Um espaço aberto para o leitor

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jaguarão. Ontem, Hoje - Tempos Passados 1974/75

Por Cleomar Ferreira

Algumas notícias que circularam na imprensa local.

O Prefeito Darnô Fonseca, sancionava em 04 de Julho de 1974 a lei nº 1.031 que criava o Conselho Municipal de Turismo.

Cabia a este órgão, estruturar, desenvolver e incrementar o turismo no município definindo sua política de ação. Além de elaborar seu próprio regulamento, deveria proceder o levantamento dos recurso turísticos existentes no município. – Coordenar festividades populares e demais atividades de promoções turísticas, -Promover cursos de formação profissional, de reciclagem e especificação, - Fomentar as atividades de cunho artístico, folclórico e cultural,- Organizar feiras e exposições de artesanatos, - Tomar medidas que visassem a estimular a melhoria dos serviços locais de hotelaria e restaurantes no que diz respeito a instalações, cardápios, atendimentos, etc.- Desenvolver atividades esportivas,- Entrosar-se com os demais órgãos públicos e privados do município e da região e assegurar a captação de esforços e recursos para o desenvolvimento do turismo no município,- promover a sinalização dos principais pontos turísticos do município e zelar pela sua conservação, etc.

O Conselho Municipal de Turismo tinha um diretor nomeado pelo prefeito e estruturado por Decreto do Poder Executivo.

O Cine Regente era notícia em 03/05/1975. – uma nota na imprensa local destacava sua inauguração em 22 de Abril de 1958. Neste dia, eram abertas as portas para o público jaguarense, tendo como filme inaugural “O Jardineiro Espanhol”.

A fusão do Clube Jaguarense com o E. C. Cruzeiro foi notícia em 10/05/1975.- Duas assembléias decidiriam o futuro dessas entidades. Uma seria realizada em 14/05 na sede do Esporte Clube Cruzeiro e a outra no dia 15/05 no Clube Jaguarense. O Projeto dos diretores após aprovada a fusão, seria de criar quadras para jogos e um departamento de sauna. As rendas obtidas pela sociedade seriam devidamente distribuídas entre as duas entidades visando mais aprimoramento para melhor servir os seus associados.

Houve mudança no sentido do tráfego de veículos em algumas ruas. Por exemplo:

A Rua Júlio de Castilhos, em 1975, tinha mão única, desde a BR 116, até a Av. 20 De Setembro. O tráfego de veículos era no sentido da Br, até a beira do rio. – A Rua Andrade Neves teve prolongada a mão única do trecho entre a Av. 27 de Janeiro, até a Rua Mal. Deodoro, como permanece até hoje.

Em Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores, em 05/05/1975, o então Vereador Aurino Coelho solicitava informações sobre a construção do Ginásio Municipal de Esportes, cujas obras estavam paradas, - o Vereador Henrique Edmar Knorr, solicitava informações sobre a sinaleira que funcionava no cruzamento da Rua Gen. Osório, esquina com a Rua Carlos Barbosa, onde hoje está o Banco do Brasil. – O Vereador Victor Hugo Nieto solicitou enviar um ofício aos órgãos responsáveis, no sentido de isentar do pagamento de água e luz, o “Abrigo 16 de Abril” e ainda em outra proposição questionou o Executivo sobre a quem caberia a responsabilidade de substituir as lâmpadas queimadas da Ponte Internacional Mauá.

Para lembrar:
No local onde está a Praça Dr. Alcides Marques, existiu um depósito de armas e munições do Exército. Este, existiu até o ano de 1815, e após sua demolição, deu lugar a praça que teve como primeiro nome, - “Praça da Matriz”!!

É isso aí, um abraço e até a próxima edição.
Fonte: Imprensa local. Bibl.Públ.Mun.

Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208





Vice-Prefeito Lisandro Lenz dá o pontapé inicial do Campeonato Varzeano 2015


No último domingo (12), no Campo Municipal, foi dado início ao Campeonato Varzeano 2015, promovido pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal. O evento contou com a presença de diversos convidados que participaram da cerimônia de abertura, que antecedeu os dois primeiros jogos do campeonato.

O vice-prefeito Lisandro Lenz, que deu o pontapé inicial da competição, destacou em sua fala a importância do evento, que valoriza e incentiva o futebol de campo na cidade, além de ser um excelente espaço de lazer e de integração da comunidade. Lenz fez questão de ressaltar ainda que neste ano o Varzeano conta com a participação de uma equipe da cidade vizinha de Rio Branco (Uruguai). “Isso é mais um exemplo de fortalecimento da integração entre Jaguarão e Rio Branco, que tem sempre buscado essa troca de experiências em diversas áreas, o que é fundamental para o desenvolvimento de nossa fronteira”, disse.
A secretária de Educação e Desporto, Roseli Calvetti, fez referência a dedicação de todos os responsáveis pelas equipes e atletas que fazem parte do campeonato, assim como todos que integram o processo de organização, em especial aos servidores Rafael Caetano e Peter Suarez, do Núcleo de Esporte e Lazer.
Também prestigiaram o evento o prefeito Cláudio Martins, o vereador e líder do governo na Câmara, Oberte Paiva, o diretor do IFSUL Jaguarão, Fabian Debenedetti, o representante do 12ºRCMec, Capitão Amorim, entre outros.
Após o ato de abertura o público conferiu as disputas entre Camaleão X América e Escuela Industrial X M4.

RESULTADOS DOS JOGOS DO DIA 12 DE ABRIL
-Camaleão 0 X 2 A.E.R.América
- Escuela Industrial 4 X 1 M-4

PROGRAME-SE PARA ESTE DOMINGO: E neste domingo (19) o Campeonato Varzeano segue a partir das 13 horas no Campo Municipal. Em campo estarão as seguintes equipes:
-A.C Jaguarense X Mauá/E.R Tarumã
- Peladeiros/JR X G.E Brasil

Edição de 15/04/2015 Ano VI nº 208