Um espaço aberto para o leitor

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Espaço do Mosqueteiro - Beliscando o Vice

Por Jorginho Carvoeiro

Enquanto descansamos do Brasileirão, neste espaço dedicado às Eliminatórias Rússia 2018, com a Seleção da Globo -CBF – Marin – Del Nero não empolgando ninguém, o primeiro jogo contra o Chile perdeu em audiência para os Dez Mandamentos da Record, o assunto destes dias aqui na Zona Sul tem sido o Grêmio, o Grêmio Esportivo Brasil que derrotou o Fortaleza no primeiro jogo de duas partidas decisivas que decidirá se o Xavante passará à Série B em 2016. Foi uma vitória que poderia ter sido maior. Os rubronegros da baixada tiveram chances de ter um placar mais favorável para a segunda batalha que será este sábado, 16 horas, na capital cearense. A TV Brasil está transmitindo as finais da Série C. O Rio Grande do Sul será Xavante nesse dia que poderá marcar história para a maior torcida do interior do RS.

Nesta quarta recomeça o Brasileirão. O pragmatismo, apesar da paixão FST (Força Secadora Gremista) recomenda aos tricolores a torcida por um bom resultado do Inter contra o Atlético no Mineirão. O Galo vai alguns pontos na frente e o Grêmio está de olho na segunda colocação. Num campeonato tão maluco, até isto é possível, os azuis torcerem pelos vermelhos e o colorado torcer pelo Grêmio que joga contra o Santos na quinta-feira.

Se a Seleção da Globo não nos traz alegrias , ela parece que sempre insiste em nos trazer dissabores. Marcelo Grohe machucou-se num treino e desfalca o time por alguns jogos. Bruno Grassi, depois das falhas do Thiago será o goleiro titular contra o Peixe e com o provável retorno de Maicon no meio. Outro desfalque será o zagueiro Erazo, autor do primeiro gol do Equador contra a Argentina e que ainda fica servindo à seleção Equatoriana. Faltam nove jogos para o final do Brasileirão. Apesar do título já estar quase nas mãos do Corinthians, é jogar como se fossem finais e garantir o terceiro lugar, ou quem sabe beliscar o vice campeonato.

Edição de 14/10/2015 Ano VI nº 234





Espaço do Saci - Especulações à vista

Por Marcos Sagrera

. O campeonato brasileiro deu um tempo para dar lugar as duas primeiras rodadas das eliminatórias para a copa de 2018. Nessa parada, o técnico Argel teve tempo para fazer os ajustes esperados pelos torcedores. Foi trabalhado a parte técnica e principalmente, tática e física. Todos sabem que a parte física está diretamente relacionada com a parte tática, pois equipes bem ajustadas e equilibradas, tendem a se desgastar menos em campo, pois o desgaste físico será menor, com isso se consegue manter a mesma intensidade durante quase toda a partida.

. Alguns jogadores não puderam participar dessa preparação porque estavam com a seleção brasileira, são os casos de Alisson, Valdívia e Vitinho, três jogadores fundamentais para o restante do campeonato e para o objetivo do colorado que é a vaga na libertadores. A briga está muito acirrada, e o inter não tem nenhuma gordura pra queimar, precisa pontuar em quase todos os jogos. Por isso a perda desses jogadores será sentida se ficarem fora já na quarta-feira contra o galo em Minas.

. Jogaremos as próximas duas partidas contra o galo e flamengo fora de casa, ambos os times brigando por vaga na libertadores. Precisamos pontuar e vencer ao menos um dos jogos. O técnico Argel precisará colocar na cabeça dos jogadores que a classificação só depende deles. Precisamos jogar como jogamos contra o Corinthians e palmeiras, será a única forma de conseguirmos o objetivo.

. Nessa época do ano já começam as especulações sobre saídas e chegadas de jogadores. Alisson, Valdívia e Rodrigo Dourado serão muito assediados e algum deles acabará sendo vendido. A direção tentará prorrogar o empréstimo de Vitinho e acertar a permanência de Lisandro Lopes que já está sendo sondado por vários clubes.

. Jogadores já estão sendo sondados para serem contratados. O principal deles é o uruguaio Carlos Sanches do River Plate e da seleção uruguaio. Um baita volante que joga em três das quatro funções do meio de campo. Marca muito forte, mas sabe jogar quando tem a bola e ainda chega muito bem à frente. É um dos jogadores cotados para o prêmio de melhor da América no final do ano. Creio que será muito difícil sua contratação, pois a concorrência será grande e outros clubes já demonstraram interesse.

Edição de 15/10/2015 Ano VI nº 234