Um espaço aberto para o leitor

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Espaço do Saci - Aguirre defenestrado antes do Grenal

Por Marcos Sagrera

. Chegamos em agosto e o internacional ainda não apresentou um futebol convincente. No meio da tabela do campeonato brasileiro e com remotas chances de conquistar o título, o colorado precisa reavaliar o trabalho que vem sendo feito pra conseguir ter uma chance de ainda salvar o ano. E essa avaliação tem que começar pelo trabalho do treinador Diego Aguirre.

. É hora da direção sentar com a comissão técnica e esclarecer algumas coisas. O treinador uruguaio tem que rever seus conceitos obrigatoriamente. Não pode mais abrir mão de um meio de campo consistente e equilibrado. Suas convicções até este momento não se mostraram eficientes. Insiste em jogar com três atacantes sendo que a bola não chega redonda pra nenhum deles. O ataque não tem nenhum entrosamento , os atacantes estão mal posicionados e acabam ocupando até os mesmo espaços no decorrer dos jogos.

. O centroavante Lisandro Lopes se movimente, recua, sai da área pra buscar o jogo e abrir espaços e ninguém infiltra porque não existe meio de campo. Valdívia joga aberto pela esquerda, não se desmarca e quando consegue driblar, não procura a linha de fundo, sempre corta pro meio afunilando as ações ofensivas. Ele pega a bola e não tem passagem do lateral, até porque o que temos é horroroso ou então é um zagueiro improvisado.

. Rodrigo Dourado como sempre, marca sozinho por todos os lados e é o melhor em campo junto com Alisson. O treinador insiste em empilhar atacantes deixando o time sem mecânica de jogo e totalmente desequilibrado. E pra piorar deixa Dalessandro cansado em campo e não coloca Alex , que poderia fazer a mesma função. Parece que está pedindo pra ser demitido.

. A sorte do técnico Diego Aguirre é que temos pela frente um adversário fraco e que joga em campo neutro no próximo domingo. Terá que conseguir os 3 pontos de qualquer maneira. É hora de tirar um atacante e colocar Wellinton Martins no meio, formando um losango com Dourado, Anderson e Dale. Pode tirar Sasha ou Valdívia, jogando em um 4-4-2 clássico, sem invenções de professor pardal. Se perder pro ex-rival, será sua última partida como técnico do inter.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224



Jaguarense é premiado no concurso Artesanato do Pampa


Já são conhecidos os 20 trabalhos premiados pelo Concurso de Artesanato do Pampa, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Ao todo, foram submetidos 61 peças por artesãos que concorreram nas modalidade Artesanato Tradicional ou Artesanato de Referência Cultural. O jaguarense Ademir Cardoso de Souza foi selecionado na modalidade artesanato tradicional. A lista completa dos selecionados pode ser conferida na página da Proext.

O objetivo do concurso é a aquisição de peças de artesanato representativos do pampa gaúcho. Cada proposta selecionada receberá premiação no valor de R$ 3 mil. Conforme estabeleceu o edital, as peças são confeccionadas predominantemente em couro, lã natural, madeira ou osso, com dimensões de 5 a 30 cm de altura, largura e profundidade e no máximo 1 kg. Os selecionados enviarão para a Universidade dez unidades do mesmo modelo apresentado. O julgamento das peças foi realizado por uma banca composta por servidores da Unipampa e avaliadores externos envolvidos com os movimentos artístico-culturais e o turismo regional.

Todas as peças enviadas ao concurso serão expostas no 33ºSeurs, que ocorre na próxima semana no Campus Bagé.

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224






Espaço do Mosqueteiro - Uma vitória seria pedir muito?

Por Jorginho Carvoeiro

Semana Grenal com os dois times navegando em mares nada tranquilos. Nosso adversário com o técnico sendo muito contestado por sua torcida e com a cabeça a prêmio. Na equipe tricolor, um certo clima de apreensão pela perda do bom futebol que vinha sendo apresentado. Lesões e cartões tem desfalcado o time ideal do Roger e as peças de reposição não tem estado à altura.

O que se esperar da nau gremista? A nosso favor o fator local. Uma Arena lotada com a torcida empurrando o time pode fazer a diferença. Capitão Roger novamente no comando técnico orientando o combate. . Juliano e Marcelo Oliveira podem retornar dando maior qualidade e dinâmica ao setor ofensivo. Eis onde reside nossa maior dificuldade. Mesmo demostrando boa articulação e troca de passes, nossos meias e atacantes não tem conseguido penetrar na área adversária e quando o conseguem, a finalização tem sido lamentável. Para aumentar nosso poder de fogo sobre a esquadra inimiga, quem sabe o novo contratado Bobô possa fazer sua estréia e com gol. Nome de centroavante ele tem! De vez em quando me dá uma saudade do Balthazar , o goleador de Deus e do Jardel e seus testaços mortais.

O Coritiba será o obstáculo nas oitavas de final da Copa do Brasil. Sorteio nesta terça feira definiu o time paranaense no confronto com o Grêmio. Ultimamente o Coxa Branca tem sido uma pedra no sapato do tricolor. Apesar da última derrota que sofremos para os auriverdes, no Brasileirão, ter nos auxiliado. Graças a ela, o derrotado Felipão caiu. Há males que vêm pra bem e bens que por mal vêm, como diz o proverbio. A Copa do Brasil é o caminho mais curto para a Libertadores e para algum título no ano. Pra não dizer o único, já que no Brasileiro, o Galo mineiro se distancia e já vai pondo uma boa luz de vantagem. Além disso, passar pelo Coritiba nos garantirá cota de TV e maiores arrecadações em jogos decisivos. Mas não será moleza.

Na votação do Bola de Prata da revista Placar , transcorridas 16 rodadas, o jogador que lidera a votação geral é o nosso Luan, até agora o craque do campeonato. O outro líder na sua posição é o lateral direito Galhardo, que sob o comando do Roger tem crescido muito. Quanto ao Luan, boa valorização do garoto gremista, apesar de, no meu critério, faltar-lhe um dos maiores fundamentos para um craque, a finalização a gol. Ele tem sido exímio em descabelar boa parte dos torcedores gremistas, mesmo os calvos, quando fica frente a frente com o goleiro adversário. É um desespero. Quem sabe terminamos este Grenal bem penteados com um golzinho do Luan? É meu pedido para o dia dos Pais!

Edição de 06/08/2015 Ano VI nº 224