Um espaço aberto para o leitor

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Administrador da Aduana Uruguaia é detido por apontar pistola a freteiro

Há poucos dias houve manifestação contra o administrador
Horacio García Daglio, que assumiu como administrador responsável da Alfândega do Rio Branco, em março, foi preso esta manhã, apontando uma pistola de 9 mm na cabeça de um freteiro no meio da Ruta 18, no trecho Rio Branco-Vergara.
O fato ocorreu depois de uma perseguição que terminou na frente da central da polícia de Pueblo Rincón em Trinta e Três. Garcia Daglio não percebeu que estava na presença de dois policiais.
O transportador Ángel Larrosa disse que seu companheiro (que foi perseguido por transportar suposto contrabando) vinha de Rio Branco com destino a Vergara em um caminhão na estrada e encontrou os aduaneiros em uma caminhonete sem sinalização.
“Ele começou a perseguir o meu parceiro e ele por não saber o que era, pensando que era um assalto, acelerando a 100 km por hora o caminhão para tentar fugir da caminhonete”, disse Larrosa.
Em determinado momento, Garcia Daglio fechou seu caminhão. O motorista do caminhão conseguiu evitá-lo na calçada e aumentou a velocidade para chegar à central de polícia de Rincon para relatar oque aconteceu.
Chegando em Rincón, ele parou o caminhão na seccional de polícia de de olimañero, mas logo junto chegou o administrador de Aduanas de Rio Branco, que se dirigiu a ele de forma abrupta e armado.
“Este homem nunca soube que ele estava fazendo isso na frente de dois policiais e em frente a uma delegacia”, disse ele.
Os agentes agiram e detiveram Daglio. Daglio Garcia foi liberado as 4 da manhã. Os transportadores o denunciaram por ameaça de morte e ele deve depor perante o juiz nesta tarde.
O administrador da Alfândega do Rio Branco reconheceu o seu erro com a polícia, e quando foi liberado e iria subir em sua caminhonete e continuar o caminho, descompensou-se.
Ele foi encaminhado a um hospital de Vergara e logo encaminhado à Trinta e Três, de acordo com a Rádio Pueblo de Rio Branco.
Daglio Garcia foi administrador da Aduana de Paysandu desde março de 2013 a dezembro de 2014. Quando assumiu nesse departamento foi entrevistado pelo jornal El Telegrafo. Consultado sobre se isso significaria uma mão pesada na fronteira com a Argentina seria aplicável, ele disse que “que a veces para cumplir la ley no alcanza con el diálogo, y si hay que poner mano dura, se hará. En mi caso, vengo de un lugar donde la ley se cumple y la tolerancia es cero”.
Em 2014, depois de apresentar à Direção Nacional das Alfândegas uma queixa por corrupção de funcionários, costumes de ponte Paysandu-Colon indicou que Garcia Daglio tinha começado a circular no passeio Sanducera armado com uma pistola de nove milímetros e um colete à prova de balas sob a camisa.
Fonte: http://jaguarao.net/