só especulações, todo o ano quando abre a janela de transferência para a Europa é a mesma coisa. Rodrigo Dourado é outro que vem ganhando os noticiários.


Aguardemos os próximos dias e veremos se essas especulações vão se confirmar. Como o campeonato brasileiro também é prioridade e o nosso presidente vem dizendo que não vai se desfazer de nenhum jogador importante até o final do ano, só uma proposta irrecusável ao clube e para algum jogador fará com que ele abra mão das suas convicções.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218


Espaço do Mosqueteiro - Encostado no G4

Por Santiago Passos

Na fria noite de sábado, com vinte dois mil torcedores gremistas apoiando o seu time, a equipe de Roger Machado garantiu mais três pontos jogando na Arena do Grêmio, alcançando assim os 14 pontos no campeonato e encostando no G4. Desde que o ex-lateral e multi campeão com o Grêmio assumiu o time tricolor, nós ganhamos todas as partidas disputadas em nossa casa. Apesar de não ter grife, essa identidade do novo treinador com o clube está sendo essencial para conseguir implementar sua maneira de trabalhar junto aos jogadores. Roger não é somente um técnico motivador, ele é um estudioso e que entende muito de futebol.

A vitória do último sábado mostra bem o trabalho do nosso comandante, ele deu liberdade para os volantes entrarem na área adversária e pressionarem o outro time junto com os atacantes e meias. As jogadas pelas laterais estão ocorrendo com maior frequência e o mais importante é que os jogadores estão confiantes, jogando com coragem e se entregando.

No próximo sábado temos uma partida fora de casa, contra o Avaí na Ressacada, o time do Grêmio ainda não ganhou jogando longe dos seus domínios e esta partida é fundamental para continuar com a boa fase e nos consolidarmos cada vez mais na parte de cima da tabela, pois em campeonato de pontos corridos as vitórias como visitante são fundamentais.

Roger não poderá contar com os dois laterais titulares suspensos pelo terceiro cartão amarelo, iremos ver se o elenco do Grêmio é o suficiente para disputar o campeonato, na lateral direita Lucas Ramon deve ganhar a vaga de Galhardo e na esquerda o favorito é o jovem Marcelo Hermes, utilizado algumas vezes pelo Felipão mas depois preterido pelo Junior que alternou boas e más atuações.


Um jogador que está se desempenhando bem na ausência do titular é o goleiro Thiago, fazendo defesas dificílimas e garantindo os resultados positivos da equipe. O Grêmio só confirma a reputação que tem de clube formador de grandes arqueiros.

Edição de 24/06/2015 Ano VI nº 218